1 de fev. de 2012

Estão Abertas as Inscrições para 3º Edição Do Prêmio EDP Nas Artes


Após duas bem sucedidas edições, o Grupo EDP no Brasil, com o apoio do Instituto EDP, e o Instituto Tomie Ohtake estão com as inscrições abertas para a terceira edição do Prêmio EDP nas Artes. Até 23 de março de 2012, os interessados no prêmio poderão se inscrever pessoalmente na sede do Instituto Tomie Ohtake (Av. Faria Lima 201 – entrada pela rua Coropés, 88 - Pinheiros - CEP: 05426-010 - São Paulo/SP) ou pelo correio.
 
Idealizado para estimular a produção artística contemporânea, o prêmio é voltado a jovens artistas de todo o Brasil com até 27 anos, nascidos a partir de 1 de janeiro de 1984, e estrangeiros que residem no País há pelo menos dois anos. A iniciativa, além da premiação, contempla uma série de atividades ao longo do ano, como cursos, palestras, workshops e exposições em regiões brasileiras onde o acesso à arte contemporânea é mais restrito.
 
Assim como na segunda edição, realizada em 2010, a premiação também contemplará um professor indicado pelo artista plástico vencedor. Durante a inscrição da obra de arte, o participante sugere um professor da sua universidade ou unidade de ensino e, caso seja o primeiro colocado, o docente também é premiado.
 
O júri será composto por uma comissão formada por críticos de arte, galeristas, curadores e artistas. O anúncio dos artistas selecionados está previsto para a primeira semana de maio de 2012 e a inauguração da exposição dos trabalhos dos finalistas, assim como a premiação dos três primeiros colocados, será realizada em meados de maio de 2012, no Instituto Tomie Ohtake.
 
Os três finalistas terão sua produção acompanhada por críticos durante um ano, cabendo ao primeiro colocado uma bolsa de dois meses em uma instituição de arte no exterior; ao segundo uma viagem pelo programa Dynamics Encounters acompanhada pelo professor Charles Watson; e ao terceiro serão duas bolsas de estudo em cursos no Instituto Tomie Ohtake. O professor indicado pelo vencedor ganhará uma viagem ao exterior pelo programa Dynamics Encounters, acompanhado por Charles Watson.
 
O prêmio replica a experiência do grupo mundial EDP que, por meio da sua Fundação, em Lisboa, realiza uma premiação semelhante há nove anos para desenvolver talentos nas artes plásticas. “A primeira versão nos mostrou que há jovens com grande potencial, mas sem oportunidades para deslanchar neste mercado. Esta premiação é apenas a porta de entrada para estes talentos ingressarem neste universo", afirma António Pita de Abreu, presidente da EDP no Brasil.
 
Em 2010, o prêmio recebeu 267 trabalhos provenientes de 12 estados de todo o Brasil, entre os quais 18 selecionados para a exposição no Instituto Tomie Ohtake, de onde saíram os três vencedores: Lucas Dupin (1º), Theo Craveiro (2º), Daniel de Paula (3º), enquanto a paraibana Íris Helena recebeu a menção honrosa. 
 
Informações completas e o regulamento, com prazos de entrega dos trabalhos, estão no site www.institutotomieohtake.org.br
 
Serviço – Informações para inscrição do Prêmio EDP nas Artes 2012
Data: até 23 de março de 2012
LocalInstituto Tomie Ohtake (ou pelos Correios)
Endereço: Av. Faria Lima 201 (entrada pela Rua Coropés, 88) – Pinheiros
CEP: 05426-010 - São Paulo/SP
Tel.:             (11) 2245-1900      
 
 
Sobre o Instituto EDP - Instituição sem fins lucrativos responsável pelo desenvolvimento e coordenação das ações ambientais e sócio-culturais da EDP e suas controladas.
 
Sobre a EDP Energias do Brasil – EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.
 
 
Sobre o Instituto Tomie Ohtake – O Instituto Tomie Ohtake, inaugurado em 2001, em São Paulo, é referência na América Latina por seu espaço diferenciado para exposições e por sua forte atuação no campo das artes no Brasil e no exterior. Suas exposições já conquistaram vários prêmios, entre os quais: ABCA – Associação Brasileira dos Críticos de Arte, como a melhor do Brasil de 2004; APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte, como melhor exposição de 2007; ABCA – Associação Brasileira dos Críticos de Arte pelo conjunto da programação, em 2007; APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte melhor iniciativa cultural pela programação, em 2008; APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte melhor exposição obra gráfica e indicação Prêmio Bravo melhor programação cultural, em 2009.   

Portal Podcultura

Pauta
Carla Manga

Estágio em Pautas
Carol Queiroz

Editor Chefe
Sandra Camillo

http://www.podcultura.com.br/
@podcultura

Nenhum comentário: