28 de fev. de 2012

Leda Catunda ministra palestra ‘Percurso da Obra e Processo Criativo’ nesta quinta-feira (01.03)


A partir das 19h, público poderá conhecer artista plástica que está na mostra “Zoom Latinoamericano – Coleção de Arte Femsa”na CPFL Cultura

Apontada como um dos maiores talentos surgidos nos anos 80, a artista Leda Catunda – que integra a exposição “Zoom Latinoamericano – Coleção de Arte FEMSA” com a obra Vida Animal – apresenta palestra na CPFL Cultura, em Campinas, nesta quinta-feira (01/03), às 19h.  Com o tema ‘Percurso da Obra e Processo Criativo’, a artista desvenda seu olhar investigativo sobre as artes visuais e sua percepção do contemporâneo. A palestra é gratuita e os ingressos serão distribuídos a partir das 18 horas do dia 1º de março.
Para o vice-presidente de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil, Eduardo Lacerda, o encontro é uma importante iniciativa para valorização da arte brasileira. “Além de trazer para Campinas uma seleção exclusiva de obras de artistas da América Latina, com a exposição “Zoom Latinoamericano – Coleção de Arte FEMSA, a parceria com a CPFL viabilizou a vinda da Leda Catunda, que vai agregar ainda mais a essa importante iniciativa cultural do Grupo FEMSA”, afirma.
“A cultura se tornou uma segunda natureza, uma parte da identidade da CPFL Energia. No ano em que comemoramos o centenário da empresa, recebemos essa mostra inédita, e que comprova, mais uma vez, nossa crença na importância da arte no desenvolvimento de um olhar amplo e plural, ajudando os indivíduos e as  instituições a tratar as situações complexas características do mundo contemporâneo”, afirma Augusto Rodrigues, Diretor de Comunicação Empresarial e Relações Institucionais da CPFL Energia.

A artista
Leda Catunda nasceu em São Paulo, onde formou-se em 1984 em Artes Plásticas na FAAP. Expõe peças desde 1981 em museus e galerias no Brasil e em diversos países.  A artista ganhou destaque nacional após participar da exposição Como vai você, Geração 80, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, em 1984.  A partir desta exposição, conquistou o mercado e a crítica de arte.

Além de pintora, artista multimídia e gravadora, Catunda lecionou na FAAP de 1986 até meados da década de 90.  Em sua trajetória, apresenta um percurso que contabiliza três Bienais de São Paulo (1983, 1985 e 1994) e grandes mostras coletivas como Modernidade (Paris, 1987), Artistas Latinos-Americanos do Século 20 (Museu de Arte Moderna de Nova York, 1993) e Mostra do Redescobrimento (São Paulo, 2000). A arista fez doutorado em poéticas visuais na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, em 2001.

Catunda investe na pintura como um meio ainda capaz de significar algo. Sua investigação no campo pictórico foca os limites entre a pintura e objeto. Ela chama atenção para a textura e a superfície dos materiais industrializados, tendo como acabamento o emprego de técnicas artesanais - como a costura - para adquirir originalidade, particularidade e identidade.

Exposição

A “Zoom Latinoamericano – Coleção de Arte FEMSA” é composta por obras de artistas como Diego Rivera, Fernando Botero e Iberê Camargo, entre outros (veja abaixo a lista completa), todos integrantes da Coleção FEMSA. A exposição faz uma analogia ao diário de viagem de Simone de Beauvoir pelo continente, com diferentes manifestações estéticas em pintura, desenho, fotografia e escultura.

O percurso começa pela esplêndida vista panorâmica da Torre Latino-américa, produzida por Damian Ortega, e termina no Uruguai, em frente a uma construção de Joaquin Torres Garcia. O público terá a oportunidade de conhecer vários itinerários, como a Colômbia, por meio do trabalho realizado na década de 70, por Eduardo Ramírez Villamizar, Cardenas e Santiago Botero Fernan.  A mostra fica aberta ao público até 8 de abril, na Galeria de Arte da CPFL Cultura, de terça a sábado, das 10h às 18h e domingo, das 10h às 16h. 

FEMSA

É uma empresa líder que participa na indústria de bebidas, através da Coca-Cola FEMSA, a maior engarrafadora independente de produtos Coca-Cola no mundo em termos de volume de vendas; em comércio varejista através da FEMSA Comércio, operando OXXO, a maior cadeia de lojas de conveniência e de maior crescimento na América Latina; e em cerveja, sendo o segundo acionista mais importante da Heineken, uma das cervejeiras líderes no mundo com presença em mais de 70 países.
         
Sobre a Coca-Cola FEMSA

Com operações em nove países, é o maior engarrafador independente da Coca-Cola no mundo em termos de volume de vendas. Tem presença na Argentina, no Brasil, na Colômbia, na Costa Rica, na Guatemala, no México, na Nicarágua, no Panamá e na Venezuela. Comercializa 109 marcas, entre elas Coca-Cola, Coca-Cola Light, Sprite, Fanta, Fresca, Lift, Ciel e Sucos Del Valle. Produz e vende aproximadamente 10% do volume total do sistema Coca-Cola a nível mundial.

CPFL Cultura

A CPFL Cultura é um programa de reflexão sobre a vida contemporânea que promove o encontro dos mais renomados artistas e intelectuais com os diversos públicos a fim de organizar teorias, transformar informações em conhecimento e gerar entendimentos e experiências.

Desde 2003 foi estabelecida uma parceria entre CPFL Energia e Fundação Padre Anchieta e os encontros realizados na CPFL Cultura originaram séries de programas na TV Cultura como o Café Filosófico e o Invenção do Contemporâneo.

O Café Filosófico CPFL, principal projeto da programação da CPFL Cultura, é uma série de encontros nos quais são abordados os anseios e desafios dos indivíduos na sociedade contemporânea, tendo como referências teóricas fundamentais a Psicanálise e a Filosofia. Ponto de encontro das pessoas mais ligadas ao futuro, a CPFL Cultura é hoje o maior acervo brasileiro de pensamento sobre o mundo contemporâneo, referência em edição de cultura contemporânea do Brasil.
Em 2008,  a empresa deu início ao projeto de disponibilizar gratuitamente na internet todo o conteúdo do acervo da CPFL Cultura. Os encontros, com transmissão online, acontecem em Campinas e algumas das gravações originam séries de programas que vão ao ar pela TV Cultura.

Na Galeria de Artes da CPFL já foram expostas importantes mostras com obras dos artistas Helmut Schippers, Bernardo Caro, Thomaz Perina, João Baptista da Costa Aguiar, entre outros.

A CPFL Cultura conquistou os prêmios USP de Comunicação Corporativa 2007, ABERJE 2007 Nacional e Regional – categoria “Gestão de Mídia Audiovisual”, ABCA 2006 – categoria “Difusão das Artes Visuais na Mídia”, e Prêmio Carlos Gomes de Música Erudita 2006 – categoria “Patrocínio Musical”.

CPFL Energia

A CPFL Energia é o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, com atuação nos segmentos de distribuição, geração, comercialização de energia e serviços. O Grupo tem ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, segmentos de maior nível de governança corporativa e, pelo sétimo ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa. Desde 2003, a CPFL Energia desenvolve um dos mais importantes programas nacionais de reflexão sobre o mundo contemporâneo, denominado CPFL Cultura (www.cpflcultura.com.br).

Serviço
Palestra de Leda Catunda
Tema: Percurso da Obra e Processo Criativo
Data: 01 de março de 2012 | Quinta-feira
Local: Café Filosófico | CPFL Cultura Campinas
Endreço: Rua Jorge Figueiredo Correa, 1.632. Chácara Primavera. Campinas.
Horário: 19h
Capacidade: Café Filosófico: 180 lugares
Classificação Etária: 14 anos
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h.
Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br


Portal Podcultura

Pauta
Carla Manga

Colaborador de pautas
Larissa Yamatogue

Marketing e Publicidade 
Carol Queiroz

Editor Chefe
Sandra Camillo

Nenhum comentário: