Pelo presidente do Instituto de Difusão da Cabalá – Gal Einai, Rabino Yacov.

Pelo presidente do Instituto de Difusão da Cabalá – Gal Einai, Rabino Yacov.
Uma das dimensões do estudo da Torá é a Guemátria, usualmente traduzida como numerologia. O conceito de Guemátria deu origem à palavra gregageometria, que é o estudo do espaço e dos objetos que podem ocupá-lo.
A forma mais simples de Guemátria consiste no fato de que cada letra do alfabeto hebraico possui um valor numérico. Sendo assim, cada palavra tem um valor de grande significado.
Por exemplo, a palavra "amargo" (em hebraico, mar) equivale a 240. Já a palavra "doce" (matok) equivale a 546. Se acrescentarmos o "mel" (dvash), cujo valor numérico é 306, ao "amargo", ele ficará "doce" (240 + 306 = 546).
Outro exemplo: “E D'us disse a Abraão: 'Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que Eu te mostrarei”.
Abraão, então, partiu e D'us lhe mostrou a Terra de Canaã, que posteriormente se tornou a Terra de Israel. As palavras “Sai-te” equivalem numericamente a 100, e quando Abraão partiu de sua terra natal, ele tinha 75 anos. Abraão faleceu aos 175 anos, ou seja, D'us concedeu a ele mais 100 anos de vida!
Ainda sobre Abraão: seu nome, originalmente, equivalia a 243 (Abrão), porém D'us acrescentou a ele a letra Hei e ele passou a ser chamado de Abraão. A letraHei vale 5, e Abraão passou a valer 248, que equivale aos 248 órgãos do corpo humano. Os sábios revelam que Abrão tinha problemas em cinco órgãos relacionados ao sistema genital, e com o acréscimo da letra Hei, esses problemas foram curados e ele foi capaz de gerar um filho, Isaac.
Interessante notar que o valor numérico de nome Isaac, filho de Abraão, vale 208, Jacob, filho de Isaac, vale 182 e José, seu filho, 156, todos múltiplos de 26, que é a soma do nome Havaye, o tetragrama, o nome mais elevado de D'us.
Mais um exemplo: Mashiach (Messias) equivale à 358, que é o mesmo valor numérico de Nachash (cobra), pois Mashiach consertará o primeiro e mais grave pecado, o pecado do fruto proibido, insinuado pela cobra.
A palavra "Judá" (um dos filhos do patriarca Jacó) tem o valor numérico de 30, sua esposa "Tamar" vale 640. Juntos valem 670, exatamente o dobro de Sela(335), o filho que Judá não quis dar a Tamar em casamento.
A palavra pai em hebraico (av) tem o valor numérico de 3, enquanto a palavra Mãe (em), vale 41. Quando o pai e a mãe se unem, a soma equivale a 44, valor da palavra Dam, sangue, representando a parte física e biológica de um feto. Porém, para que seja gerada uma criança, precisamos de mais um componente: a alma. Quando adicionamos a letra alef, (a primeira letra do alfabeto e que tem o valor de 1, representando o D'us único) obtemos a palavra Adam, que vale 45, e significa "homem". Isto alude ao que consta no Talmud (compilação das leis e tradições judaicas): “Três sócios há na criação do homem: o marido, a esposa e D’us” (Talmud Babilônico, Tratado Nidá 31a).
:.Sobre o Rabino e estudioso da Cabalá Yacov Gerenstadt.:
Em 1988, com apenas 18 anos de idade, Yacov Gerenstadt ingressou em uma jornada de conhecimento e estudo da Torá. Por dois anos, viveu no seminário rabínico (Yeshivá) da cidade cabalística de Safed, em Israel. Em seguida, mudou-se para Nova York em busca de sua ordenação rabínica, conquistada no ano de 1994. Fascinado pelas peculiaridades e principalmente pelos ensinamentos da Cabalá, Rabino Yacov decidiu retornar a Israel e aprimorar seus conhecimentos nesta cultura milenar.
De volta ao Brasil, foi responsável por quatro sinagogas e, recentemente, recebeu o convite do Rabino Yitschak Ginsburgh, fundador do Gal Einai em Israel, para presidir a primeira unidade do Gal Einai no Brasil e disseminar os ensinamentos místicos da autêntica Cabalá ao povo brasileiro.
Para saber mais acesse www.galeinai.com.br
@podcultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário