As apresentações foram contempladas com o Prêmio Myriam Muniz
da Funarte – Fundação Nacional de Artes
da Funarte – Fundação Nacional de Artes
A Oficina Cultural Oswald de Andrade, espaço da Secretaria de Estado da Cultura, traz de volta para São Paulo o grupo mineiro Armatrux para apresentar quatro sessões do premiado espetáculo NO PIREX. Elas acontecem dias 19, 20 e 21 de agosto. Serão duas apresentações fechadas para escolas e duas abertas ao público.
Desde sua estreia, o espetáculo NO PIREX, com direção de Eid Ribeiro, vem se destacado no Brasil e fora do país. Foi escolhido como um dos melhores espetáculos na seleção da Revista Bravo, na edição de agosto de 2011. Foi o único grupo mineiro selecionado para o projeto SESC – Palco Giratório – em 2011, para percorrer 24 cidades, e realizar 50 apresentações. Recebeu o Prêmio USIMINAS/SINPARC de Teatro e Dança nas categorias: melhor direção (Eid Ribeiro), melhor iluminação (Bruno Cerezoli e Bruno Magalhães); O grupo também esteve presente no Festival Internacional de Teatro do MERCOSUL, em Córdoba (Argentina), e foi homenageado no Festival Internacional de Teatro de La Paz, FITAZ, na Bolívia.
NO PIREX dispensa a palavra para narrar o encontro de cinco personagens grotescos e surreais em torno da mesa de um restaurante. Numa atmosfera de traços góticos o espetáculo é uma mistura de teatro físico, comédia muda, clown e a manipulação de objetos cotidianos. Em foco as relações de poder, o sexo, o amor e a morte, obra aberta a múltiplas interpretações do público.
A montagem
O espetáculo NO PIREX é resultado de uma criação coletiva, que se iniciou no grupo de estudos Sociedade do Riso – projeto de pesquisa do Armatrux sobre a comicidade em suas mais diversas manifestações. "A partir do nada chegamos a uma pequena monstruosidade", conta o diretor Eid Ribeiro. Elementos do clown, do teatro físico, da comédia muda e uma surpreendente forma de manipulação de objetos cotidianos dispensam as falas e demonstram a maturidade do Grupo nas mais diversas técnicas teatrais e circenses. Técnicas que nesses 20 anos, fizeram parte da trajetória do Armatrux em espetáculos memoráveis. Desde os bonecos de "Armatrux, a banda", passando pela experiência do Grupo com palhaços, ou até mesmo em suas visitas anteriores ao teatro do absurdo, como nas duas montagens diferentes de "Esperando Godot", de Beckett.
A parceria com o diretor Eid Ribeiro, desejo antigo do grupo, já gerou o espetáculo "De banda pra lua", vencedor do Prêmio Cena Minas – Formação de Público, em 2007 e 2008, e agora se consolida nesta montagem surrealista, que sem usar nenhuma palavra, transporta o espectador a um universo grotesco e surreal, onde o riso (ainda que nervoso) parece ser a única saída. Em No Pirex, ambos, diretor e grupo, levam ao limite as brincadeiras com a improvisação, experimentando novas possibilidades de encenação e linguagem. "O bom do teatro é isso, estar aberto para novos voos, assim mesmo, no escuro, como o voo dos morcegos", diz Eid.
Ficha Técnica
Direção: Eid Ribeiro
Assistência de Direção: Raquel Pedras e Paula Manata
Dramaturgia: Eid Ribeiro e Grupo Armatrux
Elenco: Cristiano Araújo, Eduardo Machado, Paula Manata, Raquel Pedras, Rogério Araújo e Tina Dias.
Cenários e Figurinos: Eduardo Félix
Trilha sonora: Eid Ribeiro
Design Luz: Bruno Magalhães e Bruno Cerezolli
Técnico de Som: André Dulci
Fotografia: Bruno Magalhães/Agência Nitro
Produção Executiva: Clarice Castanheira
Assessoria de Imprensa: Astronauta Comunicação - Adílson Marcelino e Lucas Ávila
Direção Artística Armatrux: Cristiano Araújo, Eduardo Machado, Paula Manata, Raquel Pedras e Tina Dias
Realização: Grupo de Teatro Armatrux
Serviço
NO PIREX
Dia 19/08 – 19h – Aberta ao público
Dia 20/08 – 15h - Fechada para escolas
Dia 20/08 – 20h – Aberta ao público
Dia 21/08 – 10h – Fechada para escolas
Duração: 60min
Classificação: 12 anos
Entrada franca
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro
(11) 3221-4704
Nenhum comentário:
Postar um comentário