29 de jan. de 2011

O que os presidentes ou CEO’s das empresas brasileiras precisam saber para utilizar incentivos fiscais como ferramenta estratégica,

O que os presidentes ou CEO’s das empresas brasileiras precisam saber para utilizar incentivos fiscais como ferramenta estratégica, visando a fortalecer a sua cadeia produtiva e agregando ganhos institucionais e mercadológicos para acionistas, clientes e fornecedores.


Segundo dados do Tribunal de Contas da União, há no Brasil cerca de R$ 65 bilhões em forma de incentivos fiscais, fundos de investimentos públicos, editais ou programas dos governos Federal, estaduais e municipais. São aproximadamente 800 fontes de recursos nacionais.

No âmbito internacional, só no Reino Unido há, aproximadamente, 300 instituições que destinam recursos para projetos realizados no Brasil (Guidestar UK, 2010). O EUROPEAID (Cooperação da União Europeia para o Desenvolvimento da América Latina) tem orçamento de 556 milhões de euros (R$ 1,28 bilhão) para o período 2007/2013 para projetos de defesa dos direitos humanos, energia renovável, combate às drogas e redução da pobreza.

Entretanto, apesar de todo esse volume de recursos, poucas são as empresas brasileiras que incluem estas fontes em seus planejamentos estratégicos. Nenhuma das mil maiores empresas brasileiras tem departamento especializado para tratar do assunto e transformar esses recursos em ganhos institucionais e ferramentas para viabilizar metas e melhorar resultados.

O IN-PRÓ — Instituto Movimento Pró-Projetos (www.institutomovimento.com.br), criado em julho de 1997, é uma consultoria especializada na identificação das fontes e diagnóstico adequado à utilização plena dos incentivos fiscais. Márcio Godoy, Karina Ruffo e Kátia Seadi, que fazem parte da equipe do IN-PRÓ, são autores do livro “103 Dicas – O que toda empresa precisa saber para utilizar incentivos fiscais” (Editora Difusão Cultural do Livro – DCL).

A maior visibilidade dessas fontes de recursos e o conhecimento sobre o acesso a elas contribuem muito para ampliar os projetos de responsabilidade socioambiental no Brasil. Prezado jornalista, estamos à disposição para agendar entrevistas com os especialistas do IN-PRÓ, contribuindo para disseminar as amplas possibilidades de utilização dos incentivos fiscais.

Nenhum comentário: