A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, pelo terceiro ano consecutivo, recebe durante o mês de fevereiro, 35 alunos de diversas universidades dos Estados Unidos. Os estudantes integram o Programa “Saúde e Comunidade”, idealizado pela Organização International Honors Program, instituição educativa localizada em Boston (EUA). “O principal objetivo desta visita é estudar questões relacionadas à saúde, levando em consideração os aspectos culturais e socioeconômicos de cada país”, afirma a Dra. Maria Amélia Veras, professora e coordenadora do Núcleo de Relações Internacionais, da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Além do Brasil, os universitários percorrerão as cidades de Bushbuckridge, na África do Sul, e Hanói, no Vietnã, onde realizarão as mesmas análises. “Em nosso país, eles têm mais facilidade de buscar as informações, pois contamos com o Sistema Único de Saúde (SUS), mas, segundo relato dos próprios estudantes, a situação é diferente, por exemplo, no Vietnã, onde o governo nega a existência de moradores de rua, mesmo que os estudantes tivessem visto pessoas vivendo nessas condições”, enfatiza Veras.
Os alunos, que devem ficar em São Paulo até o dia 17 de fevereiro, vão focar em temas como HIV-TB, saúde da mulher, saúde mental, nutrição, violência, os avanços nas pesquisas biomédicas e, principalmente, o funcionamento do sistema de saúde no Brasil.
A programação do estudo conta com visitas às organizações não-governamentais (ONGs), e à Secretaria de Saúde do Estado e do Município de São Paulo. Os universitários também participarão de palestras, seminários e no último dia, apresentarão suas experiências. Todas as atividades serão realizadas na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
“O encerramento será na área rural do Vale do Ribeira, após a estadia em São Paulo, para traçar um comparativo com o que foi visto na cidade”, finaliza Maria Amélia Veras. Os universitários partem em direção à Hanói, no Vietnã, no dia 24 de fevereiro.
O programa, que está aberto para a participação dos alunos da Santa Casa, conta com o apoio do Núcleo de Relações Internacionais da FCMSCSP. O projeto no Brasil é coordenado por Glenda de la Fuente.
Portal Podcultura
Pauta
Carla Manga
Colaborador de pautas
Lorena Andrade
Marketing e Publicidade
Carol Queiroz
Editor Chefe
Sandra Camillo
Nenhum comentário:
Postar um comentário