13 de fev. de 2012

EMPRESA DO ABC É VICE-LÍDER NO MERCADO BRASILEIRO DE CLOSED CAPTION

Há 12 anos no mercado e quatro no segmento de closed caption (legenda oculta nas emissoras de TV destinada à acessibilidade para deficientes auditivos), a empresa STNCaption, com sede em Santo André, no ABC Paulista, ocupa a vice-liderança desse segmento que está em plena ascensão.
Com faturamento anual em torno de R$ 2,5 milhões, 18 funcionários e uma carteira de clientes em que figuram TV Bandeirantes, Rede Vida, TV Tribuna de Santos, Câmaras de Arbitragens de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, indústrias farmacêuticas,dentre outras, a STNCaption está crescendo de forma planejada. Nos últimos dois anos registrou crescimento médio anual em torno de 30% e pretende fechar 2012 com mais de 40% sobre o faturamento do ano anterior.
Este crescimento está alicerçado pela Portaria número 310/2006, do Ministério das Comunicações, de acessibilidade, a qual prevê que em 2012 todas as emissoras de TV aberta disponibilizem closed caption durante 12 horas em sua programação, das 8 às 14 horas e das 20 às 2 horas.  A implantação será gradativa até que todas as emissoras disponibilizem closed caption 24 horas por dia.
Apesar da Portaria determinar a inserção escalonada, muitas já se anteciparam e oferecem closed caption em mais de 80% de sua grade de programação.
De acordo com a diretora da STNCaption, Maria Teresa Bucci, um dos maiores problemas que as empresas enfrentam para alcançar as metas propostas refere-se à falta de mão de obra especializada. “Por isso, nossa empresa anualmente realiza internamente a capacitação dos funcionários, desde o curso inicial de estenotipia, cursos de português, até a capacitação em closed caption, haja vista que para esta função o profissional precisa possuir velocidade superior a 180 palavras por minuto. Como é uma profissão relativamente nova aqui no Brasil, não existem cursos específicos, enquanto nos Estados Unidos têm cursos até em universidades”, explica a empresária.
Outro problema refere-se ao software utilizado, que por não estar disponível no mercado nacional depende de importação, elevando os investimentos. Além da acessibilidade dos deficientes auditivos, o closed caption também é indicado para a alfabetização de crianças e estrangeiros que queiram aprender a língua portuguesa.
A equipe de estenotipistas da STNCaption também realiza trabalhos para Câmaras de Arbitragens e atuam em audiências públicas e privadas, congressos de vários segmentos profissionais, além de reuniões que necessitem que suas atas sejam assinadas logo após o término do evento ou em menor tempo possível, daí o slogan da empresa “Falou, está escrito”.

Portal Podcultura

Pauta
Carla Manga

Colaborador de pautas
Larissa Yamatogue

Marketing e Publicidade 
Carol Queiroz

Editor Chefe
Sandra Camillo

Nenhum comentário: