8 de dez de 2014

Música mais antiga do mundo ganha sua 1ª versão brasileira





A pedido do site de cultura independente Kultme, o compositor e pianista Fernando Moura criou uma versão para a mais antiga música do mundo. O Hurrian Hymn nº 1 tem cerca de 3,4 mil anos. Sua partitura, em escrita cuneiforme, foi descoberta em placas de argila durante escavações arqueológicas, nos anos 50, na antiga cidade de Ugarit, atualmente parte da Síria. Segundo especialistas, a canção dedicada à deusa Nikkal teria sido usada durante as semeaduras de grãos. A versão do músico brasileiro pode ser ouvida ou baixada gratuitamente na página http://migre.me/nohgg
A gravação foi feita no estúdio de Fernando, no Rio. O músico explica que, por respeito ao tema, foi cuidadoso. “Toquei rigorosamente o que está na partitura”, diz ele. “A orquestração e a divisão em vozes pelos teclados é que formam o arranjo. Mas não mudei nada – inclusive o fato de a canção terminar em suspensão harmônica, algo que pode soar estranho a ouvidos contemporâneos mas que é de se esperar de algo composto antes de Bach.”
O rigor de Fernando também o levou a não esticar a interpretação além do registrado na partitura, resultando em faixa de 1 minuto. “Daria para bisar o tema, mas eu é que não sou louco de me indispor com uma deusa”, brinca ele.

Nenhum comentário: