A Editora Planeta traz ao mercado brasileiro o romance As moscas azuis (256 páginas, R$ 39,90), da uruguaia radicada em Madri Carmen Posadas. Em sua estreia na literatura adulta, após uma premiada carreira como autora infantil e roteirista, Carmen disseca com acidez a alta sociedade madrilenha e expõe, em uma narrativa detalhada, toda a hipocrisia, preconceitos, infidelidades e mentiras da classe alta.
Rafael Molinet é o personagem responsável por guiar o leitor nessa viagem tão exótica quanto reveladora. Ele possui um aguçado senso de observação e traça um verdadeiro perfil de todos os que o rodeiam, mesmo sem sequer trocar uma palavra, apenas com alguns minutos observando as roupas e os trejeitos das pessoas. Depois de se restabelecer de um longo período afastado de tudo e de todos para cuidar da mãe doente, Molinet, já não tão jovem e afetado pela depressão, resolve por fim à sua vida.
O cenário escolhido para o suicídio é um luxuoso hotel em Marrocos. Acostumado a acompanhar a movimentação da sociedade folheando pilhas de revistas de fofocas durante os anos em que cuidou da mãe, nada parece novidade naquele lugar.
Mas o destino prega peças inesperadas e o refúgio escolhido por Molinet também foi a opção de importantes personalidades da alta sociedade de Madri. O mais intrigante é que essas pessoas, de alguma forma, estão ligadas a um suposto crime, revelado a ele por uma sobrinha que não via há anos. Fascinado pela trama e pelo ambiente de ostentação, ele tenta resolver o misterioso assassinato, sem calcular as complicações que terá pela frente.
O clima do romance lembra o movimento de moscas varejeiras, apenas esperando onde botar seus “ovos” e disseminar a discórdia. A própria autora já declarou algumas vezes que gosta da literatura que possa ser lida em voz alta, como uma grande história. As moscas azuis é; um livro assim, com uma história contada por vários ângulos, em que os personagens escancaram seus pontos de vista, deixam claras as suas mentiras e não medem esforços quando a intenção é difamar e manchar a reputação alheia, mas sempre mantendo as aparências.
Sobre a autora
Carmen Posadas nasceu em Montevidéu (Uruguai) em 1953, e vive em Madri desde 1965. Filha de diplomata, morou em cidades como Moscou, Buenos Aires e Londres. Começou sua carreira literária em 1980, escrevendo livros infantis. Em 1984 ganhou o Prêmio Nacional de Literatura da Espanha. É também autora de contos, ensaios e roteiros de cinema e televisão. Seu segundo romance, Pequenas infâmias, venceu o Prêmio Planeta em 1998. Tem livros traduzidos para 21 idiomas e publicados em mais de 40 países.
Portal Podcultura
Pauta
Carla Manga
Colaborador de pautas
Larissa Yamatogue
Marketing e Publicidade
Carol Queiroz
Editor Chefe
Sandra Camillo
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário