9 de fev de 2017

GALERIA MARCELO GUANIERI


ASU TO IU HI GA ARU KAGIRI / SHIAWASE WO SHINJITE
(ENQUANTO HOUVER O AMANHÃ / CREIA NA FELICIDADE)

ROGÉRIO DEGAKI
Em sua primeira individual na unidade São Paulo da Galeria Marcelo Guarnieri, o artista plástico paulistano Rogério Degaki expõe recente produção, com foco em esculturas produzidas entre 2011 e 2013, e pinturas do ano de 2005.

Em sua última individual na unidade Ribeirão Preto, da Galeria Marcelo Guarnieri, o artista plástico Rogério Degaki (1974- 2013), partindo de reminiscências pessoais, criou esculturas, a partir de referências como as fantasias dos personagens de desenho animado prediletos de sua infância. Para a exposição na unidade São Paulo, Degaki destaca as principais fases de sua produção artística, com foco para as esculturas produzidas entre os anos de 2011 e 2013, e pinturas do ano de 2005. “Enquanto houver o amanhã/ Creia na Felicidade”estreia na Galeria Marcelo Guarnieri, São Paulo, no próximo dia 18 de fevereiro (sábado), a partir das 14h. Com entrada gratuita, a exposição fica em cartaz até o dia 18 de março (sábado).
O título da individual, “Enquanto houver o amanhã/ Creia na Felicidade”, é uma tradução da letra da música japonesa “ASU TO IU HI GA ARU KAGIRI / SHIAWASE WO SHINJITE”, cantada em diversas versões e diferentes intérpretes. Como frequentador dos tradicionais karaokês de SP, Rogério, que possui ascendência nipo-brasileira, cantava, em suas horas de lazer, a versão do cantor Akikawa Masafumi. Da ligação de memória afetiva e pessoal, o artista constrói um universo lúdico, reafirmando o caráter pop de seus recentes trabalhos, que dialogam com as propostas de artistas contemporâneos como Jeff Koons e Takashi Murakami. 
Nas esculturas, Degaki continua o exercício iniciado há dez anos em sua trajetória, de criar objetos que fazem parte do cotidiano, com elementos de humor e ironia, em esculturas de isopor, que recebe acabamento com fibra de vidro, resina plástica e a valiosa finalização com pintura automotiva. Na obra “Co-op”, de 2012, a construção da peça com figuras de cabeça grande e corpo pequeno, remete ao imaginário atual das simulações computadorizadas e da tecnologia 3D. Parte das peças e das pinturas de “Enquanto houver o amanhã/ Creia na Felicidade”, são inéditas, e outras foram expostas em ocasiões como o 17º Cultura Inglesa Festival, no Centro Britânico Brasileiro, no ano de 2013, e na individual “Your princess is in another castle”, na unidade Ribeirão Preto da Galeria Marcelo Guarnieri, em 2012.
Bacharel em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) em 2000, Rogério Degaki participou de exposições coletivas em importantes museus, como o Yerba Buena Center for the Arts-San Francisco (EUA), MOT-Museum Of Art-Tokyo (JP), Museum of Contemporary Art-Hiroshima (JP) e Museu de Arte Moderna de São Paulo (BR).
A exposição “Enquanto houver o amanhã/ Creia na Felicidade”, que abre dia 18 de fevereiro (sábado), a partir das 14h, para convidados, fica em cartaz, com entrada gratuita, de 20 de fevereiro a 18 de março, na unidade São Paulo da Galeria Marcelo Guarnieri.

ERVIÇO
Galeria Marcelo Guarnieri
Exposição Individual de Rogério Degaki

Inauguração:
18 de fevereiro, 2017 / 14h - 18h
Data de abertura e fechamento:
18 de fevereiro a 18 de março, 2017
Endereço:
Alameda Lorena, 1966
São Paulo – SP – Brasil / CEP 01424 006.

Dias e horários de funcionamento da galeria:
seg-sex 10h – 19h / sab 10h – 17h
Assessoria de Imprensa:
Agência Blush – Hussein Rimi
Fone – 11 – 3081 5844 – 99259 0173
Transporte público mais próximo/como chegar:
https://www.google.com/maps/ place/Galeria+Marcelo+ Guarnieri/@-23.5610883,-46. 671108,17z/data=!3m1!4b1!4m5! 3m4!1s0x94ce59d53c437ac3: 0x53cc181c67446c21!8m2!3d-23. 5610883!4d-46.6689193
Site da galeria:
www.galeriamarceloguarnieri. com.br


SOBRE A GALERIA MARCELO GUARNIERI
Reconhecido nome da arte moderna e contemporânea em Ribeirão Preto (SP), o galerista Marcelo Guarnieri pertence à geração dos anos 80 que levou para a cidade no interior de São Paulo, exposições e mostras de nomes como Iberê Camargo, Siron Franco, Carmela Gross, João Rossi, Lívio Abramo, Amílcar de Castro, Tomie Ohtake, Volpi, entre outros. Dominada, até então, pelos artistas locais, em um trabalho de vendas informal, Guarnieri, ao lado de Joao Ferraz (hoje IFF) e colecionadores de artes, cultivou um espaço que hoje pode ser considerado o resultado de um trabalho de consolidação profissional de imagem e de um olhar estético técnico e apurado.
Por um período de dois anos, Marcelo foi diretor do Museu de Arte de Ribeirão Preto - o MARP – em sua fase inicial. No ano de 2006 nascia a Galeria de Arte Marcelo Guarnieri com o desejo de criar um espaço fora do eixo Rio-SP, que dialogasse com nomes das artes moderna e contemporânea. Em oito anos, além das exposições mencionadas acima, a participação em feiras e eventos nacionais e internacionais, atraíram apreciadores da arte para o endereço. Resultado da experiência e da percepção de Guarnieri e de sua equipe: notaram que além da apresentação de nomes significativos do último período de produção artística, era necessário fortalecer, cultivar e estimular no público o entendimento da obra, do artista e do seu tempo de produção, por meio de visitas e atividades educacionais.
“Penso que criar essa nova mentalidade ainda é um processo em construção, porém, bem melhor que nos primeiros tempos. Hoje temos facilidades conquistadas com a Internet. Acabamos trabalhando, também, com clientes de SP e do Rio. No novo endereço em SP trabalharemos dentro da mesma filosofia da galeria de Ribeirão: Arte moderna e contemporânea num diálogo constante” avisa Marcelo Guarnieri, que garante o mesmo cuidado, qualidade e atenção; sinônimos que refletem o seu trabalho na unidade de Ribeirão.  
Além do endereço paulistano, a galeria manterá suas atividades paralelas na cidade do interior. As exposições serão pensadas para os dois espaços, podendo exibir projetos simultâneos ou autônomos.


A exposição abre dia 18 de Fevereiro (sábado). www.galeriamarceloguarnieri.com.br

#MarceloGuanieri #Podcultura #SandraCamillo #Eventos
--
                                                     Portal - www.podcultura.com.br

SnapChat : Podcultura
-- 
 
Sandra Camillo
Editora Chefe
https://www.facebook.com/sandra.camillo

Nenhum comentário: