18 de fev. de 2012

Dr. Sidney Schapiro, ortopedista e traumatologista esportivo, alerta sobre as possíveis lesões e cuidados essenciais no Carnaval


Carnaval, tempo de folia. Folia e exageros. O aumento do consumo de álcool e os excessos aplicados ao corpo do folião podem trazer lesões de todos os tipos, de acordo com o dr. Sidney Schapiro, ortopedista e traumatologista esportivo.
A SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) vem observando um aumento anual de acidentes graves de transito nesse período, aumentando a demanda nos hospitais e por isso vem realizando campanhas preventivas informando os riscos da mistura álcool –direção e a importância do uso do cinto de segurança, inclusive no banco de trás. Aliás, o simples uso do cinto reduz o numero de lesões graves, principalmente da coluna cervical na vigência de um acidente.
Durante o carnaval, o folião também extrapola em felicidade e pode ter facilitada por uma série de fatores a ocorrência de lesões por torções, pancadas, etc. “Você já esteve em um bloco na Bahia? A alegria contagia e você é literalmente levado atrás do trio elétrico. Apesar da diversão, sempre há um risco maior de torções, nos pés, tornozelos, joelhos e até dos ombros e essas lesões podem acabar com seu Carnaval e quem sabe por um bom tempo”, diz dr. Sidney.
De acordo com o especialista, a chance de que essas lesões ocorram  a um folião mal treinado é muito maior, assim como naqueles que não se preocupam em hidratar-se durante a brincadeira. 
Dr. Sidney recomenda:
- Direção = álcool não, cinto de segurança sempre.
- Hidratação = utilize isotônicos ou água de coco.
- Roupas = leves e de fácil liberação do suor.
- Condição física = reconheça suas limitações para não cometer excessos.
- Sexo = só com camisinha.
Sobre dr. SidneyPioneiro no Brasil na utilização do PRP (fator de crescimento) para o tratamento de lesões esportivas e artrose.
Dr. Sidney Schapiro se destaca em sua área clinica tanto de traumatologia esportiva quanto em artroscopia, cirurgia do joelho e ombro, além de ser referência no segmento de ortopedia infantil.
Atualmente, Schapiro trabalha no Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Maternidade São Luiz e atende em sua clínica nos Jardins e Perdizes.
É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, da Associação Paulista de Ortopedia e Traumatologia, da Sociedad Latino-americana de Ortopedia y Traumatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Joelho, da Internatonal Society of Arthroscopy, Knee Sugery na Orthopaedic Sports Medicine, das Sociedades Brasileiras de Artroscopia e de Traumatologia Esportiva.
Médico responsável na preparação de diversos atletas, profissionais e amadores, entre eles: Juliana Cabral capitã da Seleção Brasileira de Futebol, medalha de prata em Atenas, os maratonista Adriano Bastos hepta campeão da Maratona da Disney), Marizete Moreira dos Santos e Conceição Oliveira (todos top ten na modalidade maratona), Guto Antunes (top ten no triátlon),Dan Wroblewski (campeão mundial de agillity). Foi Diretor Médico do Saad Esporte Clube (Campeão da Copa do Brasil 2007 de futebol feminino), da Confederação Brasileira Macabi, sendo responsável pela s delegações de atletas brasileiros em competições nacionais e internacionais e médico da Seleção Paulista de Futsal.


Portal Podcultura


Pauta
Carla Manga


Colaborador de pautas
Larissa Yamatogue


Marketing e Publicidade 
Carol Queiroz


Editor Chefe
Sandra Camillo

Nenhum comentário: