27 de ago de 2016

Encontro Internacional de Palhaços


“CIRCOVOLANTE – 8° ENCONTRO INTERNACIONAL DE PALHAÇOS” ACONTECE DE 23 A 25 DE SETEMBRO, EM MARIANA – MG, COM MAIS DE 100 PALHAÇOS REUNIDOS
FESTIVAL TEM TRÊS DIAS DE PROGRAMAÇÃO GRATUITA COM ESPETÁCULOS
E DIVERSAS ATRAÇÕES CIRCENSES

Respeitável público! O evento mais colorido de Minas Gerais já tem data para 2016: entre 23 e 25 de setembro, o 8° Circovolante – Encontro Internacional de Palhaços reúne mais de 100 artistas circenses de diferentes cidades, países, idades, cores, tamanhos e formas em Mariana/MG. Tem palhaço baixinho, tem palhaço amarelo, palhaço gringo, de circo, de rua e do teatro. O festival tem patrocínio máster da CAIXA e do Governo do Federal.
Serão três dias de apresentações gratuitas nas praças, no teatro, escolas, asilos e hospitais da cidade. A programação conta com espetáculos variados, exposição fotográfica, exibição de filmes, lançamento de livro, rodadas de bate-papo, atrações musicais, carreatas de palhaços e o Samba no Pé-de-Moleque – no dia 24 de setembro (sábado), a partir das 15h, todos os palhaços que participam do festival se reúnem com a população, que também leva seu nariz vermelho para celebrar o Encontro em um grande cortejo pela cidade histórica.
A cada edição, o Circovolante homenageia um palhaço de destaque na cena circense. Este ano o nordestino Biribinha, que comanda há mais de 30 anos a Turma do Biribinha, foi o escolhido. “Nada melhor que receber uma homenagem e poder desfrutar em vida, participar desse momento. Ser lembrado por um grupo de palhaços que tem a preocupação em preservar essa figura, pra mim é uma honra maior. Desde a primeira vez que fui ao Encontro, há cinco anos, virou uma epidemia, eu nunca mais faltei. Mariana abre os braços pra receber os palhaços. É contagiante, já estou muito ansioso”, conta.
“Há oito anos fazemos este evento que é um encontro mesmo, no sentido mais simples da palavra. É um momento de reunir palhaços e artistas de diversas formações e gerações entre si e com o público, que espera por nós e abraça a ideia de uma maneira comovente. Este ano, mais do que nunca, vamos retribuir este carinho às pessoas que tanto precisam de um pouco de alegria e diversão. A população de Mariana merece um alento depois de um período tão difícil. Esta é a nossa missão no 8° Encontro de Palhaços”, afirma Xisto Siman, palhaço do Circovolante e um dos idealizadores do evento.
Circo Irmãos Simões, Tato Villanova, Palhaço Mixuruca, Furreca e Lambreta, Palhaço Ritalino, Uniclown, Cia Sapato Velho, Guga Morales, Ey Pacha, Artitude, Música com Classe – Corporação Musical XV de Novembro, Cia da Sorte, Pé-de-Cana, Cia Circunstância, Mustacho, Turma do Biribinha e Charanga Mutante são presenças confirmadas.
O Circovolante – 8° Encontro Internacional de Palhaços tem patrocínio máster da CAIXA e do Governo Federal, patrocínio da CODEMIG e Governo do Estado de Minas Gerais, apoio cultural do Number One, Marianatur, SESI-Fiemg, Neaspoc, Casa de Cultura Pedro Aleixo e Top Cultura.

SERVIÇOS:
Circovolante – 8° Encontro Internacional de Palhaços
Data: de 23 a 25 de setembro.
Local: eventos concentrados na Praça Gomes Freire e Praça da Sé – Mariana/ MG.
Todos os eventos são gratuitos.

SOBRE O CIRCOVOLANTE
No interior de Minas Gerais, em Passagem de Mariana, a arte circense se renova o tempo todo com o Circovolante, que há 16 anos leva palhaços, cômicos, bufões, músicos e brincantes em espetáculos para todo o Brasil. Fruto de uma parceria de 25 anos entre Xisto Siman e João Pinheiro, o grupo é uma combinação de labor circense com a divulgação dessa arte milenar.
Em sua sede, a Casa do Palhaço, o Circovolante recebe regularmente crianças e adolescentes, que aprendem sobre o processo de funcionamento e gestão do grupo e compreendem melhor o ofício da arte circense. Também são ministradas oficinas para público em geral e apresentação de espetáculos. O Circovolante possui também um acervo com livros de história do circo e mais de 300 filmes de comédias mudas do princípio do século passado, disponível em sua sede.

Nenhum comentário: