28 de jul de 2016

O potencial da melancia





Por José Luiz Tejon Megido, Conselheiro Fiscal do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS), Dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM, Comentarista da Rádio Jovem Pan. 
As bebidas esportivas ou os isotônicos movimentam quase 10 bilhões de dólares nos Estados Unidos. São consumidos mais de seis bilhões de litros. Os chineses também mandam ver nos isotônicos, consumo que crescem anualmente.
Aqui no Brasil nós estamos ainda bem longe desses números, quando comparamos esses mercados, mas segue aqui uma dica preciosa recebida da Dra. Anita Gutierrez. do Centro de Qualidade, Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do CEAGESP, a opção nacional genial e indicada para substituir as bebidas isotônicas é o suco de melancia.
A maravilhosa melancia é um fruto rico em fito nutrientes como o licopeno, precursor do B caroteno, com alta capacidade antioxidante e que evita a perda celular. A melancia também é rica em L Citrulina, aminoácido que reduz a dor muscular.
Um estudo realizado na Espanha investigou o potencial do suco de melancia como bebida funcional para atletas e este revelou ser a melancia uma ótima ajuda na recuperação das batidas cardíacas e dor muscular.
Então, está na hora de produtores e atacadistas da melancia começarem a comunicar esse belo produto e seu suco, como ótima alternativa isotônica. Comprem melancias, façam sucos e aprecie um dos melhores isotônicos naturais do mundo.
Sobre o CCAS
O Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.
O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.
Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.
A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo oconhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/. Acompanhe também o CCAS no Facebook: http://www.facebook.com/agriculturasustentavel






Sandra Camillo
Editora Chefe
https://www.facebook.com/sandra.camillo

Nenhum comentário: