27 de mai de 2016

Chef Marcia Garbin ministra aula de gelatos no Ver-o-Peso da Cozinha Paraense


Premiada chef gelatière da Gelato Boutique, de São Paulo, participa pela primeira vez do festival em Belém

A chef gelatière Marcia Garbin, única brasileira com o título de "Gelato Pioneer", símbolo da maestria italiana em gelatos no mundo conferido pela Carpigiani, participa da 14º edição do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, em Belém (PA), cidade que completa 400 anos e acaba de receber, pela Unesco, o título internacional de cidade criativa da gastronomia, oficializando toda a cultura gastronômica local como referência mundial. É a primeira vez que a chef participa do evento.

Marcia Garbin, chef gelatière da Gelato Boutique, ministra aula de gelatos no Ver-o-Peso da Cozinha Paraense. Crédito da foto: Igor Garbin.

Neste domingo (29/maio), às 19h, no Boulevard Shopping, a chef ministrará uma aula com o tema "Fazendo Sorvetes Deliciosos em Casa". Na aula, a chef ensinará técnicas para preparar em casa receitas com ingredientes nacionais, como o cambuci (original da Mata Atlântica), o cupuaçu (fruto amazônico), o pequi (original do Cerrado) e a castanha-do-Pará. Será mostrado o passo a passo das receitas de sorbettos de cambuci e cupuaçu e gelatos de castanha de pequi e castanha-do-Pará. Formada em Gastronomia com especialização em Confeitaria pela Le Cordon Bleu, em Paris, Marcia fez também especialização em decoração de doces, na Wilton School, em Chicago (EUA). Tornou-se mestre gelatière pela Gelato University, em Bolonha. Morando na Toscana, trabalhou nas principais gelaterias da Itália e aprendeu a arte dos gelatos e dos semifreddos. Vencedora por dois anos consecutivos do Firenze Gelato Festival (como chef-revelação, em 2012, e como melhor gelato, em 2013), o maior festival de sorvete do mundo, Marcia resolveu voltar ao Brasil em 2014. Com seu carrinho vintage, fez sucesso pelas feirinhas gastronômicas antes de abrir sua primeira loja, em abril de 2015, no Shopping Cidade São Paulo, na avenida Paulista, e em junho, em um charmoso sobrado de esquina, na Pamplona com a alameda Itu, nos Jardins, também na cidade de São Paulo. Marcia conduz um rigoroso processo artesanal nas lojas da rede, aliando sabores surpreendentes com preocupação saudável - ingredientes frescos, sazonais, sem glúten, conservantes, gorduras vegetais, aditivos químicos ou açúcar refinado. "Os italianos têm a cultura do sorvete desde o Renascimento. A Itália continua sendo o berço dos gelatos, mas não faz sentido, no Brasil, só ter produtos italianos numa gelateria. Devemos valorizar os ingredientes cultivados aqui, pois conseguimos produtos de mais qualidade, além de valorizar a cultura e a mão-de-obra locais. Por isso, é um prazer participar de festivais como o Ver-o-Peso, em que troco experiências com outros chefs e posso pesquisar ingredientes para incorporar ao menu da Gelato Boutique", explica a chef Marcia Garbin.

O Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense foi criado pelo chef Paulo Martins em 2000 com o objetivo de promover a cultura gastronômica paraense por meio de seus ingredientes, técnicas e a interação entre chefs e suas diferentes especialidades. Hoje é comandado por Joana Martins, sua filha, que não mede esforços para destacar o Pará como importante destino turístico e pólo produtor de insumos gastronômicos brasileiros. Além disso, zela pela permanência e legitimidade da culinária amazônica quando promove o intercâmbio com a gastronomia de outros estados e países. Nesta edição, o festival tem o apoio do Governo Estadual do Pará, Prefeitura de Belém, Boulevard Shopping e Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança.

Serviço:
Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense
O quê: Fazendo sorvetes deliciosos em casa com a chef gelatière Marcia Garbin
Quando: 29/06/16, às 19h
Onde: 4º Piso do Boulevard Shopping, em Belém, no Pará

Sobre a Gelato Boutique:
Gelatos sob medida, com o olhar autoral de chef. Criada em abril de 2015, a proposta da Gelato Boutique é ser mesmo um ateliê de gelatos. À frente do negócio, está o casal, a premiada chef gelatière paulistana Marcia Garbin e seu marido, o empresário italiano Mario Fornari. Com prêmios internacionais na bagagem, a formação como chef e confeiteira (pela Le Cordon Bleu, em Paris) e mestre sorveteira (Gelato University, em Bolonha), sem esquecer das suas raízes brasileiras, a chef Marcia Garbin propõe um novo conceito de gelateria. O carro-chefe é o gelato italiano (mais leve e mais refinado que o sorvete tradicional) e maquinário italiano de ponta para bater e congelar o sorvete (como a Effe-6, da Cattabriga, e a Maestro, da Carpigiani), mas não só. Marcia traz também técnicas francesas em itens gelados de confeitaria, como semifreddo, macarons e até bem-casados com sorvete, com opções que podem ser personalizadas com logos, tags divertidas e outros mimos perfeitos para eventos - dos corporativos aos casamentos. Com essa proposta autoral, a chef abriu sua primeira loja em plena avenida Paulista, no Shopping Cidade São Paulo. Meses depois, abriu uma segunda unidade da rede, num charmoso sobrado na esquina da Pamplona com a alameda Itu, nos Jardins. Do gelato à casquinha crocante, dos picolés aos bolos de sorvete, tudo é produzido nas lojas da rede, todos os dias, com ingredientes frescos, sazonais, sem glúten, conservantes, gorduras vegetais, aditivos químicos ou açúcar refinado, apenas o açúcar da própria fruta. Caso dos sorbets de frutas vermelhas com jabuticaba ou de açaí com banana ou dos gelatos tropicais, com ingredientes brasileiros, como o doce de leite com cumaru (semente amazônica) e o Caffè-Lime, combinação de café mineiro com raspa e suco de limão taiti, que lhe valeu o prêmio de gelato do ano pelo Firenze Gelato Festival, em 2013. Gelato de alta gastronomia, com cor, sabor e frescor.

Serviço:
Gelato Boutique
Instagram: @gelatoboutique
Facebook: Gelato Boutique
Twitter: @GelatoBoutique


 

Sandra Camillo
Editora Chefe
https://www.facebook.com/sandra.camillo

Nenhum comentário: