13 de fev. de 2012

Animação inovadora no filme Tintin da Weta Digital ó foi possível através da tecnologia da Autodesk

Tecnologia pioneira de produção virtual do estúdio vencedor do Oscar foi desenvolvida com o software da Autodesk



São Paulo, fevereiro de 2012 – A produção virtual, impulsionada em grande parte pelo software de criação de entretenimento digital (DEC) em tempo real daAutodesk, Inc. (NASDAQ:ADSK), evoluiu significativamente desde que o processo foi usado para o lançamento do marco "Avatar", em 2009. O estúdio de Peter Jackson na Nova Zelândia, Weta Digital, há muito conhecido por suainovação tecnológica, usou o software da Autodesk para levar o processo de produção virtual a novos níveis de captura de atuação em tempo real para o filme de animação "As Aventuras de Tintin".
A visão de Steven Spielberg do personagem criado pelo artista belga Hergé é um sucesso de bilheteria e crítica — com um faturamento bruto crescente de mais de 360 milhões de dólares em todo o mundo — e é um dos 20 filmes de maior bilheteria em 2011. As críticas elogiaram a imersiva experiência estereoscópica em 3D aliada à combinação exclusiva de captura de atuação e produção fotorrealista para um filme de animação.
"A capacidade de capturar digitalmente as sutilezas da atuação de um ator e de transferir os dados dos ambientes digitais entre a pré-produção, a produção e a pós-produção ampliou a experiência de se fazer um filme", afirma Joe Letteri, Supervisor Sênior de VFX da Weta Digital. "Somos capazes de construir um set virtual que dá aos diretores a habilidade de construir cenas com os atores no ambiente, da mesma forma que em um set de live-action." Os dados capturados no set são usados para iluminação, modelagem, texturas e o restante do processo de pós-produção. Embora a tecnologia de base seja semelhante à usada em "Avatar", tínhamos uma compreensão melhor das ferramentas que precisávamos e fomos capazes de obter melhorias no fluxo de trabalho que nos permitiram dinamizar a movimentação dos dados de captura do set para a produção final."
O processo de produção virtual de filme usado para "Tintin" envolveu a pré-visualização e construção do ambiente digital do filme em baixa resolução pelos artistas da Weta Digital, usando o software de animação em 3D e efeitos visuais Autodesk Maya e o carregamento desses dados no ambiente virtual. A atuação dos atores no set foi capturada usando o software de animação de personagens 3D em tempo real Autodesk MotionBuilder, proporcionando uma plataforma consistente que possibilitou às equipes de produção criar, fazer repetições e refinar com mais agilidade a aparência do filme no decorrer da produção.

A aplicação de técnicas de produção virtual a um filme totalmente gerado em computador (CG) possibilitou que a Weta Digital criasse um ambiente on-set que se conectasse ao processo de efeitos visuais e permitiu a Steven Spielberg trabalhar como em um set de live-action. Ele conseguiu lapidar suas cenas e obter a tomada que estava procurando, tudo dentro do contexto do mundo de "Tintin". Os atores não apenas puderam interagir entre si no set, mas também puderam interagir com objetos e habitar inteiramente o mundo dos personagens em corpo e voz.
"A tecnologia mais recente da Autodesk está possibilitando que cineastas entrem em um inacreditável mundo novo na produção de filmes", diz Marc Petit, Vice-Presidente Sênior de Mídia e Entretenimento da Autodesk. "Ela está ajudando a tornar as técnicas acessíveis a um número maior de cineastas,  possibilitando que eles expressem e mostrem melhor sua intenção artística. O que os artistas e inovadores da Weta foram capazes de realizar, animando e imbuindo esses adorados personagens ficcionais animados com a atuação humana, é verdadeiramente espetacular."
"As Aventuras de Tintin" é certamente o novo marco para produções virtuais e recentemente ganhou o Globo de Ouro como Melhor Filme de Animação. "A Weta Digital se esforça para levar a tecnologia inovadora além do que é visualmente possível", afirma Sebastian Sylwan, Diretor de Tecnologia da Weta Digital. "Nossas exigências tecnológicas tendem a ser complexas e trabalhamos com instituições de pesquisa, parceiros da indústria e líderes tecnológicos, como a Autodesk, para criar as ferramentas mais sofisticadas que pudermos para nossos artistas. No caso de "As Aventuras de Tintin", nós nos beneficiamos do suporte personalizado à tecnologia da Autodesk para ajudar o processo de produção virtual a se desenvolver da forma mais eficiente possível."
Para saber mais sobre como a Weta Digital usou o software da Autodesk na produção de "Tintin", visite:http://area.autodesk.com/tintin.

Sobre a Autodesk
A Autodesk, Inc. é líder em software 3D de projeto, engenharia e entretenimento. Clientes nas indústrias de manufatura, arquitetura, construção e mídia e entretenimento - incluindo os 16 últimos ganhadores do Oscar de efeitos especiais - usam o software da Autodesk para projetar, visualizar e simular suas ideias. Desde o lançamento do software AutoCAD, em 1982, a Autodesk vem desenvolvendo o maior portfólio de programas de software de última geração para mercados globais. Para outras informações sobre a Autodesk, visitewww.autodesk.com.br.
Autodesk, AutoCAD, Maya e MotionBuilder são marcas registradas ou comerciais da Autodesk, Inc., e/ou suas subsidiárias e/ou afiliadas nos EUA e/ou em outros países. Academy Award e Oscar são marcas registradas da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Globo de Ouro é marca registrada e marca de serviço da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood. Todos os outros nomes de marcas, nomes de produtos ou marcas comerciais pertencem a seus respectivos proprietários. A Autodesk reserva-se o direito de alterar as ofertas de produtos e serviços, especificações e preços a qualquer momento, sem aviso prévio e não se responsabiliza por erros tipográficos ou gráficos que possam existir neste documento.
© 2012 Autodesk, Inc. Todos os direitos reservados.

Portal Podcultura

Pauta
Carla Manga

Colaborador de pautas
Larissa Yamatogue

Marketing e Publicidade 
Carol Queiroz

Editor Chefe
Sandra Camillo

Nenhum comentário: