14 de fev. de 2012

GRAVIDEZ APÓS OS 35 ANOS: O QUE MUDA NA SAÚDE DA MULHER


No Brasil não é difícil encontrar mulheres que adiaram a gravidez em busca de uma solidez financeira e emocional. A necessidade de estabilidade profissional, a eficiência dos métodos contraceptivos e a maior expectativa de vida (71,3 anos, segundo o IBGE) são reflexos dessa decisão cada vez mais freqüente. Mas, o que muda numa gravidez após os 35 anos? 
Segundo o médico ginecologista, Domingos Mantelli Borges Filho: "Quase Tudo". Após os 35 anos, muitas gestações são consideradas de risco, portanto, um acompanhamento médico durante esse período é praticamente obrigatório para que tudo ocorra na mais perfeita normalidade.
“Quanto mais tardia a gravidez, maior o risco de uma gravidez problemática. Após os 35 anos, é mais difícil engravidar. A produção de óvulos diminui trazendo como conseqüência uma fertilidade baixa", diz Mantelli.
A possibilidade de ter um filho com síndrome de down também aumenta, bem como o risco de desenvolver hipertensão, diabetes ou de apresentar uma doença de base pré-existente. Problemas como miomas, infecções, endometriose e cistos podem surgir.
Mas, calma. Essas são possibilidades e a certeza de que isso ocorrerá não existe. De todo modo, o acompanhamento de um médico é muito importante para o bem estar da mãe e do bebê. Se necessário, esse profissional saberá orientar a melhor forma de tratar ou prevenir futuros problemas.
"O ideal é buscar ajuda de um médico antes mesmo de engravidar. Algumas mulheres têm dificuldade para ter um filho após os 35 anos, sendo necessária muitas vezes uma fertilização in vitro. O risco de abortamento também é grande, ou seja, tão logo seja identificada a gravidez, deve-se fazer exames e ultrassons  para observar o estado do embrião", explica o médico.
A mulher que opta por ter filhos após os 35 anos, geralmente, tem um perfil de vida corrido e trabalho intenso. Ao decidir ter um filho, esse ritmo também deve ser reduzido significativamente.
Com todos os cuidados sendo levados em consideração, a garantia de uma gravidez tranqüila aumenta, fazendo que o sonho de ser mãe aconteça no momento em que você acreditar ser o certo.

Portal Podcultura

Pauta
Carla Manga

Colaborador de pautas
Larissa Yamatogue

Marketing e Publicidade 
Carol Queiroz

Editor Chefe
Sandra Camillo

Nenhum comentário: