Três grandes instalações da artista ocuparão todo o espaço da Galeria: “Papéis Urbanos”, “Labirinto dos Pés” e "Construções"; obras em papel, acrílico espelhado e acrílico colorido.
Em “Papéis Urbanos”, instalação que intitula a exposição, Lina Wurzmann elegeu o papel como material de criação. A escolha acrescenta toda uma gama de valores extras, relacionado com a delicadeza e a imediatez deste material frente à resistência, consistência e a dureza de outros. Textura cuja contemplação nos aproxima ao refinamento oriental das pinturas sobre seda e as frágeis mandalas tibetanas confeccionadas com pó colorido, criadas no local para ocasiões específicas.
Quando observamos, as figuras geométricas da instalação, em seus variados tamanhos e aglomerações podem parecer planos de sótãos, telhados enfileirados de casas muito diferentes numa cidade sem planejamento. Perspectiva de infinitas perspectivas, tomadas de milhares de pontos diferentes que, em certa maneira e desde outra perspectiva remetem-nos àquela alegoria orgânica que Lévi-Strauss formula para descrever a estrutura urbana de São Paulo, evocando grandes manadas de mamíferos de diferentes espécies, reunidos ao entardecer em torno de um ponto de água.
Superfícies bidimensionais que se expandem com ritmo determinado, cadência e tamanho, transformando o espaço todo como parte da escultura. Gesto, plasticidade e distribuição do vazio com o que a artista constrói uma metáfora de ordem espacial através da dobradura de planos de papel.
Se toda obra de arte é também uma investigação sobre a capacidade expressiva do autor e a dos materiais eleitos, Lina Wurzmann oferece-nos sua reflexão pessoal na qual, como não poderia ser de outra maneira, percebemos as referências visuais ocidentais do construtivismo e da arte cinética de Naum Gabo, Vladimir Tatlin, os móbiles de Calder ou o neoconcretismo de Hélio de Oiticica e Lygia Clark.
A possibilidade de poder transitar pelas instalações artísticas inter-relacionando nosso corpo nelas e a capacidade destas criações de gerar uma experiência física e conceitual num ambiente determinado, concreto e diferente a cada vez, dota-as de uma misteriosa beleza e um gozo estético que nos aproxima à ação do artista.
“Papéis Urbanos” é um convite a participar desta intensidade ao contemplá-la nesta única e singular apresentação no espaço da Paralelo Gallery.
Amador Griñó - Curador
Sobre Lina Wurzmann: nasceu, vive e trabalha em São Paulo
Formação:
2008 - 2011
. Acompanhamento de Projetos com Albano Afonso e Sandra Cinto no Ateliê Fidalga
2009
. Curso: “Contextualizando a arte contemporânea” - Profª. Leda Catunda no Collegio das Artes
2008
. Curso: “O Belo e o feio” - Profª. Leda Catunda no Collegio das Artes
2002
. Workshop com o artista plástico Espanhol Juan Diego Miguel
1999 – 2003
. Frenquentou os cursos do Atelier Israel Kislansky
1999
. Curso: “Criando peças de Design”, prof. Irmãos Campanas no Museu Brasileiro de Escultura
. Curso: “Criando peças de Design”, prof. Irmãos Campanas no Museu Brasileiro de Escultura
1997 – 1998
. Curso de escultura com o escultor Vadim Kirilov – Moscou, Rússia
Exposições individuais
2005
. “Corpo e expressão” - Galeria A Hebraica – São Paulo
Exposições coletivas
2011
. Projeto Fidalga no Santander - ocupação da área de convívio dos funcionários
. Grupo Aluga-se: até 1/2 kg - Museu Eugenio T. Leal - Salvador
. Grupo Aluga-se: até 1/2 kg - Galeria Archidy Picado - João Pessoa
. Grupo Aluga-se: até 1/2 kg - MAC - Jataí
. Grupo Aluga-se: até 1/2 kg - MARP - Riberão Preto
. Grupo Aluga-se: até 1/2 kg - Fundação BADESC - Florianópolis
. Grupo Aluga-se: até 1/2 kg - MACC - Campinas
. Grupo Aluga-se "Feio, sujos e malvados - Museu SAK - Dinamarca
2010
. Museo Nomade del Grabado – Argentina
. Grupo Aluga-se: Marco alugado - Museu de Arte Contemporânea (MARCO) - Campo Grande, MS
. Photofidalga – Modern Art Certer Kulanshi – Astana, Cazaquistão
. Grava-se - São Paulo
. Estúdio Valongo - Santos
. Photofidalga Quase Galeria - Espaço T - Porto, Portugal
. Aluga-se – exposição em ocupação de espaço – São Paulo
. SP/Specific, SP-Arte - pavilhão da Bienal – São Paulo
. SP/Specific, SP-Arte - pavilhão da Bienal – São Paulo
. Ateliê Fidalga - Paço das Artes – São Paulo
. Mediações – Galeria Motor no Alteliê Shirley Paes Lemes – São Paulo
2009
. Ateliê Fidalga – Galeria Carlos Carvalho Arte Contemporânea Zoom – Lisboa, Portugal
. Photo Fidalga – Carpe Diem Arte e Pesquisa – Lisboa, Portugal
. Entorno de Nos Limites da Arte – Complexo Cultural Funarte - São Paulo
2008
. Presente Fidalga – SESC Ribeirão Preto – Ribeirão Preto, SP
. Vote nu(a) - Casa da Xiclet – São Paulo
Galerias
. Vote nu(a) - Casa da Xiclet – São Paulo
Galerias
2009 -2011
. Galeria Motor – galeria virtual - www.galeriamotor.com.br – Brasil
2006 - 2009
. Art Fusion Gallery – Miami, EUA
2004 - 2006
. Sher Gallery – Miami, EUA
Obras em acervo
2007
. Instalação no hall de entrada do Grupo Ibmec – Rio de Janeiro
. Instalação no hall de entrada do Grupo Ibmec – Rio de Janeiro
. Instalação no hall de entrada da Faculdade Veris - São Paulo
2006
. Instalação no hall de entrada do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa - São Paulo
. Instalação no hall de entrada do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa - São Paulo
PARALELO GALLERY é um convite ao público que aprecia arte contemporânea. Foi criada em 2010 pelas marchandes Andrea Rehder e Flávia Marujo. Após atuações no segmento de artes, decidiram inovar e fazer uma ponte cultural entre Europa e países latino-americanos. A Galeria investe e traz ao mercado brasileiro, jovens e renomados artistas que recebem o apoio necessário para desenvolverem seus projetos e exporem no Brasil e exterior.
SERVIÇO:
“Papéis Urbanos” á partir de 10 de fevereiro, sexta feira, até 10 de março de 2012
PARALELO GALLERY: RUA ARTHUR DE AZEVEDO, 986 – PINHEIROS – SP
11-2495 6876
Horarios de Visita: Segunda a Sexta, das 11h as 19h, Sábado, das 11h as 15h
Gratuito
Pauta
Carla Manga
Estágio em Pautas
Carol Queiroz
Editor Chefe
Sandra Camillo
http://www.podcultura.com.br/
@podcultura
Carla Manga
Estágio em Pautas
Carol Queiroz
Editor Chefe
Sandra Camillo
http://www.podcultura.com.br/
@podcultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário