13 de set de 2016

Guarupass celebra seis anos do projeto Escola na Garagem



Com foco em cidadania, o programa social já atendeu mais de 29 mil crianças
da rede pública de ensino de Guarulhos
Iniciativa da Guarupass, o projeto Escola na Garagem comemora seis anos de atividade neste mês de setembro. O programa social, com foco em cidadania e valorização do transporte coletivo, é desenvolvido com crianças de 8 a 10 anos, estudantes da rede pública estadual e municipal de Guarulhos.
De 2010 a 2016, mais de 29 mil crianças já participaram do projeto, que consiste em um passeio inteiramente gratuito de duas horas e meia por uma das garagens das quatro empresas que operam o transporte coletivo na cidade – Empresa de ônibus Vila Galvão, Viação Urbana Guarulhos, Viação Campos dos Ouros – e a Guarulhos Transporte, que atua no sistema metropolitano de transporte.
“É essencial conscientizar as crianças sobre o papel do ônibus e do transporte coletivo na sociedade. A Guarupass tem muito orgulho de promover o Escola na Garagem, que vem crescendo a cada dia. Nosso objetivo é conseguir atender todas as escolas do município, inclusive as da rede particular”, afirma Márcio Roberto Pacheco, diretor executivo da Guarupass.
Com identidade visual lúdica, o ônibus do programa, especialmente equipado com cintos de segurança, faz o translado das crianças entre a garagem e a escola. Ao longo do passeio, uma pedagoga treinada acompanha os alunos, enfatizando a importância de zelar pelo transporte público e o meio ambiente, além de apontar o ônibus como elemento essencial para a mobilidade urbana.
Após assistir um vídeo educativo que contempla a história de Guarulhos e mensagens contra o vandalismo, as crianças passam pela sala de controle de operação, onde funcionam os sistemas de monitoramento, GPS e câmeras integradas. A visita à garagem segue ainda, passando pelas áreas de manutenção e, em seguida, as crianças entram em um ônibus de linha regular para passar por dentro do lava rápido da garagem.
Além de iniciativas de responsabilidade social, a Guarupass também realiza ações assistenciais, como Natal Solidário, Campanha do Agasalho e de combate a doenças endêmicas. “Campanhas sociais e colaborativas como esta fazem parte do nosso DNA”, ressalta o executivo. 
O projeto Escola na Garagem acontece sempre de segunda a quinta, com exceção nos períodos de recesso escolar, atendendo mais de 500 alunos mensalmente.

Sobre a Guarupass
A Guarupass (Associação das Concessionárias de Transporte Urbano de Passageiros de Guarulhos e Região) é referência no setor de transportes há 21 anos. Além disso, é uma das pioneiras no segmento de bilhetagem eletrônica no País.
Responsável pela criação e administração do Bilhete Único de Guarulhos, cartão eletrônico válido em todas as empresas de ônibus da região, a entidade funciona também como importante elo entre o poder público, usuários do transporte e as Concessionárias do município. Realiza ainda estudos técnicos, visando contribuir com a modernidade, segurança e bem-estar dos passageiros. Sua sede está localizada no centro de Guarulhos, onde também está situada sua loja. No local, os clientes e usuários podem fazer o cadastro, carregar os bilhetes e ter acesso aos demais produtos.
A Guarupass administra mais cinco lojas nos terminais de ônibus da cidade e mais de 100 postos de venda terceirizados, atendendo mais de 1.600 pessoas por dia.  Com forte atuação em ações de responsabilidade social, apoia campanhas e entidades por meio de diversos projetos, como o Escola na Garagem, Campanha do Agasalho, do Casamento Comunitário, Natal Solidário, entre outros. Com nove empresas associadas, contam com quase sete mil colaboradores. 


Sandra Camillo
Editora Chefe
https://www.facebook.com/sandra.camillo

Nenhum comentário: