18 de fev. de 2012

Copa do Mundo e Olimpíadas geram oportunidades de emprego em diversos segmentos


A realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas, no Rio de Janeiro impacta positivamente nas oportunidades de emprego. Os profissionais de nível técnico estão mais valorizados e a mão de obra qualificada é o principal requisito para conseguir uma colocação.
O Espro – Ensino Social Profissionalizante capacita e insere milhares de jovens no mundo do trabalho. São mais de 17 mil jovens atendidos por ano. Jovens – que por meio do programa de Aprendizagem –conquistam o tão almejado primeiro emprego. São mais de 500 empresas parceiras disponibilizando vagas e aproximadamente 350 cursos disponíveis nas áreas administrativa, financeira, de serviços e teleatendimento, cadastrados e validados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), ativos em vários municípios do país.
Os setores da construção civil, hotelaria e turismo e petróleo e gás estão em alta, no entanto, o mercado exige que os profissionais estejam aptos a ingressar em uma grande empresa.
Para atender a essa demanda do setor de petróleo e gás, as empresas estão investindo em formação profissional e estimulando profissionais de outras áreas a trabalharem no setor. A falta de profissionais é um agravante  para as empresas e para a economia.
Um levantamento realizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro aponta que até 2016 o setor de petróleo deve gerar 75 mil novos empregos. Os interessados pela área podem realizar cursos técnicos e ainda ingressar em uma universidade. Existem cursos como o de Engenharia do Petróleo, que tem concorrência equivalente ao de Medicina.
O setor de serviços, segundo dados do Ministério do Trabalho, cria em média 743 novos postos de trabalho por dia. Este foi o setor que mais criou empregos com carteira assinada na Grande São Paulo, no primeiro semestre de 2011. Foram registradas 112.178 vagas neste período, 63% do total dos novos empregos na região.
Por conta dos preparativos para a Copa de 2014, o mercado está aquecido e as contratações para o setor hoteleiro crescem a cada dia. Seja com especialização nos serviços de hospedagem, como também nos de copa e cozinha.
Outra área do setor de serviços que está em alta é a de conservação e limpeza, para atuar em hotéis e estádios.
O jovem que deseja ser um Aprendiz Espro poderá, a partir deste ano, encaixar-se no mercado de trabalho, como um profissional da área de Conservação e Limpeza. Suas atividades práticas se dão nas áreas de manutenção, paisagismo e plantio. A área de Serviços Alimentícios também é muito promissora e o jovem pode trabalhar com a compra, preparo, estoque e conservação dos alimentos. Além dessas atividades, o jovem terá aulas teóricas específicas destas áreas oferecidas pelo Espro em sala de aula.
Atualmente, espera-se como parte da composição de perfil de um bom profissional, o senso de  planejamento e visão macro do que ocorre à sua volta. Esta é a melhor época para estudar, se atualizar e buscar uma oportunidade de trabalho.  Informe-se sobre o Programa de Aprendizagemdisponibilizado pelo Espro e conquiste seu espaço também.

Sobre o Espro
Fundado em 1979, o Espro – Associação de Ensino Social Profissionalizante é uma organização sem fins lucrativos que atua na capacitação profissional básica e de aprendizagem para jovens, e também para pessoas portadoras de deficiência, com o objetivo de promover a sua inserção no mercado de trabalho.

Desde 2000, a instituição ajuda a unir o potencial dos jovens às necessidades do mundo corporativo. O Espro seleciona, capacita, prepara e encaminha jovens para empresas em diversas regiões do país por meio da inserção em Programas de Aprendizagem, de acordo com a chamada Lei da Aprendizagem (lei 10.097/00).

Outra ação social de grande importância é a Capacitação Básica para o Trabalho, que acontece gratuitamente em diversos Estados, de forma presencial e também via Educação a Distância (EAD). Oferece qualificação profissional básica gratuita a jovens a partir dos 14 anos, em situação de vulnerabilidade social, inclusive portadores de deficiência. O curso ensina técnicas administrativas e oferece conhecimentos de rotinas organizacionais. Estão presentes ainda temas de cidadania, ética, comunicação e lógica, servindo como reforço escolar. A capacitação tem duração de um mês e meio para os maiores de 18 anos, e de três meses para os menores.

Altamente focada em aspectos comportamentais, a Capacitação Básica para o Trabalho é um grande diferencial na formação dos jovens e auxilia significativamente seu ingresso e adaptação no mercado corporativo. Em 2011, foram cerca de 5.000 jovens beneficiados em todo o Brasil.


Portal Podcultura

Pauta
Carla Manga

Colaborador de pautas
Larissa Yamatogue

Marketing e Publicidade 
Carol Queiroz

Editor Chefe
Sandra Camillo

Nenhum comentário: