18 de dez de 2014

Santos recebe nova etapa do Curso de Capacitação para Museus

Promovido pelo SISEM-SP e a ACAM Portinari, as inscrições para a atividade ocorrem até 16/1/2015, com adesão gratuita
Em 2015, Santos sediará uma nova etapa do “Curso de Capacitação para Museus”. Realizada pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), a ação será desenvolvida no Museu Pelé. Para participar, os interessados devem inscrever-se gratuitamente na página oficial do SISEM-SP na internet (www.sisemsp.org.br) até 16 de janeiro.
“A escolha de Santos para sediar esta nova etapa do Curso de Capacitação para Museus atende a uma reivindicação de toda a Baixada Santista, dado o grande número de profissionais que atuam nos museus locais. A localização facilita, ainda, o acesso aos profissionais de todo o litoral paulista, sem excluir os profissionais da Capital e do Interior, que receberão a mesma ação no segundo semestre”, afirma o diretor do SISEM, Davidson Kaseker.  
Nesta edição, a grade curricular foi aprimorada e será composta por cinco módulos mensais, desenvolvidos em três dias. Em 2014 foram quatro módulos. A mudança teve o intuito de tornar a formação dos alunos ainda mais completa e diversificada. Dentre os temas que serão abordados, destacam-se: Museus e Processos Museológicos, Elaboração de Projetos, Documentação e Conservação Preventiva, Curadoria e Expografia, Comunicação Institucional e Ação Educativa.
Um dos principais enfoques é a elaboração de um projeto para o edital ProAC de Difusão de Acervos Museológicos, dentro do segundo módulo, que contempla trabalhos desenvolvidos entre duas ou mais instituições.  A ação tem como proposta promover a qualificação e a instrumentalização dos profissionais de instituições museológicas.
Ao todo, serão disponibilizadas 40 vagas para a matrícula, preenchidas por meio de processo seletivo, que considerará a vinculação profissional do candidato a algum museu paulista e o nível de participação em atividades do SISEM-SP, inclusive nas reuniões regionais. As aulas começam em fevereiro de 2015.
Sistema Estadual de Museus
O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br
ACAM Portinari
Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em convênio com a Secretaria de Estado da Cultura, três instituições museológicas no interior de São Paulo pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras. Conheça: www.acamportinari.org
Serviço:
“Curso de Capacitação para Museus” em Santos
Local:
 Museu Pelé – Largo Marquês de Monte Alegre, s/nº (Antiga Rua São Bento, nº392, Valongo - Santos/SP)
Horários:
 das 9h às 17h
Carga Horária: 120 horas/aula
Inscrições: de 17/12/2014 a 16/1/2015; www.sisemsp.org.br
Vagas: 40
Adesão:
 gratuita
Portal - www.podcultura.com.br
Blog - http://podcultura.blogspot.com.br
Facebook - https://www.facebook.com/podcultura
Grupo do Face - https://www.facebook.com/groups/podculturaNovo grupo Aberto - https://www.facebook.com/groups/355931981131738/
Twitter - http://twitter.com/podcultura
Instagram - http://instagram.com/podcultura
Pinterest - www.pinterest.com/podcultura/
--

Sandra Camillo
Editora Chefe
https://www.facebook.com/sandra.camillo

Nenhum comentário: