A Unesp (Universidade Estadual Paulista) recebe na Reitoria, em São Paulo (SP), de 23 de fevereiro a 11 de março, a exposição “Fragmentos”, com doze obras criadas pelos integrantes do Grupo Oka, Eduardo Schamó, Eiji Yajima, Fátima Lourenço, Maria Clarice Sarraf, Matiko Sakai e San Bertini. A entrada é franca.
Pensar fragmentos como pedaços de trajetória é uma maneira de ver os trabalhos, explica o jornalista Oscar D'Ambrosio, doutorando em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Mackenzie, mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, membro da Associação Internacional de Críticos de Arte e curador da exposição.
Para D’Ambrosio, os artistas refletem justamente sobre os pedaços de si mesmos que se transformam em arte, e encontrar fragmentos juntos significa consolidar relações existenciais marcadas por um constante diálogo entre aquilo que se faz e o que se deseja atingir. “É nessa distância que se cristaliza uma produção artística. Entre a mente que concebe e o braço que realiza, há um percurso”, afirma.
Segundo o curador, para os artistas, fragmentar-se constitui um mecanismo de perguntar a si mesmo o que se é e para qual direção se caminha. “Talvez o maior ensinamento esteja em entender um pedaço de si mesmo e do próprio trabalho como se fosse exatamente a mesma coisa. Cada parte compõe o todo do poético enigma do existir”, conclui.
A mostra tem apoio do Projeto de Atividades Artísticas e Culturais da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex).
Exposição: “Fragmentos”
De: 22 de fevereiro a 11 de março
Na Reitoria da Unesp
Rua Quirino de Andrade, 215, no Centro, em São Paulo.
Telefone (11) 5627-0327
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Entrada Gratuita
Portal Podcultura
Pauta
Carla Manga
Colaborador de pautas
Lorena Andrade
Marketing e Publicidade
Carol Queiroz
Editor Chefe
Sandra Camillo
Nenhum comentário:
Postar um comentário