27 de dez de 2014

Ambev leva ação social à comunidades do Brasil para dar oportunidades aos artistas dos país


#AquiTemPalco anuncia expansão no primeiro semestre em todo o Brasil

ü  No projeto piloto, mais de 25 eventos foram realizados durante um mês, impactando 45 mil pessoas diretamente;

ü  Comunidades cariocas foram palco de diversas manifestações artísticas;

ü  Emicida anuncia curadoria do projeto nacional;
 ü  Talentos do Samba, projeto de Antarctica que compõe a plataforma #AquiTemPalco,  revela os dez finalistas da sua terceira edição e endossa o compromisso de manter viva a tradição e alegria do samba

O projeto piloto #AquiTemPalco, iniciativa da Ambev, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e Fundação Nacional das Artes (FUNARTE), chega à reta final no Rio de Janeiro e anuncia a sua expansão em território nacional no primeiro semestre de 2015. Com o objetivo de estimular manifestações artísticas, fortalecer a cultura regional e descobrir novos talentos, o projeto nasceu e cumpriu sua missão nesta etapa de oferecer palco para artistas se apresentarem. No projeto piloto, durante o mês de novembro, foram realizados mais de 25 eventos nas comunidades do Vidigal e Morro Agudo, Baixada Fluminense, e contou com a participação dos artistas em diversas expressões artísticas tais como dança, arte digital, cinema e literatura. Nesta etapa do projeto piloto, 117 artistas inscritos passaram pela curadoria da FUNARTE em conjunto com o rapper Emicida e direção artística de Fátima Domingues. O projeto impactou diretamente 45 mil pessoas durante um mês de apresentações.

Os eventos aconteceram nos bares considerados pontos de encontro das comunidades, em formato de um show de auditório itinerante e fomentou ainda mais cultura nos locais. "Nós somos de comunidade e precisamos disso, hip hop, música, projetos culturais", comemora Michel Silva, diretor social da comunidade Zumbi dos Palmares, na Baixada Fluminense. A avaliação também foi positiva para Dona Jocília Castro, mãe de Lisa Castro, uma das artistas de Morro Agudo que se apresentou para a comunidade. “Nunca tinha visto minha filha no palco, achei muito bonito!”, declara a mãe da artista.

Um dos principais legados do #AquiTemPalco é a criação de uma ampla cartografia da cultura popular brasileira. Todas as informações levantadas dos artistas pré-selecionados estão compiladas em uma plataforma digital. Esta ferramenta será de uso interno da Ambev e do MinC/FUNARTE.  Os talentos cadastrados no sistema, além de participarem dos projetos que compõem o #AquiTemPalco, poderão também ser convidados para apresentações nas centenas de eventos próprios e patrocinados que a Ambev promove anualmente no Brasil.

Talentos do Samba

A 3ª edição do projeto, lançado por Antarctica, tem parceria do Ministério da Cultura e da FUNARTE, por meio da plataforma #AquiTemPalco, o que endossa o compromisso da marca em manter viva a tradição e alegria do samba. O concurso promovido pela Antarctica incentiva e apoia o ritmo mais brasileiro de todos: o samba. Com aumento de 30% nas inscrições em relação à edição passada e mais de 150 grupos participantes, chegou o momento de revelar os dez semifinalistas. Xande de Pilares, curador desta edição, recebeu músicas de cada grupo e sambistas e passou mais de 30 dias avaliando quem seriam eles.  Entre os critérios de avaliação, estão: qualidade musical, letra, execução musical e interpretação. 

Arlindo Cruz, embaixador do concurso, integrará o júri responsável por eleger o grande vencedor, além de dividir o palco com os grupos finalistas na festa de encerramento, prevista para acontecer em janeiro de 2015. O prêmio para os vencedores é um contrato no valor de R$ 20 mil; participação em um programa especial de rádio; e participação em um workshop de empreendedorismo e consultoria musical. Além da gravação de um CD para cada um dos dois grupos vencedores.


Portal - www.podcultura.com.brBlog - http://podcultura.blogspot.com.brFacebook - https://www.facebook.com/podculturaGrupo do Face - https://www.facebook.com/groups/podculturaNovo grupo Aberto - https://www.facebook.com/groups/355931981131738/Twitter - http://twitter.com/podculturaInstagram - http://instagram.com/podculturaPinterest - www.pinterest.com/podcultura/-- Sandra Camillo Editora ChefeEditora ChefeEditora Chefehttps://www.facebook.com/sandra.camillo



Nenhum comentário: