7 de fev. de 2012

Moscarda - Última Semana


O ator Clóvys Torres volta com Moscarda, baseado na obra “Um, Nenhum e Cem Mil” de Luigi Pirandello com a adaptação e direção de Valéria Lauand, no Teatro Augusta, em São Paulo.



SINOPSE

Em cena apenas um ator, uma poltrona e uma história. Estes são os elementos de que se vale o espetáculo para, durante uma hora, contar a história de MOSCARDA, um homem atormentado com as descobertas sobre si mesmo. Ao ser alertado pela mulher para um pequeno “defeito” em seu nariz, ele nos coloca diante de uma questão existencial e filosófica: QUEM SOMOS ?
 “Não sou um autor de farsas, mas um autor de tragédias. E a vida não é uma farsa, é uma tragédia. O aspecto trágico da vida está precisamente nessa lei a que o homem é forçado a obedecer, a lei que o obriga a ser um. Cada qual pode ser um, nenhum, cem mil, mas a escolha é um imperativo necessário”. "Luigi Pirandello".
 A HISTÓRIA
 Um, Nenhum e Cem Mil (1926) é um monólogo de grande intensidade dramática, que dificilmente se enquadra dentro de um gênero ou de uma escola. Pirandello, bem conhecido pela sua obra teatral, transpôs para esta narrativa vários processos dramáticos que fizeram dele um dos grandes dramaturgos do Século XX. Vitangelo Moscarda é um homem que vive instalado na sua condição, até o dia em que a mulher lhe revela um pequeno desvio em seu nariz. A partir daí Moscarda sofre o inferno dos espelhos, do olhar dos outros, que nele vêem sempre o que ele não é. Moscarda descobre outros cem mil moscardas que é, para além dos outros, para si mesmo.  “Se para os outros eu não era o que até agora, dentro mim, imaginei que fosse, quem eu era?”
 Este mergulho interno e filosófico parece não ter fim. Afinal, o que sabemos a respeito de nós mesmos? Uma pergunta essencial que faz muito sentido em nossa sociedade contemporânea. Para onde caminhamos com tamanha velocidade? Quem somos ou pensamos ser? A pergunta de Moscarda/Pirandello se faz necessária e atual e reverbera em nossas vidas.
 “Desde a estreia em 2007 jamais deixei de fazer MOSCARDA. É um exercício incrível para qualquer ator. Pirandello é um gênio e estar em contato com sua obra me faz sempre repensar a vida e arte. E Moscarda é um grande presente que me mostra sempre uma olhar novo sobre diversos assuntos. É um prazer enorme fazer este espetáculo de maneira tão despretensiosa e independente!”, observa o ator.
A diretora Valéria Lauand é também responsável pela adaptação do texto.“Meu primeiro contato com a obra de Pirandello foi há 21 anos na Escola de Arte Dramática quando interpretei a “Mãe” de “Seis Personagens à Procura de um Autor”. Quando Clóvys escolheu o livro “Um, Nenhum, Cem Mil” para trabalhar, comprei a idéia e me propus a transformar o livro num monólogo que batizei com o nome “Moscarda” que, além de ser o sobrenome do protagonista significa também “A mosca e a moléstia de seu áspero e importuno zumbido”, o que entendo ser aquele ruído insuportável de nossos “pensamentos bastardos”, expressão pirandeliana. O mais difícil foi definir os aspectos do livro que não ficariam no texto final. A encenação é muito simples, o ator e uma poltrona que é deslocada de acordo com o espaço criado auxiliando o intérprete a evocar as personagens do convívio de Moscarda, povoando o palco e a mente do espectador na ilusão teatral de sua trajetória.
 SERVIÇO
AUTOR: LUIGI PIRANDELLO
DIRETORA: VALÉRIA LAUAND
ELENCO: CLÓVYS TORRES
GÊNERO: DRAMA
DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: 60  MINUTOS
CLASSIFICAÇÃO (FAIXA ETÁRIA): 14 ANOS
DATA DA ESTREIA: 20/01/12
DATA DE ENCERRAMENTO: 05/02/12
DIAS E HORÁRIOS DA PEÇA: SEXTAS- 21:30h, SÁBADOS - 21h E DOMINGOS - 19h
VALORES: R$ 30,00 inteira / R$ 15,00 meia
TEATRO: TEATRO AUGUSTA
ENDEREÇO: RUA AUGUSTA, 943 - CENTRO
NO. DE LUGARES:
TELEFONE: (11) 3151-4141
ESTACIONAMENTO: não conveniado (em frente)
ACESSO DEFICIENTES: sim
Crédito da foto: Edú Fernandes



Portal Podcultura

Pauta
Carla manga


Colaborador de pautas
Lorena Andrade

Marketing e Publicidade 
Carol Queiroz

Editor Chefe
Sandra Camillo

Nenhum comentário: