A Editora Topbooks lança livro que leva ao leitor a trajetória do maior político do Brasil de uma forma que poucos a conhecem. Após mais de 10 anos de estudos e uma leitura minuciosa do diário de Getúlio Vargas, o autor José Carlos Mello, reúne em forma romanceada fatos reais. O texto tem o crivo do membro da Academia Brasileira de Letras Murilo Melo Filho, que assina a orelha do livro.
O autor que chega aos 70 anos, cresceu em Porto Alegre e teve o imaginário e atenção voltados para a trajetória de Getulio quando, aos 8 anos, trocou olhares rápidos com o presidente. Após anos de pesquisas sobre o período, Mello acredita que a história apresentada nas escolas e nas conversas é mais ficcional do que a verdadeira.
A obra tem o intuito de trazer a tona alguns detalhes ainda pouco discutidos sobre Getulio, como suas amantes, a permissividade com a violência da polícia política, o culto a própria personalidade e a adesão ao populismo.
Personagens que as gerações mais jovens só conhecem como nome de ruas, praças e cidades, são lembrados por terem tido passagens importantes na vida nacional durante e depois da morte de Vargas. Além de curiosos dados históricos, já que o livro percorre praticamente 80 anos de fatos ligados a política brasileira, Mello traça um perfil dessas personalidades que, apesar de suas importâncias, caíram no esquecimento.
“Os jovens conhecerão personagens vitais à história do Brasil. Os que já não são tão novos, que nasceram antes da queda do ditador ou do suicídio do presidente, terão algumas informações diferentes daquelas que, muitas vezes, receberam com as distorções naturais dos julgamentos apaixonados ou da utilidade que têm aos políticos.
Todos nós pertencemos ao nosso tempo; os valores de Getulio eram os de um período marcado por duas guerras mundiais, pela revolução russa, pela crise de 1929, pela consolidação da república brasileira, e pelo convívio com enorme número de ditaduras como a dele próprio. Eventos que moldaram o seu caráter autoritário, tornando impossível ele conviver com a democracia, entre 1951 e 1954, dificuldade que culminou com o suicídio”.
Dados Técnicos:
Autor: José Carlos Mello
Editora Tobooks
ISBN: 978-85-7475-195-5
596 páginas
Preço: R$64,90
Sobre o autor:
José Carlos Mello, nascido há 69 anos em Salvador e criado em Porto Alegre, onde estudou e concluiu o curso de Engenharia Civil, passou a vida cercado por livros. A partir dos oito anos, quando leu "As Aventuras de Tom Sawyer", não mais parou de ler e escrever.
"Os Tempos de Getulio Vargas" é o seu quinto livro publicado como autor, além de ter participado em outros cinco e ter escrito dezenas de artigos para a imprensa.
Profissional nas áreas de engenharia e economia dos transportes, com graus de mestrado e doutorado, atuou por mais trinta anos como consultor, executivo e conselheiro em empresas privadas e órgãos públicos, no Brasil e no exterior.
Enquanto escrevia livros como "O Planejamento dos Transportes" (Mc-Graw-Hill) "Os Tranportes Urbanos" (Campus) ou "Meio Ambiente e Transportes" (OEA), ia rabiscando, anotando, pesquisando material para "outros" livros que em algum dia escreveria. O primeiro dessa fase é o recém-lançado pela Topbooks “Os Tempos de Getulio Vargas”, livro que surpreende pelo enorme volume de informações e pela leveza do texto.
Portal Podcultura
Pauta
Carla Manga
Colaborador de pautas
Lorena Andrade
Marketing e Publicidade
Carol Queiroz
Editor Chefe
Sandra Camillo
Nenhum comentário:
Postar um comentário