A chegada de um bebê na família promove inúmeras alterações na vida de um casal. A preocupação extra com o bem estar da criança e os horários descontrolados da nova rotina fazem com que homem e mulher não se atentem a uma coisa: a sexualidade. Mas, afinal, como fica a relação sexual no pós-parto?
Segundo a médica ginecologista e obstetra, Denise Gomes, Diretora Médica da Plena Clínica, as relações não devem ser iniciadas logo após o parto. "A mulher necessita de um período de recuperação e a abstinência sexual é recomendada durante, pelo menos, as 5 primeiras semanas", diz a médica reforçando que esse prazo pode aumentar de acordo com uma avaliação médica específica.
Um ponto importante e que favorece esse "descanso" é que a diminuição do desejo sexual por parte do casal neste período é comum. Ter uma criança em casa consome a disposição do casal que passa a se preocupar em plenitude com a criança. Nas mulheres essa queda na libido deve-se também ao descontrole hormonal que um parto promove.
Passadas as semanas, o ideal é buscar uma revisão de um obstetra. Caso não haja contra-indicação médica, o sexo pode ser retomado normalmente. A médica explica que, mesmo após o veredicto do médico, é importante se atentar a alguns detalhes:
- Muita gente acredita que o fato de estar amamentando inibe o surgimento de uma nova gravidez. Não é bem assim. As chances de engravidar diminuem, caso o bebê amamente única e exclusivamente do leite materno. Nesses casos, há 98% de probabilidade de não engravidar até aos seis meses pós-parto.
- Utilize um preservativo para se proteger das infecções e das doenças sexualmente transmissíveis. Nos casos de parto via vaginal, há um risco de infecção na episiotomia, portanto, é importante o casal de cuidar. O preservativo também inibe outra gravidez.
- Não se esqueça que a lubrificação é muito importante, caso seja necessário utilize um lubrificante anestésico, de modo a evitar desconfortos, normais nesse período.
Site- www.denisegomes.com.br
Portal Podcultura
Pauta
Carla Manga
Colaborador de pautas
Lorena Andrade
Marketing e Publicidade
Carol Queiroz
Editor Chefe
Sandra Camillo
Nenhum comentário:
Postar um comentário