A CAIXA Cultural São Paulo realiza o projeto ‘Gente Arteira’, que tem o objetivo de aliar ações pedagógicas à programação cultural da CAIXA. Os interessados, de qualquer idade, podem participar das oficinas de artes plásticas, música, dança e teatro, além de fazer parte como ouvinte das monitorias às exposições. Crianças, adolescentes vinculados a escolas da rede pública de ensino ou instituições carentes terão direito a transporte gratuito. Escolas particulares também podem se inscrever, responsabilizando-se, no entanto, pelo transporte.
Em fevereiro a programação contará com 4 projetos e têm início no dia 01 e vai até 25 de fevereiro, as inscrições para as turmas podem ser feitas por meio do telefone 3321-4400. Todas as atividades fazem parte do projeto educativo da CAIXA que também realiza visitas monitoradas, agendamentos de escolas e trabalhos com grupos da terceira idade e com necessidades especiais. São realizadas visitas monitoradas de terça a domingo, com duas turmas pela manhã, duas à tarde e uma noturna.
Os horários das oficinas variam conforme calendário mensal. Cada oficina tem capacidade para 30 participantes, elas são divididas por faixa etária. Há ainda oficinas com classificação livre.
Veja a programação de Fevereiro:
- Palestra “A música nas escolas de samba” - Aproveitando o Carnaval, a proposta dessa palestra é estimular uma reflexão sobre a origem e as transformações ocorridas no Carnaval Brasileiro através do samba-enredo do Rio de Janeiro. Mais do que simplesmente ouvir a palestra, o público será convidado a ouvir músicas do repertório carnavalesco, refletir e opinar sobre a polêmica que mais tem inquietado sambistas e pesquisadores de carnaval na atualidade: se o samba-enredo, por muito tempo considerado um gênero propenso à renovação, encontra-se em estado de franca decadência ou estagnação.
SERVIÇO:
Palestra “A música nas escolas de Samba”
Orientador(a): Yuri Prado
Datas: 16 e 23/02
Horário: 19h
Local: CAIXA Cultural São Paulo (SÉ) – Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Duração: 2h - máximo 30 pessoas
Público alvo: Livre
- Oficina de Customização “Uma peça e mil idéias” – Também para aproveitar o mote do carnaval, essa oficina propiciará ao participante customizar suas próprias roupas e quem sabe, aproveitar para criar uma fantasia de carnaval única e exclusiva.
Traga sua peça de roupa e liberte sua fantasia e participe!
OBSERVAÇÃO: Cada participante deverá trazer uma peça de roupa: uma calça, uma blusa, uma camiseta ou uma saia.
SERVIÇO:
Oficina de Customização
Orientador(a): Fernanda Lacorte
Datas: Dias 02,09,16 e 23 de fevereiro
Horários: 15h
Local: CAIXA Cultural São Paulo (SÉ) – Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Duração: 2h - maximo 20 pessoas
Público alvo: Escolas Agendadas (estudantes a partir de 12 anos)
- Oficina de Dança “Corpos que falam, imagens que dançam” – Essa atividade integrará as artes visuais com dança e música, através da metodologia de Rudolf Laban, teórico e o maior vanguardista da área da dança. Laban desenvolveu uma pesquisa profunda sobre como o corpo se move, quais são as ações que nos impulsiona. Seu método foi tão importante para educação que muitos educadores os utilizam para corrigir falhas motoras em crianças em fase de desenvolvimento. Além disso, seu trabalho muito dialoga com as Artes Visuais, pois utiliza linguagens de composição como: peso, espaço, equilíbrio.
SERVIÇO:
Oficina de expressão corporal “Corpos que falam, imagens que dançam”
Orientador(a): Lú Coelho
Datas: 25
Horários: 15h
Local: CAIXA Cultural São Paulo (SÉ) – Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Duração: 2h30min (oficina e monitoria)
Público alvo: professor, terceira idade, educadores, estudantes de artes e adultos interessados
- Oficina de composição “A coisa do Vazio” – Essa oficina traça um paralelo com as exposições de “Almandrade” e “Mira Schendel”, ambas expostas na Caixa Cultural Sé. Em “A Arte de Almandrade” temos os conceitos-chaves: composição geométrica, equilíbrio, transformar a função de um objeto, espaço que delimita o espaço, cores primárias e secundarias. Já em “Mira Schendel: Através”, a inexistência do avesso, pensar sobre o vazio, espaço que é o suporte, a letra que é imagem e a experimentação gestual são pontos marcantes para a reflexão. Pensando nesses dois contrapontos, busca-se um diálogo entre esses dois paralelos, a oficina de Composição “A coisa do vazio” visa à produção de uma obra plástica utilizando a técnica de colagem sobre bexiga.
SERVIÇO:
Oficina de composição “A coisa do Vazio”
Orientador(a): Ana Paula Ippólito
Datas: 01, 08, 15 - quartas-feiras
Horários: 10h e 16h
Local: CAIXA Cultural São Paulo (SÉ) – Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Duração: 2h - maximo 25 pessoas
Público alvo: Escolas Agendadas (estudantes de 06 a 10 anos)
Informações, agendamento de visitas monitoradas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3106-0331 / 3321-4400.
E-mail: caixacultural02.sp@caixa.gov.br
Contatos: Christian - Mônica Martins
Entrada: franca
Acesso para pessoas com necessiades especiais
Portal Podcultura
Pauta
Carla manga
Colaborador de pautas
Marcus Mota
Marketing e Publicidade
Carol Queiroz
Editor Chefe
Sandra Camillo
Nenhum comentário:
Postar um comentário