10 de fev. de 2012

Cláudia Torquato é nutricionista, farmacêutica e acima de tudo, uma naturalista


Pioneira no desenvolvimento de produtos e tratamentos com base na Oligotecnologia, a pesquisadora desenvolve, há 17 anos, protocolos que visam aos tratamentos In & Out, norteados pela Estética Funcional
 
 

 
 
Quando o assunto é saúde e bem-estar, a imprensa tem uma série de profissionais capacitados para conceder entrevistas. O que resta aos jornalistas é diferenciar suas fontes conforme as áreas de atuação para suprir a carência de informações de seus leitores. Assim, Cláudia Torquato é uma fonte importante e bastante diferenciada: pioneira em Estética Funcional no Brasil, essa farmacêutica e nutricionista segue uma linha de trabalho ímpar, baseada na Oligotecnologia. Se esses termos ainda não fazem parte do seu vocabulário de estética e bem-estar, está na hora de você aprender um pouco mais sobre essa área – e Cláudia pode ajudá-lo a entender e ampliar suas pautas de beleza e saúde, de maneira bastante didática e baseada em pesquisas, estudos e seriedade.

Para entender melhor, conheça um pouco de cada um dos assuntos aqui tratados:

Quem é Cláudia Torquato

Cláudia Torquato não é refém da vaidade feminina mas, sim, uma profissional atenta à qualidade de vida e bem-estar do organismo. Tem um lema: beleza é resultado de um corpo que funciona bem. Em meio a várias atividades que já exercia desde 1996, se formou em 2004 em Farmácia e Bioquímica pela Unirp (Centro Universitário de Rio Preto) e em 2007 pela mesma universidade no curso de Nutrição. 

Ela deixa muito claro que sua formação foi apenas um acréscimo a tudo que já praticava e pesquisava em demasia. Filha de um médico naturalista e de uma enfermeira com hábitos saudáveis, ambos incutiram já na pequena Cláudia valores que se enraizaram para a sua formação.

Em sua experiência, foi franqueada da Vip Clinique, um empreendimento de origem italiana, por três anos. Ao longo desse período, deu aula para médicos da medicina estética e da medicina ortomolecular, prestando consultoria para alguns deles que queriam adquirir uma técnica de emagrecimento saudável e de rejuvenescimento sem uso de medicamentos. Logo depois, criou o Centro de Estética Ortomolecular, em 1996.

O trabalho gerou frutos, a farmácia de manipulação Maniflora se interessou pelo que Torquato acreditava e, assim, investe numa fusão, criando o Centro Médico de Emagrecimento, em 1997. Mas sempre curiosa e estudiosa, buscou a técnica europeia da oligotecnologia, sendo pioneira no Brasil neste segmento.

Trata-se de uma técnica para prevenir doenças, além de melhorar a qualidade de vida de pessoas com alguma patologia, utilizando-se de substâncias naturais como os minerais, vitaminas e extratos de plantas e alimentos para estimular saúde.

Cláudia aliou este conhecimento à estética, promovendo beleza como consequência de um organismo saudável. Por isso, acredita na desintoxicação como primeiro passo para se eliminar líquidos, toxinas, melhorar a circulação e suprimir edemas. Aqui, Cláudia faz uma analogia com o ato de limpar nossa residência, dizendo: “não colocamos móveis novos numa casa se não fizermos uma bela faxina”. Portanto, beleza externa é fruto de uma limpeza interna.

E, em 1999, ainda no interior paulista, surge a OligoFlora - fábrica, indústria e farmácia, a empresa que tem como seu carro-chefe os oligoelementos, que são os sais minerais imprescindíveis para o equilíbrio orgânico do corpo, agindo como micronutrientes que melhoram a nutrição das células.

Em 2007, parte para o ramo do Franchising, já que atuava em algo diferenciado. A meta é chegar a 100 franquias e arduamente Cláudia está chegando lá, pois já são 63 studios pelo país e clientes em Dubai, Uruguai e Londres.

Com mais um curso de aprimoramento em Portugal, numa escola suíça, em Oligoterapia, ela é referência no que faz e no que oferece aos seus públicos, não possuindo concorrência no mesmo ramo.

O que realmente a motiva é o fato de a mulher melhorar sua aparência estética através de mudanças ocorridas na qualidade de vida. A partir desse trabalho de reeducação que Cláudia orienta, cada cliente caminhará sozinha depois, colocando em prática o que apreendeu. “Proporcionando efeitos sinérgicos propositais”, diz, ao se referir aos resultados que busca com o tratamento indicado em seus studios. Todo e qualquer tratamento repercute um resultado duradouro e eficaz. O princípio, depois da desintoxicação, é sempre o de comer um alimento com propriedades benéficas ao organismo a ter de fazer uso de medicamentos. Encara-se, portanto, um alimento como medicamento, um remédio natural, sem componentes químicos.

A expressão “amigas da marca” enche de orgulho a diretora técnica ao se referir à identificação entre a OligoFlora e a consumidora que usufrui de seus produtos e serviços. E deseja num futuro próximo que seu público-alvo reconheça a OligoFlora como de fato já é - um studio que busca a beleza depois de tratar da saúde da pessoa que almeja um diferencial, algo que só existe nos tratamentos da OligoFlora.

Cláudia Toquato, além de todas essas funções, na vida pessoal ainda exerce a função de mãe, na qual investe em momentos de qualidade com os três filhos que possui, já que tempo é algo que não dispõe muito. As idades são: 11, 15 e 18. Casada com Iram, seu companheiro na vida profissional e afetiva, tentam proporcionar momentos que participem juntos, como as refeições com os filhos, idas e vindas do colégio e atividades físicas e intelectuais, como a música. Tem 38 anos, quatro vezes por semana vai para a academia, trabalha 13h diárias e se subdivide em oito empresas que, com muito perfeccionismo e organização metódica, gerencia.

O que é Estética Funcional

Entende-se por estética funcional intervenções eficientes para promover beleza e equilíbrio corporal. Esta é a ‘bandeira’ da rede OligoFlora, onde eficiência se traduz em re-equilíbrio mineral. A OligoFlora utiliza uma técnica pioneira no Brasil, a Oligotecnologia, em todos os tratamentos faciais, corporais e de promoção do bem-estar. O equilíbrio do corpo e da mente, em todos os sentidos, se conquista de dentro para fora. Quando faltam minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo, ele passa a sofrer alterações estéticas e sofre com alguns distúrbios.

Na prática, Cláudia desenvolve produtos naturais, que não causam reações adversas ou efeitos colaterais, e neles insere os oligoelementos – pequenas dosagens de minerais. Eles são utilizados nos tratamentos nas unidades da rede e há versões para uso em domicílio para complementar o que se faz no Studio.

O sucesso das intervenções acontece quando a indicação é precisa. É por isso que, quando o cliente chega a um Studio da OligoFlora, o primeiro passo é submeter-se a uma avaliação metabólica. “No ‘Mapa Metabólico’, individual, são identificados os desequilíbrios e as carências do organismo. Investigamos os sintomas que roubam a qualidade de vida das pessoas, tais como a memória ruim, a irritabilidade, o cansaço, a má digestão, a baixa libido, as dores articulares, as unhas fracas, as enxaquecas, entre outros fatores, que são fortemente responsáveis pelo aparecimento de problemas estéticos”, explica Cláudia. Com base nesta avaliação, os profissionais indicam os tratamentos e produtos adequados.

Também faz parte dos procedimentos da estética funcional um processo para eliminação de toxinas e ativação do metabolismo. “Diversas são as causas da intoxicação, entre elas a idade, a vida sedentária, a poluição, excessos alimentares, fumo e ainda o estresse. E esse excesso de toxinas atrapalha a oxigenação das células dos tecidos” destaca Cláudia. “Por isso, a desintoxicação é fundamental para auxiliar na absorção dos minerais, ajudando no bom funcionamento do fígado e dos rins, responsáveis pela desintoxicação natural do organismo”, completa. Além desses benefícios, o tratamento ativa a circulação, limpa o intestino, hidrata o corpo, intensifica o funcionamento dos rins, prevenindo algumas infecções, auxiliando na redução do peso e no retardamento do envelhecimento.

Livre das toxinas, a pessoa já pode ser submetida aos diversos tratamentos oferecidos pela OligoFlora, que utiliza equipamentos de última geração e procedimentos manuais exclusivos. “Este conceito de tratamento por nós chamado de ‘In&Out’, de dentro para fora, é o que nos traz alto índice de eficiência nos tratamentos. É a razão pela qual classificamos nosso trabalho como estética funcional”, finaliza Cláudia. 

Sobre a OligoFlora

Fundada em 1999 em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, a OligoFlora é pioneira no trabalho com Oligotecnologia no Brasil. A técnica aplicada à estética e ao bem-estar trabalha com os oligoelementos, pequenas frações de minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. Utilizados na composição de produtos e aplicados em tratamentos, conseguem um resultado muito superior aos dos tratamentos convencionais.

A OligoFlora baseia seus tratamentos no conceito In & Out, ou seja, de dentro para fora, considerando que o indivíduo precisa de cuidados personalizados, indicados para seu momento de vida e suas necessidades, sejam elas o emagrecimento, o combate ao estresse, o tratamento da celulite e da gordura localizada, a melhora da condição geral da pele, entre outros aspectos.

Devido ao grande sucesso alcançado, a OligoFlora decidiu expandir-se por franquias, tendo hoje 63 studios em 12 estados brasileiros.

Portal Podcultura

Pauta
Carla Manga

Colaborador de pautas
Larissa Yamatogue

Marketing e Publicidade 
Carol Queiroz

Editor Chefe
Sandra Camillo


Nenhum comentário: