27 de dez de 2014

Lançamento do livro “Mulheres que fazem história” marca 12 anos do Instituto Consulado da Mulher



Em parceria com Museu da Pessoa, o livro conta histórias de vida de mulheres apoiadas pela ação social da Consul

 Para marcar os 12 anos de atividade, o Instituto Consulado da Mulher, ação social da Consul, lança em parceria com o Museu da Pessoa o  livro “Mulheres que fazem história”. O livro é um registro que reúne o depoimento de 30 mulheres sobre a maneira como suas vidas foram transformadas, a partir do momento em que passaram a contar com a assessoria do Instituto Consulado da Mulher, para levarem adiante seus projetos de atividade econômica e geração de renda.

Por meio dos casos, o livro retrata o incentivo ao empreendedorismo e ao empoderamento feminino, missões do Instituto. “Para nós é uma vitória nos depararmos com relatos emocionantes demulheres que acreditaram e que, com nosso apoio, se tornaram capazes de transformar sonhos em realidade e construir histórias inspiradoras de superação”, afirma Leda Böger, Diretora Executiva do Instituto Consulado da Mulher.

A equipe do Museu da Pessoa esteve, no primeiro semestre do ano, dedicada a percorrer o Brasil e a conversar com mulheres, de todas as idades e que trazem em comum a transformação devida, e que agora incluíram suas histórias no acervo do museu. Os depoimentos são organizados por temas que vão da infância aos sonhos de futuro. Com casos de diversos cantos do Brasil, as histórias vêm de São Paulo, Joinville, Manaus, Rio Claro e Bahia.

No livro, o leitor encontrará histórias como a de Dona Messias, que começou a trabalhar como doméstica tão cedo que não alcançava o fogão. Nalvinha, que voltou a estudar com mais de 50 anos e não parou até terminar o ensino médio. Dona Jura, uma das fundadoras da comunidade de Heliópolis e hoje à frente de um restaurante que serve refeições para escolas. Daniele, que se mudou com o marido para o interior e decidiu criar sorvetes de frutas da Amazônia com o apoio de outras mulheres da cidade.

O livro vem marcar o ano em que o Instituto comemora 12 anos de atividades e mais de 32 mil pessoas beneficiadas. Também em celebração às conquistas dos últimos 12 anos, o Instituto acaba de ganhar uma nova identidade visual e arquitetura de marca.
Para saber mais sobre o livro, visitar o acervo do Museu da Pessoa e conhecer as histórias das mulheres assessoradas pelo Consulado da Mulher, acesse o link:

Sobre o Consulado da Mulher
Presente em 17 Estados do País e 55 municípios, o Consulado da Mulher assessora 122 empreendimentos populares, beneficiando diretamente 6.550 mulheres e suas famílias. Desde a sua fundação em 2002, o Instituto já beneficiou mais de 32 mil pessoas em todo o Brasil. Por meio de assessoria técnica a mulheres em vulnerabilidade social e econômica, o Consulado da Mulher atua para identificar oportunidades de geração de trabalho e renda e desenvolve uma atividade empreendedora que permita melhores condições financeiras e de vida a elas e suas famílias. Elas recebem capacitação, cursos técnicos e doação de eletrodomésticos da Consul como meio de produção. Com conhecimento e mais confiantes, essas mulheres podem aumentar a renda, sair da informalidade, ampliar seus negócios e sustentar suas famílias.

Sobre a ConsulCom mais de 60 anos de sacadas criativas, a Consul está presente em mais da metade dos lares brasileiros. São eletrodomésticos que integram modernidade e facilidade, como o primeiro refrigerador nacional de uma porta com a tecnologia frost free e dispenser externo de água. Parceira e criativa, a marca valoriza ideias bem pensadas e soluções descomplicadas, como os produtos de embutir com o Botão Controle Fácil, que indica a função ideal para o preparo de diferentes alimentos, a Geladeira Bem Estar com a gaveta Horta em Casa e os produtos da Linha Mais. A Consul também deu origem, em 2002, ao Consulado da Mulher – ação social da marca que promove a transformação social no Brasil por meio do incentivo ao empreendedorismo para mulheres e já beneficiou mais de 32 mil pessoas em todo país.

Sobre o Museu da Pessoa:
O Museu da Pessoa é um museu virtual e colaborativo de histórias de vida fundado em São Paulo, em 1991. Desde sua origem, tem como objetivo registrar, preservar e transformar em informação histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade. Todo visitante pode também tornar-se parte do acervo ao registrar sua história de vida, assim como também ser um curador, na medida em que pode publicar suas próprias coleções de histórias, imagens e vídeos. O Museu tem a missão de ser um museu aberto que transforme as histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão entre pessoas e povos. O acervo conta atualmente com mais de 16 mil depoimentos em áudio, vídeo e textos e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados.


Portal - www.podcultura.com.br
Blog - http://podcultura.blogspot.com.br
Facebook - https://www.facebook.com/podcultura
Grupo do Face - https://www.facebook.com/groups/podculturaNovo grupo Aberto - https://www.facebook.com/groups/355931981131738/
Twitter - http://twitter.com/podcultura
Instagram - http://instagram.com/podcultura
Pinterest - www.pinterest.com/podcultura/
--
Sandra Camillo
Editora Chefe
https://www.facebook.com/sandra.camillo

Nenhum comentário: