17 de fev. de 2012

Comemoração de Carnaval permite associar conteúdos escolares à cultura brasileira


O Carnaval faz parte da cultura brasileira. E, por este motivo, o Colégio Oswald de Andrade comemora esta festa popular ensinando aos seus alunos a origem da tradição. Desde sua remota criação, na Grécia, passando por sua transição a Portugal e, finalmente, chegando ao Brasil, o Carnaval é objeto de investigações e celebração no Oswald.


De acordo com a faixa etária, o tema é abordado pela equipe do Oswald com o objetivo de associar ao conteúdo escolar atividades que mostram aos alunos os valores culturais e históricos do Brasil. Com a Educação Infantil, focados em marchinhas, os alunos aprendem as letras e os significados das composições carnavalescas. “Com os pequenos, comemoraremos fantasiados e em alegorias, celebrando o espírito do Carnaval”, conta Olga Regina de Andrade Gil Santos, diretora pedagógica e educacional do Ensino Fundamental I do Colégio Oswald. Já com os alunos do Ensino Fundamental, o enfoque é a pesquisa lúdica sobre a comemoração e suas transformações ao longo dos anos, sem deixar de lado as alegorias da data, com fantasias e músicas carnavalescas.

Samba, bateria, trios elétricos, desfiles, marchinhas, frevo e blocos de rua. Essas são apenas algumas representações do Carnaval no Brasil que, muito embora seja uma comemoração nacional, apresenta variações regionais. “Com os professores enfatizando as diversas formas de se comemorar o Carnaval no país, os alunos percorreram a história e descobrem detalhes sobre a festa, sempre fazendo uma conexão com o passado.”  

Para abranger esta representação do Carnaval na cultura popular brasileira, o Colégio Oswald abre espaço para uma comemoração digna da maior festa do país. “Festejaremos o Carnaval em dois dias diferentes, um que contará com a participação de alunos do Ensino Fundamental, e outro que terá a presença dos alunos da Educação Infantil”, conta Olga. As comemorações possuem o mesmo caráter, mas contam com adaptações para as diferentes faixas etárias.

Os alunos farão um desfile pela escola, cantando as marchinhas que aprenderam ao longo do projeto. “Terminamos com a dança do bloco, seguindo o ritmo característico desta festa com movimentos corporais que ensaiamos durante a preparação”, comenta Olga.
Os alunos dos quintos anos compuseram sua própria marchinha e farão a apresentação no dia da festa. “Veremos as apresentações desta criação feita pelos próprios alunos que participaram deste processo,” diz a diretora do Fundamental I.

“É muito legal poder comemorar o carnaval de forma tão divertida! Especialmente porque celebramos com esta data os 35 anos do Colégio Oswald”, afirma Olga. A diretora explica que, em 2012, por conta do aniversário, o Oswald está trabalhando o sentido do ato de comemorar. Para ela, o carnaval está sendo um ótimo ponto de partida para construir uma bela festa com o apoio de toda a equipe.

Portal Podcultura

Pauta
Carla Manga

Colaborador de pautas
Larissa Yamatogue

Marketing e Publicidade 
Carol Queiroz

Editor Chefe
Sandra Camillo

Nenhum comentário: