12 de jun de 2015

Prêmio reconhece o Estado do Espírito Santo como destaque da pesquisa cafeeira nacional





Prêmio reconhece o Estado do Espírito Santo como destaque da pesquisa cafeeira nacional
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, integrante do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café, foi contemplado com o Prêmio INOVES, que estimula a inovação e o empreendedorismo capixaba

Em 2014, o Brasil produziu 45,1 milhões de sacas de café de 60 kg, sendo 32,1 milhões de café arábica e 13,0 de café conilon. O Espírito Santo é o maior produtor de café conilon com 9,9 milhões de sacas, o que representa 78% da produção nacional (Conab/Set.2014) e 20% da produção mundial. É ainda o segundo maior produtor nacional de café (arábica e conilon), cerca de 25% da produção do País. Como protagonista desse sucesso, está a pesquisa, desenvolvimento e inovação gerados no decorrer da trajetória do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural - Incaper, cujas pesquisas ganharam impulso com a criação do Consórcio Pesquisa Café, em 1997, sob a coordenação da Embrapa Café. Para ter ideia do resultado do investimento em pesquisa, a produção no Estado do Espírito Santo saltou de 2,4 milhões de sacas em 1993 para 9,9 milhões de sacas na safra de 2014, com um aumento de apenas 11% da área plantada.

Nos últimos anos, o Incaper tem avançado continuamente em pesquisas para renovação e revigoramento de lavouras e também em assistência técnica e extensão rural. Como reconhecimento desse esforço de pesquisa, oInstituto foi contemplado como o INOVES – Prêmio Inovação na Gestão Pública do Espírito Santo, programa do Estado coordenado pela Secretaria de Gestão e Recursos Humanos que estimula o desenvolvimento da inovação e do empreendedorismo no contexto do serviço público. O projeto “Melhoramento Genético Sustentável do Café Conilon” foi o vencedor da categoria Resultados para a Sociedade, uma das mais concorridas do prêmio.  A pesquisa teve início em 1985, em parceria com outras instituições, com o objetivo de gerar cultivares superiores para os cafeicultores capixabas. A criação do Consórcio Pesquisa Café, em 1997, fortaleceu esses estudos em curso e estimulou ainda outros em diversas áreas de pesquisa. 

Para ler a matéria na íntegra, acesse os sites da Embrapa Café e do Consórcio Pesquisa Café.



#Prêmio reconhece o #Estado do #Espírito #Santo como destaque da pesquisa #cafeeira nacional


Nenhum comentário: