2007 - Estamos dentro de um porão. Não há janelas, o ar é úmido e o teto, de tão baixo, faz de nós, trabalhadores do local, jovens corcundas. O chão é forrado de pequenas pastinhas azuis, que dão ao ambiente um ar de fundo de piscina, decadente, é claro. Um sapo de pano verde segura a porta, que evidentemente deve sempre permanecer aberta, pois, caso contrário, viraríamos cogumelos urbanos.
Lá trabalhavam dois rapazes, aparentemente normais, sem muitos vícios, a não ser a necessidade absurda de estar fazendo algo novo. E foi em um dia de muita chuva, fechados em seu micro porão, cercados por seus desumidificadores de ar e por seus dois assistentes malucos, que surgiu a idéia de realizar um festival de cinema.
Abriram suas agendas e determinaram uma data. Tinham exatamente um mês para organizar tudo. O local foi escolhido. Uma pequena cidade do interior a 283 km de São Paulo, carente de atividades culturais, Itapeva. Assim surgiu o 1º Festival POPular de Cinema. Em três dias de evento, mais de 1.000 pessoas assistiram a 12 filmes, entre curtas e longas metragens, 69 pessoas entre 12 e 59 anos beneficiaram-se das oficinas de interpretação. E tudo de graça, até a pipoca.
Um ano se passou. Hoje nossos jovens corcundas não habitam mais o porãozinho, estão cada qual em um estado, mas isso não os impediu de continuar com o sonho de realizar um festival popular de cinema que exiba filmes que tenham um diálogo direto com o público, de desenvolver atividades culturais gratuitas, de levar um pouco de sonho para os 83 mil habitantes de Itapeva. E não é eles conseguiram?
Vem aí. O 2º Festival POPular de Cinema em Itapeva.
Vencedor do Programa de Ação Cultural – PAC – na categoria festivais de cinema.
De 19 a 24 de maio.
Mais de 20 curtas. Além do longa-metragem Sanamento Básico de Jorge Furtado.
Oficinas de Interpretação e Vídeo.
Mostra Regional, Itinerante e Competitiva.
NÃO PERCAM!!! TUDO GRÁTIS!!!
EM BREVE PROGRAMAÇÃO COMPLETA.
+ lá no www.pentefino.blog-se.com.br
Até a próxima
Daniel Gaggini
Nenhum comentário:
Postar um comentário