25 de fev. de 2012

Livro “Entre a Cruz e a Estrela” mostra a diversidade religiosa sob a ótica infantil

Em um diálogo entre pais e filho, diversidade cultural e religiosa é abordada em obra infantil
 


Explicar as diferenças religiosas é um dos desafios da educação de um filho, principalmente para os pais que possuem crenças diferentes. Neste contexto, a literatura infantil surge para ajudar a criança a entender o mundo contemporâneo de forma simples, na sua linguagem. O livro escrito pela Psicóloga Mariana Taliba Chalfon,Entre a Cruz e a Estrela, mostra, de forma lúdica e com uma linguagem bem simples, a história do menino Max, que vive entre duas religiões.
 A história começa com as comemorações do Natal e da Páscoa, festas em que figuras culturais que representam o período e estão presentes em comemorações familiares. Na Páscoa, por exemplo, comemorada pelos cristãos de forma diferente dos judaicos, Max questiona a presença dos ovos de chocolates na casa da avó materna e do jantar de Páscoa na casa dos avós paternos. Em uma conversa, os pais explicam ao garoto todas as diferenças religiosas que existem entre as duas famílias.
 Para Mariana, o livro mostra que a diversidade cultural, tão presente no mundo contemporâneo, está ligada à mistura de raças, cores e religiões. “Minha intenção é ajudar a criança a se situar dentro da sua realidade religiosa. A  idéia é que a história do Max promova diálogo entre pais e filhos”, explica. 
O livro está à venda na Livraria Cultura, em todo o Brasil, por R$ 24,90.

Sobre Mariana Chalfon
Mariana Chalfon é psicóloga  em São Paulo (SP), formada pela PUC-SP desde 1996, e é Mestre em Psicologia Clínica, sua área de atuação.


Portal Podcultura

Pauta
Carla Manga

Colaborador de pautas
Larissa Yamatogue

Marketing e Publicidade 
Carol Queiroz

Editor Chefe
Sandra Camillo

Nenhum comentário: