21 de jul. de 2010

Associação do Parque Histórico de Carambeí lança publicação

Obra retrata os quatrocentos anos de história entre Brasil e Holanda

Curitiba, 20/07/2010 – A Associação do Parque Histórico de Carambeí lança na próxima quinta-feira, dia 22, o livro “Perspectivas da Imigração Holandesa no Brasil – Quatro Séculos de Patrimônio”, no Moinho de Castrolanda, (PR).

O livro aborda a formação do patrimônio cultural e o legado econômico e histórico construído pela comunidade holandesa durante os mais de quatrocentos anos que os unem os dois países. A obra é a primeira de uma coleção de seis volumes, a serem lançados até 2011, e integra a Coleção Imigrantes, em comemoração ao Centenário da Imigração Holandesa nos Campos Gerais (PR), celebrado no próximo ano.

Para Fábio André Chedid, curador executivo do projeto de construção do Parque Histórico de Carambeí, o livro é resultado de uma exaustiva pesquisa: “Trabalhamos muito no resgate dessas histórias, as quais, hoje, poderão ser conhecidas por todos”, comemora. Cada um dos títulos terá uma tiragem inicial de 2000 exemplares, que serão distribuídos gratuitamente para bibliotecas públicas de várias regiões do Brasil.

Todas as seis edições da Coleção Imigrantes cumprem o Programa de Patrimônio Cultural aprovado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, atendendo às Comemorações do Centenário da Imigração Holandesa ao Brasil.

O lançamento acontecerá durante a realização da 33ª edição da Zeskamp, uma espécie de olimpíada, com jogos esportivos e recreativos, disputada entre membros das comunidades holandesas. Neste ano, a Zeskamp acontecerá entre os dias 21 e 24 de julho, em Castrolanda. O objetivo do encontro é promover a integração das comunidades holandesas e brasileiras de Carambeí (PR), Castrolanda (PR), Arapoti (PR), Não me Toque (RS), Holambra (SP) e Campos de Holambra (SP).

O evento, que acontece todos os anos e sempre em uma cidade diferente, teve sua primeira edição em 1976, na cidade de Holambra. O nome dado à competição, Zeskamp, é uma palavra de origem holandesa e significa seis campos, em uma alusão às seis colônias participantes.

Nenhum comentário: