Novo Nordisk, líder mundial no tratamento do diabetes, dá dicas para que o os portadores de diabetes aproveitem ao máximo a festa sem por em risco sua saúde
Atualmente, 5,2% da população brasileira é portadora de diabetes, o que corresponde a 6,4 milhões de pacientes diagnosticados com a doença. Os dados foram obtidos por inquérito telefônico (VIGITEL), realizado com 54,369 indivíduos de 27 capitais brasileiras, sob a coordenação do Ministério da Saúde. Em estudos anteriores foi demonstrado que no Brasil, aproximadamente 50% das pessoas com diabetes desconhecem o seu diagnóstico.
Atenta a esta realidade, a Novo Nordisk, sugere algumas dicas para que o folião com diabetes caia na folia sem perder o controle glicêmico e sem por em risco a sua saúde. Afinal de contas, o Brasil é considerado o país do Carnaval.
De acordo com a Dra. Karla Melo, gerente-médica da Novo Nordisk e integrante da equipe de Diabetes do Hospital das Clinicas/FMUSP, é imprescindível que o portador de diabetes se eduque em relação à doença. “O primeiro passo é entender de que forma cada atitude poderá impactar no seu controle glicêmico”, afirma a doutora, enfatizando que no Carnaval, onde o consumo de álcool é geralmente maior e atividades como dançar e pular são mais frequentes, os cuidados devem ser redobrados.
Para curtir o Carnaval sem comprometer a saúde, o folião com diabetes deve:
- Evitar o consumo exagerado de bebidas alcóolicas e ingerir algum carboidrato, visto que este tipo de alimento ajudará a evitar as possíveis hipoglicemias associadas ao consumo de álcool.
- Em caso de sintoma de hipoglicemia (suor frio, taquicardia – coração acelerado, tremores, irritabilidade, mudança de comportamento, entre outros), deve parar imediatamente de pular e dançar, e 15 minutos após a ingestão do doce reavaliar-se para voltar à folia com segurança. Dicas: meia lata de refrigerante comum (não diet), três sachês pequenos de mel ou balas, são suficientes para a resolução de uma hipoglicemia.
- Lembrar-se de se alimentar e tomar ou aplicar sua medicação nos horários habituais.
- Estar sempre de posse do seu cartão de identificação de portador de diabetes, com um telefone para contato. Isto ajuda, caso seja necessário atendimento de emergência e o folião tenha que ir ao pronto-socorro para a administração de glicose, entre outros medicamentos.
A médica conclui “a fórmula do sucesso, para o Carnaval e para a vida, é aliar educação à responsabilidade para viver com qualidade portando diabetes”.
Sobre a Novo Nordisk®
Sediada na Dinamarca, a Novo Nordisk é uma companhia global de cuidados com a saúde, com 88 anos de inovação e liderança no cuidado com o diabetes. A companhia tem também posições de liderança no tratamento à hemofilia, terapia com hormônio de crescimento e de reposição hormonal.
Para mais informações, visite www.novonordisk.com.br.
Para mais informações, visite www.novonordisk.com.br.
Portal Podcultura
Pauta
Carla Manga
Colaborador de pautas
Larissa Yamatogue
Marketing e Publicidade
Carol Queiroz
Editor Chefe
Sandra Camillo
Nenhum comentário:
Postar um comentário