28 de nov de 2014

Semana Inclusiva - Sesc Santo André recebe “Sentir prá Ver”, exposição que propõe a fruição artística através dos sentidos

Mostra foi concebida a partir de padrões de acessibilidade universal para atender ao público especial




A partir do dia 4 de dezembro a Galeria do Sesc Santo André abrigará 14 reproduções fotográficas de obras do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Atendendo aos padrões de acessibilidade universal, que garantem a visitação para todos os públicos - incluindo pessoas com deficiências sensoriais, motoras e intelectuais -, “Sentir prá Ver” busca ampliar a apreciação da arte através da estimulação dos sentidos, convidando o visitante a desempenhar um papel ativo ao interagir com obras de artistas como Almeida Junior, Carlos Scliar, Di Cavalcanti, entre outros.

Com temáticas como natureza-morta, retratos, abstrações, paisagens urbanas e rurais, as obras expostas permitem interagir com outros sentidos além do visual, em uma experiência que possibilita associações sinestésicas, onde um aroma pode sugerir uma cor, uma textura, um ambiente ou uma forma - por meio de recursos como reproduções em relevo, maquetes tridimensionais, sons, aromas, textos em Braile e audiodescrições.

Localizado próximo à biblioteca da unidade, o projeto conta também com um painel educativo, que tem por objetivo a familiarização do visitante aos principais recursos de acessibilidade presentes nos mais variados ambientes, detalhando, por exemplo, o funcionamento do piso tátil, dos pictogramas e outros mecanismos que podem auxiliar na orientação e deslocamento de pessoas com deficiência.

Curadora e Coordenadora Pedagógica da Exposição “Sentir prá Ver”, Amanda Fonseca Tojal afirma que “os objetivos propostos pela exposição reforçam a ideia presente na nova museologia ao demonstrar que esses espaços podem e devem ampliar a sua forma de comunicação com o público participante, independentemente de suas diferenças, fazendo dos espaços expositivos um verdadeiro instrumento de inclusão social”. Amanda também reforça a importância da subjetividade das diferentes linguagens expressadas pelos artistas em suas obras. “Eles nos fazem imaginar que a arte não cria conhecimentos de forma imediata, mas produz um aprofundamento das percepções de experiências e vivências das pessoas”, reflete. 

Com entrada franca, a exposição “Sentir prá Ver” estará aberta para visitações até o dia 1º de março de 2015 e uma equipe de arte-educadores fará a mediação em visitas orientadas. O projeto conta ainda com uma série de encontros e oficinas sobre Acessibilidade Cultural e Ensino da Arte na Inclusão para educadores e profissionais das áreas de museus e instituições culturais.

O Sesc busca, por meio de sua programação, ampliar o acesso à cultura em suas diversas formas de expressão. Favorecer a convivência de diversos públicos, sempre valorizando o respeito mútuo e a promoção da cidadania é uma dessas ações realizadas pelo Sesc São Paulo.

>>>

Sentir prá Ver
De 4 de dezembro de 2014 a 1 de março de 2015.
Terça a sexta, das 10h às 21h30.
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.
Na Galeria.

SESC SANTO ANDRÉ
Rua Tamarutaca, 302 - Vila Guiomar.
Telefone: (11) 4469-1200
Acesso para pessoas com deficiência
Estacionamento: R$3,00 a primeira hora; R$1,00 cada hora adicional. Desconto de 50% para matriculados.

Nenhum comentário: