Repertório de Criação dos Coreógrafos Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira mostra 5 espetáculos de dança em 4 dias de apresentação
A CAIXA Cultural São Paulo (Sé) apresenta, de 9 a 12 de fevereiro, às 19h, o projeto de dança ‘Repertório de Criação dos Coreógrafos Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira’. Durante os quatro dias da mostra, serão apresentados os espetáculos “Como?”, “Clandestino”, “Baseado em Fatos Reais”, “O Animal Mais Forte do Mundo” e “O Nome Cientifico da Formiga”.
O espetáculo “Como?” é um documentário em cena, criado em 2005. Nele, a dupla de coreógrafos demonstra seus processos de criação e pesquisa, partindo da dança que o Balé Popular do Recife iniciou, na década de 1970, e que será apresentada por meio de depoimentos de seus fundadores e de suas criações.
“Clandestino” é a terceira etapa do trabalho da dupla, que estreou em 2006 e que, segundo a crítica do Jornal O Estado de São Paulo, transforma movimentos de ritmos regionais em uma nova linguagem, de caráter universal e contemporâneo. A crítica ainda considerou o espetáculo um avanço de amplo alcance, que resultou em uma metodologia para se lidar com as danças populares.
Já “Baseado em Fatos Reais” levanta a questão da memória do presente, pois não é possível voltar no tempo. Uma lembrança dita ou retratada de um fato passado é constituída apenas de fragmentos do que se passou, é como o corpo pode retratar o que aconteceu, no exato momento do agora. A maior parte do que se vê, no espetáculo, acontece no momento em que se apresenta. Seu material coreográfico vai se construindo e se reconstruindo ao longo da apresentação.
Para “O Animal Mais Forte do Mundo”, foram reunidas 1.800 fotos dos processos de criação que resultaram nas obras anteriores do repertório da dupla. O espetáculo buscou aprofundar o processo, com as fotografias focando na exploração dos volumes para os movimentos e, nelas, aprofunda-se a pesquisa sobre iluminação cenográfica para dança.
Por fim, “O Nome Científico da Formiga” pretende ser uma obra de metalinguagem, que expõe a sua pesquisa de movimentos e fala dela mesma e dos processos de pesquisa que adota. A obra discute e questiona o fazer artístico, fala de liberdade, brinca com a percepção do público. O objetivo é criar uma atmosfera misteriosa que, ao longo da obra, vai sendo revelada. Após a apresentação, a dupla de coreógrafos fará um bate-papo com o público.
Sobre Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira:
Desde 2000, Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira desenvolvem um projeto de pesquisa investigativa para dança, baseado no dialogo entre suas diferentes formações artísticas: uma erudita, outra popular. A trajetória de pesquisa da dupla se iniciou desde a sua formação na década de 1970. Ana Catarina criada na metodologia Vaganova, adaptada para corpos latino americanos por Sacha Svetloff, e Ângelo Madureira que apreendeu e vivenciou as pesquisas e criações realizadas pelo Balé Popular do Recife, dentro do projeto promovido por Ariano Suassuna, no Movimento Armorial.
No ano de 2003, a dupla iniciou percurso de pesquisa em dança contemporânea. Ao longo desses nove anos, receberam diversos prêmios. Também foram contemplados com IV, VII e IX edital de Fomento à Dança do Munícipio de São Paulo e fizeram turnê nacional com o projeto Palco Giratório passando por onze estado em mais de quarenta cidades.
Nesse percurso, Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira vêm conquistando plateias e a crítica especializada de diversos lugares do Brasil e do mundo. Todas as obras artísticas são resultado de um amplo processo de pesquisa, no qual o balé clássico, a dança contemporânea e a cultura popular se reconfiguram em uma nova linguagem.
Para mais informações acesse: www.dancacontemporanea.com.br /www.anaeangelo.com.
Espetáculos:
Primeiro dia: 9 de fevereiro de 2012 (quinta-feira) – “Como?” e “Clandestino”
Segundo dia: 10 de fevereiro de 2012 (sexta-feira) – “Baseado em Fatos Reais”
Terceiro dia: 11 de fevereiro de 2012 (sábado) – “O Animal Mais Forte do Mundo”
Quarto dia: 12 de fevereiro de 2012 (domingo) – “O Nome Científico da Formiga” e bate-papo com o publico
Ficha Técnica:
Criação, pesquisa de linguagem, direção, coreografia e aulas preparatórias: Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira
Iluminação, direção técnica e administração: Juliana Augusta Vieira
Figurinos: Gustavo Silvestre (O Nome Científico da Formiga)
Ana Catarina Vieira (Baseado em Fatos Reais)
Juliana Augusta Vieira (O Animal Mais Forte do Mundo)
Elenco colaborador: (Baseado em Fatos Reais e O Animal Mais Forte do Mundo) Patricia Aockio, Luiz Anastácio, Ana Catarina Vieira, Beto Madureira e Ângelo Madureira
(O Nome Científico da Formiga, Clandestino e Como?) Ana Catarina Vieira e Ângelo Madureira
Direção cênica: Fernando Faro (O Animal Mais Forte do Mundo e O Nome Científico da Formiga)
Metteur en scène: Ana Livia Cordeiro (O Nome Científico da Formiga)
Edição e criação de trilha sonora: Ângelo Madureira
Sonorização: Beto Madureira (Baseado em Fatos Reais), Fabio Luchs (O Animal Mais Forte do Mundo)
Pesquisa dos ritmos populares: Ângelo Madureira (Clandestino)
Pesquisa dos vídeos, projeções, edição e roteiro: Ângelo Madureira (O Nome Científico da Formiga)
Edição de video (Como?): Ângelo Madureira
Material em vídeo: (Balé Popular do Recife) acervo André Madureira
Técnico de luz e som: Marcos Santos
Produção: Iara Maria Vieira e Juliana Augusta Vieira
Assistente de produção: Natalia Castris
Direção geral: Ana Catarina Vieira
Serviço:
Projeto ‘Repertório de Criação de Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira’
Data: de 9 a 12 de fevereiro de 2012 (quinta-feira a domingo)
Horário: 19h
Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111
Entrada: franca (os ingressos poderão ser retirados na bilheteria com uma hora de antecedência)
Capacidade: 80 lugares
Duração: 40 minutos cada espetáculo
Classificação etária: Livre
Informações: / 9609-5713
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Patrocínio: Caixa Econômica Federal
Portal Podcultura
Pauta
Carla Manga
Estágio em Pautas
Carol Queiroz
Editor Chefe
Sandra Camillo
http://www.podcultura.com.br/
@podcultura
Pauta
Carla Manga
Estágio em Pautas
Carol Queiroz
Editor Chefe
Sandra Camillo
http://www.podcultura.com.br/
@podcultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário