27 de fev. de 2012

Estudo da E.life mostra repercussão dos desfiles das escolas de samba no Twitter neste Carnaval



Tweets publicados entre 17 e 21 de fevereiro com menções às escolas dos grupos especiais  de São Paulo e Rio de Janeiro revelam que o buzz sobre os desfiles do Rio foi quase três vezes maior; bateria, samba-enredo e comissão de frente são os quesitos mais comentados




   O que as pessoas mais comentaram sobre os desfiles deste Carnaval no Twitter? A E.life, empresa brasileira conhecida internacionalmente por seus estudos sobre o universo das redes sociais, usou sua ferramenta TweetMeter para analisar os tweets publicados entre os dias 17 e 21 de fevereiro que mencionavam as 27 escolas de samba dos Grupos Especiais de São Paulo e Rio de Janeiro, assim como os principais quesitos pelos quais elas são julgadas. O resultado mostra que o Carnaval carioca é o mais seguido e comentado, com quase o triplo de tweets em comparação ao paulista. Os quesitos bateria, samba-enredo e comissão de frente foram os que renderam maior buzz.
   O TweetMeter, software que mapeia 24 horas o buzz no microblog, monitorou as menções dos nomes das escolas e dos quesitos de julgamento nos dias em que foram realizados os desfiles em cada cidade: o Grupo Especial de São Paulo, de 17 a 19 de fevereiro, e o Grupo Especial do Rio de Janeiro, de 19 a 21 de fevereiro.

Rio de Janeiro
   
Como era de se esperar, o carnaval carioca teve uma repercussão muito maior do que o paulistano no Twitter: foram mais de 200 mil posts publicados, com pico de menções no segundo dia de desfiles. As escolas mais comentadas foram Mangueira, Portela, Salgueiro e Mocidade, mas também Beija-Flor, União da Ilha e Grande Rio foram muito citadas, denotando um bom equilíbrio de popularidade entre as escolas de samba do Rio de Janeiro.
O quesito mais comentado foi a Bateria, com 7593 tweets, e a Mangueira se destacou, como não podia deixar de ser, por conta da maior parada de bateria da história do Carnaval: 3 minutos. Salgueiro, Portela, São Clemente e Imperatriz ficaram entre as cinco mais mencionadas no microblog. As duas primeiras, Mangueira e Salgueiro, obtiveram a pontuação máxima também na votação oficial.
   Outros 6881 tweets foram para Samba-Enredo, e a Porto da Pedra chamou a atenção por conta do seu enredo inusitado, sobre o Iogurte, embora a repercussão não tenha sido totalmente positiva. Impressão que se confirmou na apuração das notas dos jurados, sendo a última colocada neste quesito. Também foram bastante comentados os enredos da Grande Rio, Portela, União da Ilha e Mocidade. Entre as escolas que obtiveram nota máxima neste quesito na apuração, a Portela foi a única entre as mais citadas no microblog.
   A Comissão de Frente, com 2845 tweets, também chamou a atenção e neste caso a vencedora do Carnaval carioca também foi líder no Twitter. A Unidos da Tijuca, com a homenagem a Luiz Gonzaga, fez com que o público presente gritasse “Campeã” desde a entrada da escola na Sapucaí, o que repercutiu no microblog. As outras escolas mais comentadas neste quesito foram Portela, Mocidade, Imperatriz e Vila Isabel, que foi a única a obter a nota máxima na apuração.

São Paulo
   
Os desfiles de São Paulo renderam quase 82 mil tweets com menção às 14 escolas de samba do Grupo Especial. O destaque foi para as escolas ligadas às torcidas organizadas dos maiores times de futebol da cidade: Gaviões da Fiel (quase 20 mil posts), Dragões da Real (16400) e Mancha Verde (13500). As demais escolas ficaram bem atrás. Com exceção da Camisa Verde e Branco, com 6167 tweets, todas tiveram menos de 5 mil posts, e a  campeã Mocidade Alegre foi citada em menos de 3 mil tweets. O pico do buzz foi no segundo dia de desfiles, o mesmo em que desfilaram as escolas mais citadas, e os horários mais movimentados coincidiram com o início e o final das apresentações.
   
Quanto aos quesitos de julgamento, o que mereceu mais atenção no microblog foi o Samba-enredo, com 2.715 tweets, sendo 703 relacionados à Gaviões da Fiel, em grande parte mencionando o vídeo gravado pelo ex-presidente Lula agradecendo a escola pelo enredo em sua homenagem. Outras escolas com grande número de menções foram Dragões da Real, Mancha Verde, Camisa Verde e Branco e Pérola Negra. No resultado da apuração oficial, Gaviões da Fiel, Dragões da Real e Mancha Verde também receberam as notas máximas.
   
O segundo quesito mais comentado foi a Bateria (1.642 tweets), também com a Gaviões em destaque, em particular por conta da Rainha de Bateria, Sabrina Sato, e pelo desempenho da ala no momento do desfile. As outras quatro escolas mais mencionadas neste quesito foram Dragões da Real, Águia de Ouro, a campeã Mocidade Alegre e a Mancha Verde.
   Como no Rio de Janeiro, também em São Paulo o quesito Comissão de Frente foi o terceiro com mais menções. A Pérola Negra liderou em número de tweets, com muitos posts fazendo referência à beleza da obras de Benedito Calixto apresentadas pela escola. Gaviões da Fiel, Camisa Verde e Branco, Mancha Verde e Dragões da Real também foram bem comentadas. A apuração dos votos dos jurados foi interrompida durante a leitura das notas deste quesito.

Maiores influenciadores
   O estudo da E.life também aponta os perfis com grande número de seguidores cujos tweets tiveram mais impacto para cada escola. Os destaques são Sabrina Sato (@SabrinaSatoReal), que conta com mais de 3 milhões de seguidores, com posts sobre as escolas Gaviões da Fiel, Portela, Salgueiro, Beija-Flor e Unidos de Vila Isabel; Fantástico (@showdavida), com quase 3 milhões de seguidores, com menções às escolas paulistas Vai-Vai e Rosas de Ouro; e Ceará –Wellington (@oceara), com 2,7 milhões de seguidores, que twitou sobre a Grande Rio. Com quase 1,5 milhão de seguidores, o perfil da revista Veja (@VEJA) foi o que rendeu mais exposição para seis escolas cariocas (Mocidade, União da Ilha, Imperatriz, Unidos da Tijuca, Porto da Pedra e Renascer) e para as paulistas Unidos da Vila Maria, Impéria de Casa Verde, Acadêmicos do Tucuruvi, Tom Maior, Pérola Negra, Camisa Verde e Branco e Dragões da Real.

Sobre a E.Life – Empresa brasileira líder na América Latina em inteligência de mercado e gestão do relacionamento nas redes sociais sobre marcas, produtos e serviços a partir de comunidades, blogs, sites pessoais, fóruns e outros canais onde ocorram, de forma pública, diálogos espontâneos de consumidores. A companhia iniciou suas atividades em 2006 e conta com duas divisões: a E.life Monitor, responsável pelo monitoramento, análise e insights em redes sociais utilizando tecnologias próprias, e a E.life Social CRM, para gestão do relacionamento em redes sociais. O grupo E.life abrange também outras duas empresas: a Social Agency (agência de marketing on-line focada no posicionamento da marca em redes sociais), com operação totalmente independente, e a Landscape (especializada em ações que utilizam projeção e/ou realidade aumentada). Mais informações:www.elife.com.br.



Portal Podcultura


Pauta
Carla Manga


Colaborador de pautas
Larissa Yamatogue


Marketing e Publicidade 
Carol Queiroz


Editor Chefe
Sandra Camillo

Nenhum comentário: