15 de ago de 2016

Projeto de incentivo aos paradesportos é destaque na Casa Brasil





simulador de paradesporto 
(Karina Godoy)

basquete em cadeira de rodas 
(Karina Godoy)

futebol com venda nos olhos 
(Karina Godoy)

bocha em cadeira de rodas 
(Karina Godoy)


basquete em cadeira de rodas 
(divulgação do evento)

Casa Brasil recebe o projeto Experimentando Diferenças, que convida o público a simular competições esportivas em equipamentos adaptados
A Casa Brasil, evento gratuito da Rio 2016 que acontece de 04 de agosto a 18 de setembro no Píer Mauá, receberá o projeto "Experimentando Diferenças", uma arena de 180 m2 para experimentação de cinco modalidades de esportes adaptados: corrida em cadeira de rodas, bocha desportiva, fut cinco, basquete e game duelo sem limites.

Há presença de monitores que ensinam o público a jogar futebol com os olhos vendados, basquete em cadeira de rodas, além de games com simulação virtual de corrida e handbike, entre as principais atividades. E também a presença de atletas, como o tetracampeão de paracanoagem (e ex-BBB) Fernando Fernandes. Na opinião dele, o diferencial do projeto "é dar visibilidade ao atleta e, no contato com o público, quebrar paradigmas’’.

Criado em 2013, o "Experimentando Diferenças", patrocinado pelas Loterias CAIXA, promove a inclusão das pessoascom deficiência, divulga a importância dos esportes adaptados e das histórias de superação desses atletas, e de conquistar uma torcida forte e calorosa para as Paralimpíadas Rio 2016. O projeto passou por 30 cidades e já foi vivenciado por mais de 150 mil pessoas que utilizaram equipamentos semelhantes aos dos atletas profissionais. "O público tem a oportunidade de se sentir ‘na pele’ de uma pessoa com deficiência que pratica esportes adaptados. Os adultos se emocionam e as crianças se divertem", explica Fernando Rigo, CEO do Experimentando Diferenças.

O prêmio - O projeto Experimentando Diferenças foi escolhido, entre 350 inscritos do Brasil inteiro, vencedor do Programa CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local, cujo objetivo é reconhecer e valorizar experiências bem-sucedidas e que melhoram a qualidade de vida das pessoas por todo o país. Iniciada em 1999, a premiação é inspirada no programa da Organização das Nações Unidas (ONU): "As Melhores Práticas e Lideranças Locais" (Best Practices and Local Leadership Programme). A iniciativa tem a chancela do Comitê Paralímpico Brasileiro e o patrocínio exclusivo da Loterias Caixa.

Casa Brasil: Espaço de promoção do Brasil, terá 46 dias de atividades em esporte, cultura, turismo e negócios, comum conceito rico em experiências sensoriais e tecnologias audiovisuais de ponta. Turistas terão a chance de entender a cultura local, com oficina e degustação de gastronomia, simuladores de esporte, realidade virtual e assistir shows de artistas brasileiros.

SERVIÇO: Projeto Experimentando Diferenças
Período: 4 de agosto a 18 de setembro
Horário: 10h às 20h
Endereço: Galpão 02 do Porto Maravilha - Avenida Rodrigues Alves, 10 - Praça Mauá.
Evento gratuito.

Nenhum comentário: