19 de jun de 2015

Marcio Leandro, brasileiro residente no Chile




Por Sandra Camillo

01.Os desafios de morar no Chile?
Marcio - Um dos maiores desafios para nós  foi recomeçar do zero em uma cidade que se não temos o documento do país que é o  rut  não somos nada isso para nos foi difícil .

02. Como é Morar no Chile?
Marcio - Mora no Chile para mim está sendo uma experiência fantástica ,  vivendo muitas coisas novas , amizades novas e ganhar hoje pra saber usar amanhã, porque estou em outro país e está sendo incrível .

03. O que sente mais falta do Brasil?
Marcio - O que mais sinto falta do Brasil é a  comida, sem dúvida .  

04. Pensa em voltar e por que?
Marcio -  Penso ficar em Santiago por tempo indeterminado , joguei minha vida pra ar em São Paulo para mudar de vida, então, tenho que ficar o tempo necessário para um bom crescimento .

05. Você é um empreendedor?
Marcio -  Ainda não, no meomento estou plantando sementes para um pequeno empreendimento.

06. Tem um emprego formal?
Marcio - Sou trabalhador autônomo.

07. Já frequentou algum curso no País e qual?
Marcio - Fiz um para curso da minha área para se adequar ao mercado de Santiago

08. Quais as principais dificuldades que encontrou ou encontra vivendo no Chile?
Marcio - Para mim uma dificuldade foi e estar sendo, que é a língua .

09. Existem pesquisas que dizem que todo mundo deseja morar no Brasil, por que você saiu?
Marcio - Sai do Brasil por mudança de vida mesmo nada relacionado à economia , a economia do Brasil está mal mais não é motivo para sair até porque o Brasil vem sofrendo com a economia  faz tempo .

10. Há quanto tempo está morando no Chile?
 Marcio -  Estou no Chile vai fazer 5 meses .

11.Quais são as vantagens e  desvantagens?

Marcio - Por que Chile ? Um país mais tranquilo , seguro , país onde brasileiro é bem vindo, isso não tem preço, me sinto bem aqui em Santiago .

12. Porque Morar no Chile e não Argentina ou outro país, como fez sua escolha?

Marcio - Vantagens uma língua nova uma possibilidade de estudar que para mim estava fora dos meus  planos , com o documento chileno tenho uma vantagens pra alguns países desvantagem São Paulo x Chile quase nada mais levando em consideração alimentação muito cara  .


13. O que você mais gosta no Chile?

Marcio - O  frio é o que mais me encanta aqui no Chile .

14. Que faz nas horas de lazer?

Marcio - Nas horas de lazer, estou com amigas e amigos brasileiros para se sentir totalmente em casa .

15. Já usou algum serviço público?

Marcio - Ainda não,  sei como funciona por exemplo saúde é difícil .

16. Sentiu ou sente solidão e saudade?

Marcio - Solidão não! saudades sim,  da minha família e saudades como nunca senti .

17. Vida cultural mais ou menos rica?

Marcio - Vida cultural para todos dentro de suas comunas .

18. O que acha da segurança?

Marcio - Como já citei antes, não é a mais segura do mundo, mais o pouco  que o Brasil faz a diferença.

19. O que mais te encanta?

Marcio - O Frio, rsrsrsrsr

20. Que mensagem você daria para um estrangeiro que deseja viver no Chile?

Marcio - para aos que desejam morar no Chile foco , força e fé ; foco porque precisamos seber onde queremos chegar , força porque  necessita de muito trabalho e fé e acreditar que tudo vai dar certo . 


#Chile #CopaAmérica #Entrevistas #ResidentesnoChile

Nenhum comentário: