A China é hoje o principal parceiro comercial do Brasil. Nos últimos anos as empresas chinesas foram as que mais investiram no País. Como resultado, o fluxo de negócios entre empresas brasileiras e chinesas tem gerado uma necessidade crescente de comunicação entre os dois países. Com isso, as empresas envolvidas nesse intercâmbio aumentam a procura por profissionais com conhecimentos da língua chinesa.
O Instituto Confúcio na Unesp, em São Paulo, oferece a oportunidade de aprender o idioma da China e conhecer mais sobre o país por meio do seu curso extensivo da língua chinesa, ministrado por professores chineses da Universidade de Hubei, na cidade de Wuhan, na China, especializados no ensino do mandarim para estrangeiros.
O curso terá início no mês de março de 2012. É organizado em módulos semestrais de 50 horas e tem diversas opções de horários, inclusive aos sábados. A ênfase é na conversação, dirigida para aspectos práticos do dia a dia, mas o aluno também aprende desde o início a leitura e a escrita dos ideogramas.
Os cursos são gratuitos para alunos das escolas públicas com idades entre 12 e 17 anos. Para as demais pessoas o investimento é de R$ 100,00 por mês por quatro horas de aula semanais. Também é possível organizar turmas especiais para empresas.
Nova sede
A partir do dia 15 de março, o Instituto Confúcio na Unesp passará a funcionar dentro do campus universitário da Unesp, à Rua Dom Luiz Lazanha esquina da Avenida Nazaré, no bairro do Ipiranga.
“Estaremos em um local privilegiado, com cinco amplas salas de aula, um laboratório multimídia com 18 posições, um centro cultural, um anfiteatro com 150 lugares, biblioteca, lanchonete, área de convivência e fácil local de estacionamento, e próximo às estações Sacomã e Alto do Ipiranga do Metrô”, explica o diretor do Instituto Confúcio na Unesp, Luís Antonio Paulino.
Além das aulas regulares de língua chinesa, o Instituto Confúcio na Unesp promove atividades culturais, entre elas exposições fotográficas e espetáculos como o teatro de sombras da China e as Danças do Dragão e do Leão, faz lançamentos de livros, mostras de cinema chinês , organiza concursos e exames de proficiência na língua chinesa, seminários e cursos.
Também oferece bolsas de estudo para alunos interessados em estudar na China em duas modalidades: de um mês, para cursos de verão, e de um ano, para o curso extensivo de Língua Chinesa. Os cursos são realizados na Universidade de Hubei.
Atualmente o instituto está presente, além da capital paulista, em diversas cidades do interior de São Paulo onde a Unesp mantém unidades de ensino (Assis, Marília, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Araraquara, Jaboticabal, Botucatu, Guaratinguetá, São José dos Campos). Também mantém convênios com outras universidades, prefeituras e instituições do Estado de São Paulo.
O Instituto Confúcio na Unesp é resultado de um convênio entre a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) e o governo da República Popular da China em parceria com a Universidade de Hubei. Faz parte de uma rede de internacional de 258 Institutos Confúcio presentes em 105 países, que têm por missão o ensino da língua chinesa, com o apoio do Ministério da Educação da China. É o único órgão no Brasil autorizado pelo governo da China a aplicar testes de proficiência de língua chinesa tanto para adultos (HSK) como para crianças e adolescentes (YCT).
Mais informações pelo telefone (11) 3107-2943 ou pelo e-mail info@institutoconfucio.unesp. br
Pauta
Carla Manga
Colaborador de pautas
Lorena Andrade
Marketing e Publicidade
Carol Queiroz
Editor Chefe
Sandra Camillo
Nenhum comentário:
Postar um comentário