
TEATRO AUGUSTA TRAZ PARA O BRASIL MICHELE PANELLA, DO TEATRO DELLA LIMONAIA – ITÁLIA
Curador artístico italiano participa de debate que conta também com a presença de Neyde Veneziano, Débora Dubois, Inês Aranha de Carvalho e Sergio Salvia Coelho. Evento comemora os cinco anos de atividades da Associação Cultural Augusta, presidida por André Ferreiras
Em comemoração aos cinco anos de atividade da Associação Cultural Augusta o TEATRO AUGUSTA traz com exclusividade para o Brasil Michele Panella, curador artístico do Teatro Della Limonaia, da Itália, Florença. Considerado um dos maiores expoentes do teatro contemporâneo italiano, Michele irá compor a mesa redonda do debate Da Encenação à Realidade – Intercâmbio Cultural Brasil-Itália, que será realizado dia 26 de novembro, às 20h, com entrada franca. O intercâmbio cultural é idealizado por Alain Brum e Eliane Sombrio, com supervisão de André Ferreiras, diretor geral do Teatro.
O evento começa com a apresentação musical de Andréa Kaiser e Rosana Civile ao piano, interpretando uma composição de Luciano Bério. Após, tem início a mesa redonda composta por Neyde Veneziano, professora da UNICAMP especializada em teatro italiano, que falará sobre o teatro italiano no Brasil; Michele Panella, que falará sobre o teatro contemporâneo italiano, Débora Dubois, diretora, que falará da experiência de ter dirigido uma peça brasileira na Itália no Projeto Festival Intercity, promovido pelo Teatro Della Limonai, Sergio Salvia Coelho, crítico de teatro da Folha de SP, que falará sobre o teatro contemporâneo brasileiro e Irene Thiago, tradutora juramentada que fará tradução consecutiva do evento.
Após a explanação dos convidados haverá debate de 30 minutos aberto à platéia, com mediação de Inês Aranha de Carvalho, atriz formada pelo Piccolo Teatro de Milano. “É um projeto ousado que visa difundir a dramaturgia contemporânea italiana no Brasil. O tema sobre o teatro contemporâneo é foco de discussão desde 2002, quando a Associação Cultural Augusta começou a produzir projetos similares. Investir em projetos deste porte comprova a responsabilidade social do Teatro Augusta” afirma André Ferreiras, diretor geral do Teatro Augusta.
“Contar com a presença do Michele Panella e reunir os mais variados profissionais para discutir o teatro contemporâneo italiano é uma satisfação” afirma Alain Brum, idealizador do projeto junto com Eliane Sombrio. A Associação Cultural Augusta é uma entidade sem fins lucrativos subsidiada pelo Teatro Augusta com o objetivo de produzir projetos de cunho social. Desde a sua fundação a Associação realizou os projetos Sarah Kane - Ciclo de Leituras, em 2003 e O Teatro Clássico - no Olhar Contemporâneo, em 2005, entre outros.
O projeto Da Encenação à Realidade – Intercâmbio Cultural Brasil-Itália, será dividido em dois módulos. O primeiro com objetivo de difundir o teatro contemporâneo italiano no Brasil, conta com a presença do curador artístico Michele Panella do Teatro Della Limonaia – Italia – Florença. O segundo módulo será o intercâmbio de três representantes do Teatro Augusta à Itália, com o objetivo conhecer o trabalho do grupo italiano e de traçar um paralelo entre a dramaturgia contemporânea italiana e a brasileira, que resultará em um debate realizado no primeiro semestre de 2008.
Sobre o Teatro Della Limonaia - O Teatro Della Limonaia é um espaço localizado no interior da Villa Corsi Salviate na cidade de Sesto Fiorentino, uma das cidadezinhas da periferia da cidade de Florença. A antiga serra dos Limões se tornou Teatro em 1987 quando, com a direção artística de Bárbara Nativi torna-se sede da Companhia Laboratório Nove dirigida por Silvano Panichi. Desde junho de 2005 o Teatro é dirigido por Dimitri Milopulos. Graças ao sustento da Comune de Sesto Fiorentino nasceu a primeira edição do Intercity, o Festival Internacional que ainda hoje liga Florença com as grandes capitais mundiais: Nova Iorque (1988), Moscou (1989), Estocolmo (1990), Budapeste (1991), Montreal (1992 e 1993), Madrid (1994), Lisboa (1995), Londres (1996 e 1997), Paris (1998 e 1999), Berlin (2000 e 2001), Atenas (2002 e 2003), São Paulo (2004), Edimburg (2005), Toronto (2006). O Intercity se impõe bem rapidamente à cena italiana e européia, graças a sua forte identidade artística.
Sobre a Associação Cultural Augusta - O Teatro Augusta desde sua reforma em 1999 é considerado um pólo de cultural na cidade de São Paulo e em parceria com a Associação Cultural Augusta vem promovendo a discussão do teatro contemporâneo com projetos similares como: Sarah Kane - Ciclo de Leituras, O Teatro Clássico - no Olhar Contemporâneo, entre outros. Os projetos da Associação Cultural Augusta têm enorme relevância social, já que visam difundir a dramaturgia contemporânea e criar um olhar crítico sobre a produção dramatúrgica mundial. O público alvo são estudantes de teatro, atores, diretores e interessados em geral, que tem comparecido com assiduidade, reafirmando que iniciativas desse porte são fundamentais para a formação cultural de uma cidade.
Para Roteiro
Da Encenação à Realidade – Intercâmbio Cultural Brasil-Itália
Dia 26 de novembro de 2007, segunda-feira, às 20h
Debate: O Teatro Contemporâneo Italiano
Participação: Andréa Kaiser, Rosana Civile, Inês Aranha de Carvalho, Michele Panella, Neyde Veneziano, Débora Dubois, Sergio Salvia Coelho e Irene Thiago.
Duração: 90 minutos. Recomendação: a partir de 14 anos. Entrada franca (retirar convite no dia do evento, a partir das 15h).
TEATRO AUGUSTA - SALA NOBRE – Rua Augusta, 943 – Cerqueira César, tel: 3151-4141. Capacidade 302 lugares. Bilheteria funciona de quarta a domingo, a partir das 15 horas. Acesso para deficientes. Ar condicionado. Café.
(Amália Pereira - outubro/2007)
Assessoria de Imprensa
Amália Pereira - MTB: 28545
(11) 3159-1822 / (11) 9762-5340
amaliapereira@terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário