· “Histórias que Ficam” selecionou quatro documentários de diferentes regiões brasileiras por meio de um concurso nacional
· Cada finalista receberá patrocínio de R$ 300 mil e consultoria para produção de documentários com o tema memória
· Filmes serão exibidos em cidades de todo o Brasil, especialmente nas que não possuem salas de cinema e em TV’s públicas
Os quatro documentários selecionados no Programa Histórias que Ficam, da Fundação CSN, foram: 50 Aniversários (Região Sul), Os Arquivos Xavantes de Adalbert (Região Nordeste), Memória Emprestada (Região Sudeste) e O Prólogo (Região Centro-Oeste/Norte). Cada um receberá um patrocínio de R$ 300 mil para a produção, além de consultoria especializada. A seleção dos vencedores foi realizada em um Pitching, entre 12 finalistas, com uma banca de jurados composta por Daniela Capelato, Marcelo Gomes e Carlos Nader.
O programa é uma realização da Fundação CSN e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com patrocínio da CSN. Lançado em agosto de 2011 com a abertura de inscrições públicas para todo o território nacional, contou com 351 inscrições no site do programa, das quais 46 do Nordeste, 46 do Sul, 26 do Norte e Centro-Oeste e 233 do Sudeste.
Ao longo de todo o processo de realização dos filmes, os quatro vencedores participarão de laboratórios e consultorias com profissionais como Walter Carvalho, Luiz Bolognesi, Marcelo Gomes, Karen Harley, Leonardo Edde, Waldir Xavier,Daniela Capelato, Carlos Nader e Guilherme Coelho. Nestes encontros, realizadores e consultores irão dialogar sobre cada um dos projetos selecionados sob todos os aspectos da realização do filme, desde a pesquisa até a finalização de cada um dos projetos.
Portal Podcultura
Pauta
Carla Manga
Colaborador de pautas
Larissa Yamatogue
Marketing e Publicidade
Carol Queiroz
Editor Chefe
Sandra Camillo
Nenhum comentário:
Postar um comentário