22 de set de 2016

Universidade oferece tratamento GRATUITO para doenças periodontais

O tratamento será realizado por profissionais qualificados 

A Universidade UNG está selecionando pacientes para o tratamento de doenças periodontais. São 200 vagas para pacientes não fumantes e não diabéticos. Todos os pacientes que se qualificarem para o estudo receberão tratamento periodontal e avaliação da composição das bactérias presentes em sua boca. Todo o tratamento será gratuito, além das consultas de manutenções que eles poderão fazer na Universidade até um ano após a finalização do tratamento. Os interessados devem entrar em contato através do telefone (11) 2464-1726 ou pelo e-mail: perio@ung.br.  

As doenças periodontais são infecções graves que podem levar a perda dos dentes, podem aumentar o risco para doenças cardiovasculares e partos prematuros, além de estarem associadas com uma alta carga de bactérias agressivas que podem entrar na corrente sanguínea e causar infecções em outras partes do organismo. Durante décadas essas infecções vêm sendo tratadas principalmente por métodos mecânicos de remoção dessas bactérias, incluindo raspagem das raízes dos dentes e cirurgias. Porém, recentemente estudos clínicos importantes têm mostrado que alguns antibióticos sistêmicos podem contribuir bastante para o sucesso do tratamento. Dos cinco estudos clínicos randomizados com 1 ano ou mais de acompanhamento publicados sobre esse tema na literatura mundial, três foram conduzidos na UNG. 

Esses estudos fazem parte das pesquisas realizadas pelo Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Odontologia. “Nosso grupo de pesquisa na Universidade UNG tem contribuído, substancialmente, para o avanço do conhecimento nessa área nos últimos anos”, destaca Magda Feres, coordenadora do programa. O grupo de pesquisa existe desde 2000 e ficou reconhecido, mundialmente, através de mais de 200 artigos publicados nos temas “diagnóstico” e “tratamento das infecções periodontais”, incluindo um artigo recente publicado na revista científica The Lancet. 

Profa. Magda é doutora em Biologia Oral pela Universidade de Harvard, pesquisadora do CNPq e Forsyth Institute (Fundação de Pesquisa ligada à Harvard), presidente eleita da IAP (International Academy of Periodontology) (IAP/sede:Boston, USA) e vice-presidente do grupo de periodontia do IADR (International Association for Dental Research). 

Excelência na Odontologia 

Os estudos realizados na Universidade UNG têm contribuído para o tratamento das periodontites e de outros problemas bucais  em todo o mundo. Somente nos anos de 2015 e 2016, os professores do Mestrado e Doutorado em odontologia foram convidados para apresentarem os resultados dessas pesquisas na Itália, Suíça, Holanda, Polônia, Chile, Uruguai, Colômbia, Egito, Alemanha, Bélgica e Estados Unidos. As pesquisas tem recebido apoio financeiro constante dos órgãos de fomento nacionais (FAPESP e CNPq) e internacionais  (National Institutes of Health; NIH, USA). 

Recentemente, a Universidade UNG, em parceira com a USP e a Colgate inaugurou o projeto Latin America Oral Health Association (LAOHA), com sede na Universidade. O programa visa formar pesquisadores doutores de outros países da América Latina ou outras regiões do Brasil, que possam multiplicar esse conhecimento em seus países/regiões de origem. 

A primeira aluna comtemplada com a bolsa de doutorado pelo projeto foi à chilena, Belén Valdes.  “Conheci a UNG ainda na graduação. Em contato com a Professora Magda Feres, uma das mentoras do projeto e referência mundial em pesquisa sobre tratamento periodontal, viajei para o Brasil e realizei um estágio nas áreas de microbiologia e periodontia clínica. Depois de um ano voltei ao Brasil e realizei o meu Mestrado na UNG. Sinto-me honrada em ter sido a primeira aluna bolsista selecionada para o doutorado da LAOHA. É uma grande responsabilidade”, revelou a estudante. 

Além do financiamento das bolsas de pesquisa e um fundo-reserva para que esses alunos possam viajar para apresentar resultados dos seus estudos nos mais importantes congressos da área odontológica, o projeto poderá abranger outras atividades, como a organização de eventos internacionais e a realização de estudos multicêntricos que envolvam a UNG, a USP e outras instituições de ensino e pesquisa da América Latina. 

Serviço: 

Tratamento periodontal gratuito – 200 vagas

Telefone: (11) 2464-1726 

E-mail: perio@ung.br

Nenhum comentário: