13 de fev. de 2012

Campeão Mundial de Boxe realiza testes no NAR nesta terça (14/2)

O atleta Everton Lopes, campeão mundial de boxe amador na categoria meio-médio-ligeiro, e os demais atletas da confederação de boxe serão avaliados no Núcleo do Grupo Pão de Açúcar;

Nesta terça, (14/2), às 9h, o baiano Everton Lopes, campeão mundial de boxe amador na categoria meio-médio-ligeiro, será avaliado pelo Núcleo de Alto Rendimento do Grupo Pão de Açúcar.  Everton bateu o ucraniano Denys Berinchyk, na disputa do título da categoria meio-médio-ligeiro de boxe amador, em 2011, no Azerbaijão. O baiano, que foi bronze no Pan de Guadalajara, afirmou em entrevistas que a meta agora é o ouro olímpico em Londres, em 2012.

No mesmo dia, às 8hs, os demais atletas da equipe da Confederação Nacional de Boxe também estarão no NAR para realizar testes e avaliações disponíveis no núcleo.

Sobre o NAR

Há mais de 20 anos investindo no esporte, a maior empresa de varejo da América do Sul traz para o Brasil uma inovação nas práticas de avaliação e desenvolvimento dos atletas de elite e formação de profissionais do esporte. Os grandes diferenciais do NAR GPA são as analises e os estudos elaborados com base nos resultados obtidos por essa tecnologia pioneira no Brasil.

Localizado em um terreno de 10.000 m² e com investimentos de R$ 4 milhões, o Núcleo conta com uma estrutura inédita e profissionais especializados que irão atuar no suporte científico do diagnóstico de desempenho e prescrição de treinamento específico com vistas à melhoria contínua de desempenho e equipes brasileiras. Para isso, o núcleo conta com os mais avançados recursos tecnológicos do mundo, como uma esteira capaz de atingir a velocidade de 45 km/h, ginásio poliesportivo oficial, estrutura para atletismo, equipamentos exclusivos para o treinamento da potencia muscular e laboratório de ultima geração.

A Idéia de criação do NAR surgiu de um interesse genuíno do Grupo Pão de Açúcar em trazer para o país algo que pudesse auxiliar ainda mais os atletas brasileiros a atingir o melhor desempenho. Para isso, há 4 anos,  o Grupo patrocina a pesquisa e a investigação do que há de mais moderno e eficiente na identificação de deficiências e oportunidades em prol do esporte brasileiro. Esse processo inclui viagens de especialização profissional por todo o mundo, e realização de pesquisas para a produção de conhecimento cientifico e desenvolvimento de softwares e equipamentos, o que possibilitou a criação de uma estrutura inédita no país.

Para Abilio Diniz que, ao lado do filho João Paulo Diniz, foi mentor e incentivador do projeto do NAR, idealizou o projeto, esse lançamento faz parte de um grande movimento do Grupo de apoio e desenvolvimento do esporte, presente no DNA dos fundadores da Companhia, na cultura da empresa e que se reflete nos valores GPA: Humildade, Disciplina, Determinação e Garra e Equilibro Emocional.

“O NAR reflete nossa humildade em aprender todos os dias, em buscar conhecer o que há de melhor no mundo e ter a felicidade de poder compartilhar com os brasileiros. Para que pudéssemos selecionar e organizar todo esse conhecimento, foi preciso muita disciplina, além de determinação e garra para que tudo isso pudesse se materializar. Tudo isso, somado ao equilíbrio emocional em administrar a ansiedade e trabalhar de maneira equilibrada a fase de preparação para que seja possível chegar aos Jogos Olímpicos de 2016 com chances ainda maiores de medalhas e, pelo Grupo Pão de Açúcar, com a certeza de ter contribuído de maneira decisiva para que nossos atletas e o Brasil alcancem resultados ainda melhores”, destaca Diniz.

Com o lançamento do NAR, o Grupo Pão de Açúcar contribui com a formação de atletas brasileiros na busca por melhores resultados nas Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro, deixando um importante legado para o esporte brasileiro.

 “Com o NAR buscamos evoluir em nossa política de valorização do esporte e conseguimos materializar o nosso Projeto Olímpico em que buscamos contribuir com a melhoria do desempenho dos atletas brasileiros, especialmente os que estão iniciando sua preparação para os Jogos Olímpicos de 2016”, declara Enéas Pestana, presidente do Grupo Pão de Açúcar.


RAIO X NUCLEO DE ALTO RENDIMENTO GRUPO PÃO DE AÇÚCAR

Missão
Avaliar e preparar atletas e equipes de alto rendimento para a otimização do desempenho esportivo; capacitar cientificamente técnicos e preparadores físicos a fim de potencializar os resultados do Brasil nas competições esportivas em nível nacional e internacional.

Visão
Ser um centro de excelência esportiva e uma referência internacional na pesquisa, avaliação e prescrição do treinamento esportivo.

Estrutura Física

*                            Terreno de 10000m²;
*                            Construção de aproximadamente 2000 m²;
*                            Laboratório de 340m²;
*                            Ginásio Poliesportivo oficial;
*                            Piso de madeira certificada;
*                            Estrutura interna para salto com vara;
*                            Colchão para salto com vara oficial aprovado pela IAAF ( International Association of Athletics Federations);
*                            Estrutura externa para salto em distância e triplo;
*                            Pista de Atletismo interna e externa com tartan oficial;
*                            Área de recuo com grama sintética.
*                            Iluminação natural.
O NAR GPA terá atuação a partir de duas macro estruturas:

CES – CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES
Centro de formação e especialização em ciências do esporte, com ênfase nas disciplinas de treinamento esportivo, fisiologia do exercício e biomecânica do movimento humano. Tem como objetivo principal o aperfeiçoamento e a capacitação dos treinadores e preparadores físicos atuantes no mercado do alto rendimento esportivo, através de um processo de educação sólido, amparado por consistentes informações científicas. Como diferencial, os cursos ministrados pelo CES permitem que os alunos participem ativamente dos trabalhos realizados nas dependências do CAR – GPA, vivenciando as intervenções e os serviços oferecidos aos atletas e equipes de alto rendimento.

Público-alvo
- Técnicos e preparadores físicos de atletas, clubes e equipes de diversas modalidades esportivas voltados para o alto rendimento esportivo.
- Educadores Físicos e profissionais da área do Esporte com interesse em biomecânica, fisiologia do exercício e prescrição de treinamento esportivo.

CAR – CENTRO DE ALTO RENDIMENTO:
Centro de excelência em avaliação e prescrição do treinamento focado no alto rendimento esportivo, para o atendimento de atletas e equipes profissionais e que competem em diferentes modalidades esportivas. Com uma expertise de trabalho internacionalmente reconhecida, desenvolvida internamente através de anos de estudos científicos e cursos aplicados, o CAR utiliza um sistema de gerenciamento de dados exclusivo, coletados diretamente por equipamentos de última geração, selecionados nas mais diferentes regiões do mundo. Os diferentes modelos de avaliações do CAR são minuciosamente customizados de acordo com as reais necessidades de cada esporte, o que permite um acompanhamento fidedigno do processo de treinamento, oferecendo aos treinadores e preparadores físicos subsídios necessários para a avaliação dos inúmeros parâmetros do desempenho esportivo. Além das avaliações, o CAR oferece sessões exclusivas de treinamento que apresentam feedback em tempo real, potencializando ao máximo o desempenho dos atletas de alto nível.
Objetivo (1): Avaliações neuromusculares e fisiológicas customizadas; criação dos diferentes modelos de controle das cargas de treinamento; acompanhamento e diagnóstico do desempenho esportivo e do estado de treinamento.
Objetivo (2): Programação das cargas de treino e orientação do processo de treinamento.

Público-alvo (atende e avalia qualquer modalidade esportiva).

- Confederações e Federações estaduais e nacionais.
- Seleções nacionais;
- Atletas olímpicos nacionais e paraolímpicos nacionais;
- Atletas e equipes internacionais em intercâmbio técnico / científico.
- Equipes e clubes profissionais e amadores;
- Atletas profissionais e amadores;
- Praticantes de atividades físicas visando desempenho ou reabilitação

ESPORTE GPA

O Grupo Pão de Açúcar mantém um estruturado programa de investimento para o desenvolvimento do esporte brasileiro. Com visão de longo prazo, a empresa foi pioneira em ações de valorização e democratização da prática esportiva. Há mais de 20 anos, realiza eventos voltados para a comunidade, desenvolve programas para melhoria da qualidade de vida dos seus 160 mil colaboradores e investe no apoio e formação de atletas – atualmente são 23 patrocinados, incluindo Fabiana Murer, Vanderelei Cordeiro da Silva e Marilson Gomes dos Santos. A dedicação desses profisisonais é reconhecida pelo Grupo Pão de Açúcar que há sete anos premia os medalhistas com bonificações. Outras ações e programas realizados pelo Grupo Pão de Açúcar voltados ao esporte incluem:

- Corrida: entre os eventos voltados para a comunidade, um dos destaques é a Maratona Pão de Açúcar de Revezamento, em São Paulo, considerada uma das maiores corridas de ruas da América Latina, com a participação de 35 mil corredores somente em 2011. O Grupo também realiza outros circuitos de corrida, como as que ocorrem no Rio de Janeiro, Fortaleza e Brasília. Todas as corridas já contabilizam a impressionante marca de 700 mil participantes. Além das maratonas, acontecem duas vezes por ano as corridas Pão de Açúcar Kids em São Paulo. Até a décima quarta edição, ocorrida em 14/05/11 mais de 40 mil crianças já participaram do maior evento de corrida infantil do país.

- Passeio ciclístico Extra: realizado desde 2003, o Passeio Ciclístico Extra é um evento criado para promover a prática da atividade física em família. Em oito anos de realização, o evento já contou com a presença de 100 mil ciclistas, que já pedalaram por várias cidades brasileiras. A empresa também patrocina o Clube Amigos da Bike, lançado em 2009 com o intuito de apoiar a iniciativa do transporte sustentável e incentivar a qualidade de vida das pessoas. Em 2010, foram realizados nove passeios ciclísticos, atingindo 15 mil pessoas.

- Patrocínio seleção: O patrocínio do Extra à Seleção Brasileira teve início em agosto de 2009 e renovado até 2014, ano em que o Brasil sediará a Copa do Mundo, com o objetivo de reforçar a política de apoio ao esporte brasileiro com a marca Extra como patrocinadora oficial da Seleção.

- Audax: Em 2003, o Grupo Pão de Açúcar criou o Audax, na época chamado Pão de Açúcar Esporte Clube, (PAEC) um centro de capacitação para jovens talentos no futebol, localizado no Morumbi, em São Paulo. A primeira seleção de atletas para o Clube, que teve início como um projeto social voltado a jovens carentes, teve mais de 72 mil inscritos para 72 vagas em São Paulo - a maior peneira já realizada no Brasil. O Rio de Janeiro também possui o seu clube Audax, criado pelo Grupo em 2005 como Sendas Esporte Clube, localizado na Baixada Fluminense.

Esporte para Colaboradores  

A crença do esporte como ferramenta para melhoria de qualidade de vida, bem estar e felicidade é compartilhada com os colaboradores do Grupo Pão de Açúcar é tangibilizada pelo estímulo dado pelo GPA à participação dos colaboradores nos eventos abertos à comunidade e por meio do GPA Clube, criado em 1993 como o primeiro clube empresa do país. Por meio dessa ação, o programa de Esporte para colaboradores oferece toda a preparação e o acompanhamento necessários para iniciar a prática de uma atividade física, o que também inclui medicina e nutrição esportiva.  O Grupo conta ainda com a Academia Grupo Pão de Açúcar, na sede da empresa em São Paulo e no Rio de Janeiro, e mais 15 unidades presentes em lojas e Centros de Distribuição. Além disso, a empresa desenvolve projetos de parcerias com instituições terceirizadas que possam facilitar o acesso à prática esportiva pelos 160 mil empregados da empresa.
Para mais informações sobre a P&G e suas marcas, acesse o site www.pg.com./pt_Br.

Portal Podcultura

Pauta
Carla Manga

Colaborador de pautas
Larissa Yamatogue

Marketing e Publicidade 
Carol Queiroz

Editor Chefe
Sandra Camillo

Nenhum comentário: