27 de dez de 2014

Furnas lança edital para ocupação de seu espaço cultural em 2015

Empresa investirá R$ 1,3 milhão em projetos culturais de música, teatro, dança e exposições para sua programação gratuita. São Paulo foi representado em edições anteriores
 
Furnas lançou o edital de ocupação do Espaço Furnas Cultural para o ano de 2015. O investimento de R$ 1,3 milhão será destinado a projetos culturais de música erudita ou popular, teatro, dança e exposições.  Em anos anteriores, projetos paulistas foram selecionados por meio do edital. Todas as apresentações são gratuitas.
 
“Nos últimos anos o Espaço Furnas Cultural vem se destacando como oportunidade tanto para artistas ainda pouco conhecidos pelo grande público, quanto para nomes consagrados. Entendemos que incentivar a produção cultural nacional e disponibilizá-la gratuitamente para a população é nossa obrigação como empresa pública e cidadã”, afirma a gerente de Responsabilidade Sociocultural de Furnas, Ana Claudia Gesteira.
 
Projetos culturais de todo o Brasil podem concorrer. As inscrições são gratuitas, vão até 20/01/2015 e os documentos necessários podem ser encontrados no site www.furnas.com.br. O Espaço Furnas Cultural fica na sede da empresa, no Rio de Janeiro.
 
Os editais de 2012 e 2013 contemplaram projetos da produção cultural paulista. Um deles foi o Alma Lírica Brasileira, uma viagem musical da cantora Monica Salmaso, inspirada em compositores brasileiros como Heitor Villa-Lobos, Antonio Carlos Jobim, Paulo Vanzolini, Chico Buarque, Ary Barroso e Adoniram Barbosa. Em 2013 foi a vez do projeto Pau Brasil 30 anos, uma divertida reunião de músicos renomados como Rodolfo Stroeter (contra-baixo), Nelson Ayres (piano), Paulo Bellinati (violão), Teco Cardoso (sax e flauta) e Ricardo Moska (bateria). 
 
 “O projeto Pau Brasil 30 anos se apresentou no Espaço Furnas Cultural em 2013 em espetáculos gratuitos e obtivemos uma ótima resposta do público carioca. Acreditamos ser fundamental o apoio de empresas públicas e privadas à produção cultural do país”, afirmou a produtora Carolina Gouveia.
 
 A programação de 2014 apresentou espetáculos de teatro adulto e infantil,  exposições de arte, além de atrações musicais que contaram com nomes de peso do cenário cultural, como Elba Ramalho, João Donato, Paulinho Moska, Danilo Caymmi e, num tributo a Elis Regina, Tunai e Wagner Tiso.

Nenhum comentário: