Promoções realizadas pelos expositores da feira ou pela organização oficial do evento estimulam integração com o maior evento do mercado editorial das Américas
Um grande evento, como o é a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, existe sempre em função da participação do público, desde a sua idealização até sua realização de fato. Para estimular essa participação, tanto a organização oficial da Bienal do Livro, quanto os expositores que têm tornado o evento uma realidade têm criado concursos e promoções.
Um dos exemplos é o próprio slogan da feira, que nasceu a partir de um concurso cultural que recebeu 2.702 sugestões de frases. A vendedora foi Ponto de Encontro da Cultura e do Lazer, sugerida por Luiz Angelo Vilela Tannus, analista de sistemas de Uberlândia (MG). Ele será premiado durante o evento com um e-reader Gato Sabido, uma coleção de 40 livros de finalistas do Prêmio Jabuti 2010 e um par de ingressos para o Salão do Automóvel 2010.
“Livro-Jogo” no Twitter
Neste mês de julho, a organização da Bienal promove também o concurso cultural “Livro-Jogo” no Twitter. Inspirado nos jogos de RPG (Role-Playing Game), os seguidores do Twitter da Bienal do Livro (http://twitter.com/
Após trilhar o seu caminho, de 10 passos, o participante fica sabendo se atingiu os objetivos do jogo. O concurso será realizado em duas etapas, sendo a primeira no período de 21 a 28 de julho de 2010, e, a 2ª etapa, entre 29 de julho e 5 de agosto de 2010, com uma história diferente a cada etapa.
Os participantes podem se deparar com 43 diferentes finais, distribuídos ao longo de todos os caminhos possíveis para as 2 histórias. Dos finais das histórias, 23 apresentarão uma pergunta, o prêmio e quantos participantes poderão ganhar, se responderem primeiro e corretamente à pergunta. Dezenove finais não oferecem nenhum prêmio, levando o participante de volta ao início da história. Um único final apresenta um tema para o participante criar uma frase. O grande vencedor será o participante que enviar a frase mais criativa para o perfil oficial da Bienal do Livro de São Paulo (@bienaldolivrosp) dentro do prazo. As duas etapas são independentes, e o participante pode optar por participar de qualquer uma das duas, ou de ambas.
Os prêmios são os seguintes:
- ao 1º colocado: um Notebook ThinkPad X100e da Lenovo, mais um par de ingressos para a Bienal do Livro de São Paulo 2010;
- ao 2º colocado: uma bolsa para um curso livre presencial ou na modalidade a distância do SENAC, mais um par de ingressos para a Bienal do Livro;
- ao 3º colocado: um pacote de viagem para uma pessoa para Natal (RN), mais um par de ingressos para a Bienal do Livro;
- ao 4º colocado: um ano de assinatura da Revista UP, mais um par de ingressos para a Bienal do Livro;
- do 5º colocado ao 23º colocado: um ingresso para a Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2010.
Prêmio Espantaxim
A D.A. Produções Artísticas, que terá estande na feira, lançou seu I Concurso Literário, que concederá o troféu Prêmio Espantaxim aos seis primeiros colocados entre crianças de 7 a 12 anos que inscreverem durante a feira uma mensagem de até cinco linhas ou uma redação de no máximo 30 linhas desenvolvida a partir do tema: “O que você faria para também se tornar um guardião da natureza?”
Os seis primeiros colocados receberão, também, como prêmio, livros e CDs do Projeto Espantaxim, de publicações da D.A. Além disso, os 50 melhores trabalhos avaliados por um júri vão ser publicados na “I Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico”. As três escolas que tiverem mais alunos selecionados entre os 50 melhores trabalhos também receberão o Prêmio Espantaxim.
A participação é gratuita e cada pequeno escritor poderá inscrever apenas uma obra, que deverá ser entregue pela própria criança ou pelo professor da escola no estande da D.A. na Bienal do Livro. A divulgação dos premiados ocorrerá em outubro de 2010.
Sorteio pelo Twitter
Ao longo dos 11 dias da Bienal do Livro de São Paulo, a Editora FGV vai promover um concurso que prevê o sorteio, via Twitter (http://twitter.com/EditoraFGV
Concurso Cultural Os Karas
O escritor Pedro Bandeira, autor da série “Os Karas”, com cinco livros publicados pela Editora Melhoramentos (uma das expositoras da Bienal do Livro), promove o Concurso Cultural Os Karas. O objetivo é que leitores ou fãs da série escrevam frases de até 500 caracteres com sugestões sobre a profissão que seguiu cada um dos cinco personagens principais (Calu, Crânio, Magri, Miguel e Chumbinho) após 30 anos do momento em que se conheceram, no início da adolescência, de acordo com a série.
Cada participante poderá sugerir uma frase por personagem na primeira fase do concurso, que vai até 30 de julho de 2010. As dez melhores frases por personagem escolhidas por uma comissão julgadora serão divulgadas no hotsite da promoção entre os dias 1º e 15 de agosto de 2010. Durante este período, os visitantes da página eletrônica poderão votar nas frases de sua preferência. Ao final, a frase de cada personagem mais votada pelo público será a vencedora. O autor de cada uma das cinco melhores frases, de acordo com a votação do público, será premiado com a coleção completa de “Os Karas”, autografada por Pedro Bandeira. O autor utilizará as sugestões dessas frases como base para escrever o próximo livro da série.
O regulamento do Concurso Cultural Os Karas está disponível no endereço www.bibliotecapedrobandeira.
Promoção Sensitivos
A Editora Cultrix realiza a Promoção Sensitivos, que acontece até 31 de agosto. Para participar, o interessado deverá responder à pergunta: “Com qual sensitivo você mais se identifica? Por quê?”. A resposta deve conter no máximo mil caracteres. Para participar, é necessário acessar o endereço www.pensamento-cultrix.com.br/
As premiações dos 25 vencedores vêm acontecendo mensalmente desde março, e a escolha é feita por uma comissão julgadora da Editora Pensamento-Cultrix Ltda., que leva em conta os seguintes critérios: criatividade e adequação ao tema da promoção. O prêmio, kit Sensitivos, contém os seguintes itens: uma bolsa de viagem, uma nécessaire, uma toalha e um exemplar de cada um dos livros “Você é Sensitivo” e “Paranormalidade: um conhecimento extraordinário”.
Concurso Editora Baraúna
A Editora Baraúna promoverá um concurso cultural para todos os visitantes da Bienal do Livro de São Paulo destinado a enaltecer a criatividade dos participantes. Para participar, basta a pessoa se dirigir ao estande da editora Baraúna e responder à seguinte pergunta em um formulário: “O que já foi capaz de despertar sua criatividade?”. Não é necessário comprar qualquer artigo para participar da promoção.
Diariamente serão sorteadas kits especiais, contendo uma pasta especial, blocos de notas e canetas de papel Kraft. Todos os itens do kit são de material reciclado e foram pensados para ajudar a desenvolver as ideias e a criatividade dos participantes. A escolha das frases vencedoras será feita de hora em hora, durante toda a Bienal. Serão centenas de kits ao todo. Mais informações poderão ser obtidas no site www.editorabarauna.com.br, durante o período da promoção (de 12 a 22 de agosto).
Concurso de e-contos
A Ficções Editora e a e-bookstore Gato Sabido, promoveram este ano o 1º Concurso de e-contos, vencido por Renata Caroline Penzani, estudante de jornalismo de 22 anos da Unesp Bauru com o conto “Nelson”. Como prêmio a estudante recebeu um e-reeder (equipamento eletrônico próprio para a leitura de e-books).
Seu conto figura entre os 40 melhores escolhidos pela comissão julgadora e que serão reunidos em um e-book do selo Ficções Editora a ser lançado durante a Bienal do Livro de São Paulo, sob o título “E-Contos”.
.
“Eu amo Vinhedo”
Reunindo crônicas, contos, poesias e textos de outros gêneros literários, a Prefeitura Municipal de Vinhedo promoveu o Concurso Literário “Eu amo Vinhedo”. A iniciativa buscou recolher textos sobre o amor pela cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo.
Foram escolhidos por uma comissão julgadora para participar do livro “Eu amo Vinhedo” os textos de 108 autores. O trabalho será lançado oficialmente durante a Bienal do Livro de São Paulo.
Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus
A ser lançado na Bienal do Livro de São Paulo 2010, o livro “Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus - 2009” é o resultado de um concurso realizado no ano passado. Foram mais de 600 poetas inscritos e 133 selecionados para terem seus textos publicados no livro que será apresentado na feira pelo escritor e poeta Valdeck Almeida de Jesus, idealizador e realizador do prêmio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário