Pessoas pertencentes à classe C devem ter cuidados redobrados na hora da compra de um carro para evitar o endividamento pessoal, alerta Antonio de Julio, especialista em finanças e desenvolvimento pessoal do Moneyfit
O prazo de financiamento de um carro popular pode chegar até 80 meses no Brasil. Segundo o especialista em finanças e desenvolvimento pessoal do Moneyfit, Antonio De Julio, as pessoas precisam ter mais cuidados quando o assunto é um financiamento de um carro a longo prazo. Segundo ele, é preciso fazer as contas de quanto o veículo vai custar no final do plano, gastos com impostos e seguro. É preciso avaliar e não comprar somente pelo fato da parcela ser bem menor que o salário ou pela possibilidade do desconto de 50% nas primeiras 12 parcelas.
Dicas para comprar um carro sem riscos de endividamento - Antonio de Julio explica que um carro popular deve ser adquirido com o menor número de parcelas. O comprador pode começar com um carro usado mais simples e fazer uma poupança ou um consórcio para quem sabe até negociar à vista o próximo carro. Poucas pessoas sabem que um veículo “zero” desvaloriza cerca de 20% no seu primeiro ano de uso. Para ele, ter uma reserva financeira, agir com “humildade” perante o seu salário e planejar a compra é um caminho seguro.
Antonio de Julio alerta que as pessoas estão comprando esse tipo de bem SEM SABER o que estão fazendo, indo na onda das promoções e estão gastando “no limite” de seus salários. E quando não conseguem pagar recorrem ao cheque especial/ empréstimo pessoal que tiveram acréscimos nas taxas de juros neste mês, pela terceira vez consecutiva, segundo a pesquisa mensal de taxas de juros do Procon-SP.
O especialista em finanças também explica que quando se gasta demais, por exemplo, com a compra de um carro sem planejamento, as contas básicas do dia a dia também podem ser prejudicadas e isso resulta no endividamento das famílias. Segundo pesquisa da Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), o grau de endividamento das famílias paulistanas atingiu a maior proporção dos últimos 12 meses, chegando a 52% em julho, contra 42% em junho.
SOBRE O PROGRAMA MONEYFIT - O programa MoneyFit, método integrado de desenvolvimento pessoal e financeiro, além de ensinar cada pessoa a poupar, prepara os alunos para identificarem as grandes oportunidades de negócios ou não, como se posicionar em relação aos “altos e baixos” da vida e como gerar as boas oportunidades dentro e fora do ambiente de trabalho. O aluno após a vivência desse método aprenderá a controlar seu dinheiro, construir bons relacionamentos, a identificar pessoas, atrair e aproveitar oportunidades dentro e fora do ambiente de trabalho, ganhar ambição de forma sustentável e finalmente passar de devedor para aplicador. www.moneyfit.com.br
QUEM FAZ O MONEYFIT
Antonio Fernando De Julio é conferencista, palestrante e coach. Criador do programa integrado de desenvolvimento financeiro MoneyFit®, atua na área de finanças há seis anos. Tem como formação a análise de sistemas e a publicidade, atua como trader independente de ações e opções na Bovespa e como consultor de finanças pessoais, utilizando o método MoneyFit®. Tem interesse nas áreas de finanças pessoais, desenvolvimento pessoal, educação e empreendedorismo.
Andre Massaro é conferencista, palestrante e coach. Criador do programa integrado de desenvolvimento financeiro MoneyFit®, atua na área de finanças há mais de quinze anos.Administrador com pós-graduação em Economia, já foi executivo financeiro de empresas e instituições financeiras. Atualmente atua como trader independente de derivativos na bolsa de valores e como consultor de finanças pessoais, utilizando o método MoneyFit®. É autor do livro MoneyFit (Editora Matrix).
Nenhum comentário:
Postar um comentário