18 de dez de 2014

Grupo Circo Branco apresenta “Presépio da Paz” no Sesc Santo André



Espetáculo celebra data natalina ao se inspirar em tradição de São Francisco de Assis




Encenado pelo Grupo Circo Branco, “Presépio da Paz” é um espetáculo que resgata a tradição de São Francisco de Assis, inspirado nos evangelhos de Lucas e Mateus. A Área de Convivência do Sesc Santo André servirá de palco para o auto natalino que será apresentado gratuitamente no dia 21 de dezembro, domingo, às 16h.

Montagem que celebra o nascimento de Jesus Cristo, o presépio de natal é uma tradição mantida desde no século XVIII nos lares e cenários públicos. Concebido por São Francisco de Assis, é ocupado por personagens bíblicos, como José, a Virgem Maria, e os Três Reis Magos, diante da manjedoura na cidade de Belém, onde nasceu Jesus de Nazaré.

Formado por um grupo de atores, cantores, músicos e artesãos, o Grupo Circo Branco está na ativa desde 1993 e registra passagens por festivais internacionais como Volterra (Itália), Avignon (França) e Almada (Portugal), acumulando elogios do público e da crítica.

Em “Presépio da Paz” o Grupo Circo Branco realiza uma celebração do nascimento de Cristo através de cânticos, em um espaço cênico com elementos característicos de um presépio: animais, estrela de Belém e estátuas moldadas em barro representando os personagens que protagonizaram o episódio da natividade. A direção e idealização do projeto é de Romero de Andrade Lima.

Assim como acontece dentro de todas as festas populares, no ato da fabricação dos santos, das bandeiras e dos hinos, os homens ajudam a moldar o barro, pregar as madeiras, enquanto as mulheres costuram e bordam as roupas. Cabelos e trancelins são doados para os santos. O grupo entra em cena como membros de uma irmandade formada com propósito de realização da festa sagrada.

“Podemos chamar de reisados e de lapinhas assim como de autos, todo o espetáculo que de uma forma simbólica não ocorre dentro de uma igreja, mas ocupa o seu pátio, como acontecia nas cidades de Portugal e de todo o mundo cristão e que no Brasil ganhou um caráter especial, fruto deste caldeirão de formas de festejar que é a harmônica mistura de todas as nossas heranças culturais. Ao longo do tempo, a música, a dança e o espetáculo, como um todo, vêm sendo uma das mais belas formas de comunhão em nome da beleza e da PAZ”, afirma o grupo.



FICHA TÉCNICA:

Direção e concepção: Romero de Andrade Lima

Elenco: Edna Aguiar, Mônica Nassif, Tata Fernandes, Lelena Anhaia, Maria Cristina Marconi, Nina Blauth, Simone Julian, Tina Simião, Eduardo Aguiar, Mario Augusto Togniazollo, Miriam Maria, Alexandre Faria e Georgia Branco. 

Duração: 50 min. 

***
Na Área de Convivência.
Livre
Grátis
21/12. Domingo, às 16h

SESC SANTO ANDRÉ
Rua Tamarutaca, 302 - Vila Guiomar.
Telefone: (11) 4469-1200.
Acesso para deficientes físicos.
Estacionamento: R$3,00 a primeira hora; R$1,00 cada hora adicional. Desconto de 50% para credencial plena.

Nenhum comentário: