13 de fev. de 2012

LIXO EXTRAORDINÁRIO É OVACIONADO EM HARVARD E TRABALHO COM CATADORES VIRA “CASE STUDY”


O Documentário Lixo Extraordinário, exibido em Harvard (EUA) pela primeira vez na noite de quinta-feira, foi aplaudido de pé pelos acadêmicos, no David Rockfeller Center for Latin American Studies.  Além do filme, que emocionou a plateia, foi apresentado um trabalho sobre a situação atual do lixo no Brasil e o projeto de longo alcance feito com os catadores, durante um ano após o Oscar, pela Rede Extraordinária.
O interesse dos acadêmicos no trabalho com os catadores surpreendeu até mesmo os organizadores do evento. A palestra das fundadoras da Rede Extraordinária, Jackie de Botton e Diana Gabanyi e também com a presença de Tião Santos, inicialmente programada para 30 minutos, acabou durando mais de uma hora.
“Conseguimos mostrar, através do elemento humano, com fatos e números a situação da reciclagem no Brasil, desde o catador até chegar na indústria,” explicou De Botton. “É isso que faz a diferença. Essa experiência de trabalhar com todas as pontas da reciclagem e conhecer de perto a realidade, através catador que até hoje é quem faz, com as mãos, 90% deste trabalho.”
O sucesso do filme e da apresentação levou os acadêmicos de Harvard , que já tinham um interesse prévio nos catadores e a peculiar situação do Brasil (são 1.2 milhão de catadores)- a iniciarem um Case Study sobre o tema.
Ao longo dos últimos doze meses o trabalho de De Botton e Diana Gabanyi, transformou Tião Santos no rosto da campanha “Cada Garrafa Tem Uma História,” da Coca-Cola, impactou diretamente a vida de 90 catadores e indiretamente um número extraordinariamente maior.


Com a “Rede Extraordinária,” houve o início de um trabalho de reinserção dos mesmos na sociedade, dando dignidade e crédito, enviando-os para palestras remuneradas sobre reciclagem e sustentabilidade Brasil afora; fazendo a Coleta Seletiva com os catadores, em grandes eventos; parcerias estratégicas com órgãos e instituições relevantes  e dandovisibilidade ao importante trabalho que eles fazem há mais de 40 anos. Foram mais de 50 eventos e projetos em que os catadores eram o destaque.

Durante este período, se aprofundaram na questão da cadeia completa da reciclagem no Brasil e após um ano trabalhando diretamente com os catadores e as empresas, compreenderam, através da experiência como funciona o mercado da reciclagem no País.

Portal Podcultura

Pauta
Carla Manga

Colaborador de pautas
Larissa Yamatogue

Marketing e Publicidade 
Carol Queiroz

Editor Chefe
Sandra Camillo


Nenhum comentário: