A saga dos irmãos Villas-Bôas será mostrada para o mundo no dia 15 de fevereiro
Selecionado para participar da 62ª edição do Festival de Berlim, Xingu, do diretor Cao Hamburger, será exibido pela primeira vez fora do Brasil no dia 15 de fevereiro, na Sessão Panorama. Para prestigiar o longa estarão presentes o diretor Cao Hamburger, os atores João Miguel e Caio Blat, e as produtoras Andrea Barata Ribeiro e Bel Berlinck. O Festival acontece na capital alemã até o dia 19 de fevereiro.
Com produção da O2 Filmes, Xingu, que chega aos cinemas no dia 6 de abril, narra a saga dos irmãos Villas-Bôas, idealizadores da reserva do Parque Indígena do Xingu, primeira terra indígena homologada pelo governo federal, em 1961, que completou 50 anos em 2011.
"Estou muito ansioso para ver o filme em Berlim, e sentir a repercussão num festival desta grandeza e importância. Tenho certeza que esse é um filme de grande impacto nas questões do planeta, e espero que todos se rendam à sua força e beleza. Mais uma vez o Brasil protagoniza um espetáculo de preservação e um cinema grandioso. Xingu é o maior épico brasileiro”, destacou Caio Blat, que vive Leonardo Villas-Bôas no filme.
Com o objetivo de abrir uma discusão sobre os novos rumos da arte cinematográfica e promover uma aproximação entre diretores e distribuidores, a Sessão Panorama do Festival de Berlim, selecionou 53 filmes, de 37 nacionalidades para serem exibidos pela primeira vez fora de seus países de origem.
"A experiência de fazer o Xingu me fez olhar com olhos novos os índios e por consequência o próprio país como um todo, através simplesmente do contato, coisa que praticamente foi riscada da nossa história", revelou o ator João Miguel, que no filme interpreta Claudio Villas-Bôas.
A Downtown Filmes, Sony Pictures e RioFilme são responsáveis pela distribuição do longa que tem, entre outros parceiros, a presença da Natura Ekos como patrocinadora master do projeto.
SINOPSE CURTA
Xingu conta a incrível história dos irmãos Vilas Boas e a aventura da criação do primeiro parque indígena de grandes proporções no Brasil. Uma parte esquecida e dramática da nossa história que permanece atual e urgente.
Sobre o diretor / Cao Hamburger
Cao Hamburger nasceu em São Paulo, em 1962. Seu mais recente longa “O ano em que meus pais saíram de férias” foi lançado em mais de 20 países. Fez parte da seleção oficial no Festival de Cinema de Berlim, foi short-list na indicação ao Oscar 2007 de filme estrangeiro e ainda recebeu diversos prêmios em festivais nacionais e internacionais.
Seu primeiro longa metragem “Castelo Ra-Tim-Bum, o Filme” é para o público infantil, com uma boa carreira internacional, aclamado em festivais como o Toronto Children’s Festival (Melhor Filme) e o Chicago Festival (Melhor Filme).
Na televisão, Cao é criador e diretor da série de TV produzida pela O2 Filmes e HBO “Filhos do Carnaval”, cuja segunda temporada estreou recentemente. A primeira temporada foi indicada ao prêmio EMMY International e vencedora do prêmio APCA de melhor programa de Televisão do ano de 2007.
Cao Hamburger também criou e dirigiu a série “Castelo Ra-Tim-Bum”, premiada em todo o mundo, considerada a melhor série infantil já produzida na televisão brasileira, e dirigiu um episódio da elogiada série “Cidade dos Homens” para a TV Globo, entre outros.
Aos 20 anos de idade, Cao Hamburger havia dirigido cinco curtas-metragens que venceram mais de quinze prêmios internacionais e foi convidado para festivais como o “New Director, New Films” em Nova Iorque.
PRODUTORA – O2 Filmes
Considerada uma das mais criativas e importantes produtoras brasileiras no mercado mundial, a O2 Filmes realiza projetos independentes e em parceria com grandes estúdios internacionais e emissoras de televisão. Criada em 1991 pelos sócios Fernando Meirelles, Paulo Morelli e Andrea Barata Ribeiro, a empresa já realizou cerca de 9 mil peças publicitárias e conquistou diversos prêmios, como Cannes Lions, Clio Awards, e é a maior vencedora do Prêmio Profissionais do Ano, promovido pela Rede Globo.
Para o cinema, produziu nove curtas e nove longas-metragens, entre eles o premiado Cidade de Deus (2002) – citado recentemente pelo site IMDB como um dos cinco melhores filmes da década – e o consagrado Ensaio Sobre a Cegueira (2008), ambos dirigidos por Fernando Meirelles. Em 2009, apresentou À Deriva, exibido no Festival de Cannes. Produziu também os filmes Contra Todos (2004), Antônia – O Filme (2007), Não por Acaso (2007), o premiado O Banheiro do Papa(2008), os documentários José e Pilar e Lixo Extraordinário, indicado ao Oscar de Melhor Documentário e o inédito Xingu, dirigido por Cao Hamburger .
Para a TV, realizou séries para a Rede Globo, como Cidade dos Homens (2002 a 2005) e Antônia (2006 a 2007). A mais recente foi Som & Fúria, uma adaptação da série canadense Slings and Arrows - e Filhos do Carnaval, para HBO, dirigida por Cao Hamburger, que teve duas temporadas.
DISTRIBUIÇÃO – Downtown Filmes
A Downtown Filmes é uma distribuidora dedicada exclusivamente ao lançamento de filmes brasileiros.
Fundada em 2006, sua estratégia de atuação é assegurar a distribuição do melhor do cinema nacional, através da colaboração com os principais produtores e diretores brasileiros, garantindo assim sua participação nos projetos, em seus diferentes estágios de desenvolvimento.
Isso garantiu à Downtown Filmes, a partir de 2008, a distribuição de importantes filmes que alcançaram um público expressivo, como Meu Nome Não é Johnny, de Mauro Lima, Divã, de José Alvarenga Jr, e Chico Xavier, de Daniel Filho.
A Downtown Filmes também incentiva novos talentos. Fazem parte da sua carteira filmes selecionados e premiados em importantes festivais nacionais e estrangeiros, como Crime Delicado e Cão sem Dono, de Beto Brant, Céu de Suely, de Karim Anouz, Estômago, de Marcos Jorge, e Só Dez Por Cento É Mentira, de Pedro Cezar.
A empresa é dirigida por Bruno Wainer, que tem no seu currículo a distribuição de alguns dos maiores sucessos do cinema brasileiro, entre os quais se destacam Olga, de Jayme Monjardim, Os Normais, de José Alvarenga Jr, Central do Brasil, de Walter Salles Jr, e Cidade de Deus, de Fernando Meirelles.
DISTRIBUIÇÃO - SONY PICTURES
A Columbia TriStar Pictures é um dos estúdios mais tradicionais de Hollywood e uma das empresas de maior atuação no mercado cinematográfico que, desde 1989 pertence à Sony Pictures Entertainment Company, uma subsidiária da gigante japonesa Sony Electronics.
Com presença marcante no mercado nacional, a Columbia TriStar Filmes do Brasil distribuiu e/ou coproduziu 22 dos 25 filmes nacionais lançados na década de 90, momento da retomada. Desde então, a Columbia tem investido em inúmeras produções, dos mais diferentes gêneros e apostando em novos talentos, dentre os quais Eu Tu Eles, Deus é Brasileiro, Casa de Areia, Carandiru, Cazuza - O Tempo Não Pára, 2 Filhos de Francisco e Chico Xavier.
SOBRE PATROCÍNIO NATURA:
A Natura investe em iniciativas, por meio de apoios e patrocínios, voltadas para três temas principais: a valorização da cultura brasileira, como foco em música, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento de organizações da sociedade civil.
Esses temas de atuação são uma expressão da Razão de Ser da Natura, o bem estar bem, e reforçam as crenças que orientam o nosso comportamento empresarial.
O filme Xingú faz parte da cesta de iniciativas apoiadas pela Natura por resgatar uma parte da história brasileira e suas tradições. “Para nós faz todo sentido patrocinarmos o filme com a submarca Natura Ekos, pois a linha, ao longo de seus 11 anos, busca preservar e difundir o patrimônio ambiental e cultura brasileiro valorizando, por meio dos produtos, as riquezas da nossa terra e a tradição da nossa gente”, destaca Karen Cavalcanti, gerente de marketing institucional da Natura.
COPRODUÇÃO - GLOBO FILMES
Desde 1998, quando foi criada, a Globo Filmes produziu e/ou coproduziu mais de 110 filmes, levando para as salas de exibição mais de 120 milhões de pessoas. Com a missão de contribuir para o fortalecimento da indústria audiovisual nacional, apostando em obras de qualidade e valorizando a cultura brasileira, participou dos dez maiores sucessos de bilheteria da retomada.Tropa de Elite 2 lidera a lista com público de mais de 11 milhões de espectadores. O filme bateu recorde de bilheteria e foi o mais visto na história do cinema brasileiro. Em seguida, Se Eu Fosse Você 2, que conquistou mais de 6 milhões de pessoas. O longa-metragem 2 Filhos de Franciscoalcançou um público de 5 milhões, pouco mais que Carandiru e Nosso Lar, produções quechegaram à casa dos 4 milhões. Outros sucessos como Se Eu Fosse Você, De Pernas pro Ar, Chico Xavier, Cidade de Deus – com quatro indicações ao Oscar - e Lisbela e o Prisioneiro atingiram mais de 3 milhões de espectadores cada um.
A Globo Filmes também tem por objetivo promover a sinergia entre o cinema e a televisão, sempre atenta ao reconhecido padrão Globo de qualidade. Sua filmografia contempla vários gêneros, como comédias, infantis, romances, dramas e aventuras. Suas atividades se baseiam nas parcerias com produtores independentes e distribuidores nacionais e internacionais, em uma associação de excelência para levar ao público o que há de melhor no cinema brasileiro.
ELENCO:
João Miguel
Felipe Camargo
Caio Blat
Maiarim Kaiabi
Maiarim Kaiabi
Awakari Tumã Kaiabi
Adana Kambeba
Tapaié Waurá
Totomai Yawalapiti
Participação Especial:
Maria Flor
Augusto Madeira
Fabio Lago
FICHA TÉCNICA:
Direção: Cao Hamburger
Produção: Fernando Meirelles, Andrea Barata Ribeiro, Bel Berlinck
Produção Executiva: Bel Berlinck, Andrea Barata Ribeiro
Produção Executiva: Bel Berlinck, Andrea Barata Ribeiro
Roteiro: Elena Soares, Cao Hamburger, Anna Muylaert
Direção de Fotografia: Adriano Goldman, ABC
Direção de Arte: Cassio Amarante
Montagem: Gustavo Giani
Música: Beto Villares
Figurino: Veronica Julian
Caracterização: Anna Van Steen
Distribuição: Downtown Filmes e Sony Pictures
Duração: 93 minutos
Portal Podcultura
Pauta
Carla Manga
Colaborador de pautas
Larissa Yamatogue
Marketing e Publicidade
Carol Queiroz
Editor Chefe
Sandra Camillo
Nenhum comentário:
Postar um comentário